Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sábado, 10 de outubro de 2009

Quase um quarto da população mundial é muçulmana

INTERNACIONAL - Quase um quarto da população mundial é muçulmana, segundo estudo do Pew Center realizado em mais de 200 países e publicado nesta quinta-feira (8). A pesquisa mostra que 1,5 bilhão de pessoas no mundo são muçulmanas, cifra que representa 23% da população mundial, estimada em 6,8 bilhões de pessoas.

O estudo do Pew Center, um prestigioso grupo de estudiosos radicados em Washington, indica que a maior concentração de muçulmanos está na Ásia, onde reside mais de 60% deles.

Outros 20% se encontram no Oriente Médio e o restante distribuídos em todo o globo.

Na África, a população muçulmana não é tão grande como se pensava. Vivem ali 240 milhões de seguidores do Islã, ou cerca de 15% de todos os muçulmanos do mundo.

No Brasil, a Federação Islâmica Brasileira estima que, EM 2005, cerca de 1,5 milhão de muçulmanos viviam no país.

A pesquisa indica, por exemplo, que na Índia, que é un país de maioria hindu, residem mais muçulmanos que em qualquer outro país, com exceção da Indonésia e do Paquistão, e tem mais que o dobro de seguidores do Islã que outros lugares como o Egito.

Na China há mais muçulmanos que na Síria, na Alemanha há mais que no Líbano, e na Rússia, vivem mais muçulmanos que no Líbano e na Jordânia juntos.

Segundo a pesquisa, mais de 300 milhões de muçulmanos vivem em países onde o islamismo não é a religião majoritária.

A maioria da população muçulmana é composta de sunitas - cerca de 90% - e o restante - aproximadamente 10% - é de xiitas.

Em 2008, os católicos deixaram a primeira posição na classificação das religiões perdendo para os muçulmanos. Um total de 17,4% da população mundial era católica naquele ano, contra 19,2% que era muçulmana.

No entanto, quando se somam todos os cristãos (católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes) a porcentagem alcançava 33% da população mundial.

Fonte: UOL

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pastores sofrem ameaças; agência quer que governo proteja cristãos

COLÔMBIA (*) - A Christian Solidarity Worldwide (CSW) está fazendo um apelo urgente para o governo colombiano, para que ele garanta a segurança dos civis e dos líderes da sociedade em uma área de cultivo de coca, na região sul de Córdoba.

Esse apelo foi feito após o assassinato de um pastor protestante no dia 6 de setembro e o ataque e tentativa de sequestro a outro pastor no dia 21 de setembro.

Uma equipe da CSW voltou recentemente de uma visita à região onde conheceram a viúva do pastor Rafael Velasquez e outros líderes de igreja que têm sofrido ameaças de grupos armados nos últimos meses.

O grupo está muito preocupado pela segurança de um pastor, que foi vítima de um ataque e tentativa de seqüestro algumas horas após contar para a equipe da CSW que estava recendo diversas ameaças de grupos armados. O pastor conseguiu escapar e está escondido.

Tina Lambert, uma das diretoras da CSW, disse: “Estamos muito preocupados com a população no sul de Córdoba, particularmente com os líderes de igrejas que parecem ser o principal alvo dos grupos paramilitares. A região está no limite de uma crise humanitária, e pedimos que o governo colombiano faça todas as tentativas para garantir a segurança das comunidades e investigue os assassinatos e ameaças contra os líderes de igrejas na região. Pedimos também para que a União Europeia e os Estados Unidos monitorem essa situação de perto”.

Tradução: Missão Portas Abertas

Islâmicos querem fechar igreja doméstica

INDONÉSIA (41º) - Diversas organizações islâmicas pressionaram os oficiais de um sub-distrito próximo à capital Jakarta, para proibir a Igreja Batista de se reunir em uma casa, e uma ordem para interromper os cultos.

A Frente de defesa islâmica (FPI em inglês), o grupo Betawi e o partido político Hizbut Tahrir disseram para os oficiais do sub-distrito de Sepatan, distrito de Tangerang, que as atividades religiosas não podem ser realizadas em uma residência. A casa pertence ao pastor Bedali Hulu.

Ismet Iskandar, responsável pelo distrito, e outro oficial apoiaram o fechamento da igreja, e ordenaram que o pastor Bedali usasse sua casa somente como moradia. O oficial, chamado Rusdy, enviou um mandado pedindo que todas as atividades religiosas realizadas na casa fossem encerradas.

“No entanto, eles não apresentaram uma solução. Há muito tempo temos sugerido a construção de um templo, mas não houve resposta do governo local”, conta o pastor.

No dia 27 de setembro, uma multidão foi até a residência e pediu a interrupção do culto de domingo. Ansiosa e com medo, a congregação apressou o culto.

Um grupo islâmico foi até a casa no dia 13 de setembro, invadiu e forçou os membros da igreja para saírem do local. O culto não aconteceu naquele dia.

Em outro incidente no dia 19 de setembro, desconhecidos incendiaram um veículo que pertencia à igreja. O pastor Bedali conta que o carro estava estacionado na frente de sua casa. No dia seguinte, ele reportou o acontecido para a polícia, que prometeu prender os culpados, apesar de que, até agora, ninguém foi preso.

Em outro ataque, porém, as forças de segurança conseguiram manter a paz quando outro grupo apareceu na residência. Dessa maneira, o culto prosseguiu tranquilamente.

O pastor Bedali Hulu iniciou a igreja em junho de 2005, e até dezembro de 2006 realizou cultos em sua casa sem nenhuma objeção dos vizinhos. Ele tinha permissão oficial por escrito para cultuar na residência, e a igreja estava registrada. O pastor tentou diversas vezes se reunir com o oficial do sub-distrito, Rusdy, mas disseram que ele não estava no escritório.

Tradução: Missão Portas Abertas
Fonte: Compass Direct

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Polícia prende copta por libertar sua filha de marido muçulmano

EGITO (21º) - Na manhã de sábado, dia 3 de outubro, as forças de segurança egípcias prenderam um grupo de cristãos coptas em diferentes partes da cidade de Alexandria, após os agredir diante de seus vizinhos.

Mary Abdelmassih relatou o fato em uma matéria para a agência AINA. Ela conta: “As esposas desses cristãos também foram presas, mas por causa dos protestos dos vizinhos, elas foram liberadas.

“Os homens que foram presos são parentes de Rafaat Girges Habib, que ajudou um pai copta a recuperar sua filha, sequestrada pelo marido muçulmano. As prisões continuaram até que Habib se entregou para a polícia.

“Uma outra agência de notícias relatou que o motivo do incidente foi uma ligação de Myrna, a filha única do copta Gamal Labib Hanna, na qual ela implorava que ele fosse salvá-la de seu marido muçulmano, Mohamad Hefnawy.

“Myrna foi seqüestrada há 10 meses, forçada a se converter ao Islã e casar por contrato. Na época, ela tinha 19 anos, e era considerada nova para casar. De acordo com a sharia (lei islâmica), uma mulher não pode casar antes de completar 21 anos. Ela só poderia ter se casado com um mandado do pai dela, ou do tio. Essas exigências só podem ser usadas em favor de não membros da família através de um processo judicial, o que não aconteceu no caso de Myrna.”

Quando ia resgatar sua filha, Gamal, seu irmão e seu cunhado passaram por um Café, quando Rafaat Girges Habib, um encanador que já havia feito serviços para Gamal, se ofereceu para acompanhá-los na busca por Myrna.

Quando chegaram ao apartamento em que Myrna estava, se depararam com Osama Hefnawy, pai de Mohamed e outros cinco muçulmanos, que ameaçaram os cristãos. Houve uma discussão e Myrna foi embora com seu pai. Ela foi levada para um local que lida com seqüestros como o dela, principalmente porque ela estava grávida de seis meses.

Imediatamente, Osama Hefnawy registrou queixa na polícia e na sede da Segurança do Estado em Al-Farana. O pai e os tios de Myrna foram presos, acusados de sequestro. O apartamento da família foi arrombado e a loja de Rafaat foi destruída pela polícia.

A reportagem também relata que o pai de Myrna foi forçado a ir até a delegacia, para negociar a libertação de seus parentes e para que o assunto fosse resolvido amigavelmente.

Os tios de Myrna tiveram que levá-la até a delegacia, onde ela foi entregue para Osama Hefnawy. A polícia também tomou medidas para que os parentes da jovem não o perturbassem mais. Gamal foi solto na sexta-feira pela manhã.

Os advogados disseram que os coptas foram torturados e que suas roupas estavam manchadas de sangue, principalmente a de Romany, irmão de Rafaat Girges Habib.

Tradução: Portas Abertas
Fonte: ANS

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mesmo após tragédia, igreja continua a se reunir

NEPAL (*) - Foram retomados em Dharan os trabalhos do encontro anual da Igreja Protestante do Nepal, interrompidos no dia 30 de setembro pelo desabamento da Zion Prayer House, que causou a morte de 25 pessoas e ferimentos em outras 100. Enquanto a polícia continua a investigar sobre as causas do incidente, os lideres protestantes admitem as suas responsabilidades no desastre. Por sua vez as autoridades anunciam pleno apoio às vítimas. Nestes dias o ministro do Interior Bhin Rawal, visitou os feridos que se encontram no Hospital de Dharan.

No dia 28 de setembro mais de dois mil protestantes, indianos e nepaleses reuniram-se na igreja de Zion para participar de um encontro anual. Durante a noite de 29 de setembro, o edifício, construído com varas de bambu, desabou por causa do peso das mais de 200 pessoas que dormiam em cima do telhado no momento do desabamento. Dentro da igreja encontravam-se cerca de 800 pessoas, entre elas muitas mulheres e crianças.

No dia 1º de outubro milhares de pessoas participaram dos funerais das vítimas celebrados, com rito cristão, no cemitério da comunidade protestante local. Após o incidente, pelo menos 40% dos participantes no encontro deixaram o local retornando às suas casas.

Com informações da AsiaNews

Antes, cuida da tua casa e de ti mesmo

Dois textos da pré-reflexão para o IV Encontro de Líderes no Sertão, evento cristão que acontece na cidade de Itaporanga, na Paraíba, de 19 a 22 de outubro, podem servir também como edificação para lideranças de outras partes do país. Num deles, o pastor André Luiz Ferreira, da paraibana São João do Rio Peixe, fala sobre o tema: “Ouvindo o clamor do mundo e esquecendo o clamor da alma”. No outro, Karla Muniz Barreto Oton fala sobre a importância do cuidar: “Amar ao próximo como a si mesmo é cuidar de si, é deixar-se ser cuidado, é dar acesso ao Espírito de Deus e ao próximo para tocar em feridas ainda não cicatrizadas”.


“Ouvindo o clamor do mundo e esquecendo o clamor da alma”
André Luiz Ferreira

Estamos diante de um grande desafio: “O clamor do Mundo” conforme relata muito bem Oswald Smith, em seu sensacional livro. Como pastor-missionário, como igreja brasileira, como crentes no Senhor Jesus devemos nos preocupar com aqueles que estão longe de Cristo Jesus. E muitas vezes no anseio de alcançarmos o perdido esquecemos o “clamor da alma e o clamor da família”.

Estou há 6 anos no sertão paraibano, uma região carente do evangelho de Cristo, e acabei vivendo uma tensão entre ouvir o clamor do sertanejo, o clamor da alma e o clamor da família. Ouvi tanto o clamor do sertanejo que me esqueci de cuidar de mim, de cuidar da família, comecei a ter uma visão míope e paternalista do clamor do mundo.

E quando se começa a ter uma visão míope e paternalista do clamor do mundo nos tornamos pessoas amargas, isoladas, impacientes de esperar o tempo de Deus, mocas (surdas), não dando ouvidos àqueles que estão de “fora” (líderes amados – ainda bem que tenho, amigos e familiares) e suscetíveis à ação do maligno. E foi isto que aconteceu comigo. Apesar de amar a Deus, à Sua Obra e me dedicar totalmente a Ele, comecei a dar brechas para o inimigo de nossas almas e esquecendo o clamor da alma e de cuidar de mim mesmo.

E graças à misericórdia e ao amor do Senhor, conforme Efésios 2:4 – “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou”, Ele abriu os meus olhos espirituais para realmente ver o clamor do mundo e também o clamor da minha alma e da minha família.

Não estou dizendo que devemos cruzar os braços diante do clamor do mundo, mas não podemos esquecer de nós mesmos e de nossos familiares, pois o diabo pode usar o seu amor à Obra de Deus para destruí-lo.

Então algo que é primordial e necessário na vida do pastor, missionário, líder é cuidar de si mesmo, para depois cuidar do clamor do mundo; é ter um relacionamento profundo com Deus de oração e jejum, é ter tempo de refrigério da alma, é ter tempo de curtir e cuidar da família, é ter tempo para ouvir a voz de Deus.

Itaporanga, pedra-bonita em tupi-guarani, tem sido um lugar de refrigério e cura de líderes. Lá foi o meu “Vale de Jaboque”. Deus tem usado os pastores Pedro e Sueli, neste processo e não poderia haver lugar melhor e merecido para a realização do IV Encontro de Pastores e Líderes no Sertão - “Antes, cuida de ti mesmo e de tua casa”. Portanto, gostaria de convidar você a estar lá conosco, pois creio que você passará por um “exame oftálmico espiritual” e poderá enxergar melhor o “clamor do mundo”, cuidando de ti mesmo e de tua casa. No amor do Eterno, Pr. André Luiz Ferreira, de São João do Rio Peixe, PB.


O significado do cuidar
Karla Muniz Barreto Oton

Falar sobre o cuidar é, sobretudo, fazer uma reflexão do lugar onde se mora, onde se constrói as relações mais íntimas e complexas do ser, onde se recebe os primeiros cuidados - a família.

A família é ainda o lugar onde se constrói identidades, estruturas emocionais, vínculos eternos. É onde é possível tocar, preocupar-se e envolver-se afetivamente, um compromisso emocional que acarreta responsabilidade prazerosa, espontânea e plena. Quem foi cuidado nesses termos geralmente cuidará de outros, dando continuidade nesse processo consigo mesmo em sua caminhada.

A palavra cuidado, segundo os clássicos de filologia, deriva do latim cura, que se escrevia coera e era usada em condições de amor e de amizade. Expressava, portanto, uma atitude de cuidado, preocupação e de inquietação pela pessoa amada ou objeto de estimação. Esse cuidado existe apenas quando se atribui valor e importância. É o aconchego da alma, o mimo que se precisa para olhar para si e para o outro com ternura.

Cuidar é um princípio que deve nortear a vida, que marca pessoas, que traz esperança. Rollo May, falando acerca do cuidado, disse que somente ele nos permitiria resistir ao cinismo e à apatia que nos cercam hoje. Estamos vivenciando situações onde é “cada um por si e Deus por todos”... Na família, cada um possui sua TV, seu PC, sua denominação; na igreja, os relacionamentos se limitam ao momento do culto; no trabalho, se mantém uma postura individualista, devido à competição; em todos os setores a sociedade vive uma superficialidade assustadora que desumaniza e embrutece as relações.

Se olharmos para os ensinamentos do Senhor Jesus, podemos perceber que Seu cuidado foi muito além, excedeu a si próprio, à sua família e aos seus discípulos. Estendeu-se àqueles que eram desprezados, aos enfermos, aos excluídos, para aqueles que não tinham ninguém a ouvir seus gemidos, ou alguém para estender a mão e colocá-los em um tanque para serem curados. Muitas vezes, seus discípulos, apesar de andarem com Ele, eram ainda indiferentes e insensíveis às necessidades do próximo, e repreenderam pessoas como aquele homem que gritava: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Eles não compreendiam que a misericórdia (cuidado) do Mestre excedia aos preconceitos, tabus, legalismos, superficialidades, descaso e até mesmo a lei. Leonardo Boff, enfatizando que Jesus fez da misericórdia a sua ética.

Madre Teresa, ao deixar o convento para cuidar dos mais pobres, disse: “Dá Cristo ao mundo, não o mantenhas para si e ao fazê-lo, usa tuas mãos”, “a mão que toca cura porque leva amor, carinho, afeto, devolve a confiança, oferece acolhida e manifesta cuidado, renascendo a humanidade perdida”.

Amar ao próximo como a si mesmo é cuidar de si, é deixar-se ser cuidado, é dar acesso ao Espírito de Deus e ao próximo para tocar em feridas ainda não cicatrizadas, tais como debilidades, pecados, tendências, medos, segredos. Nesse exercício de humildade, as traves do nosso olho já tão insensível começam a ser retiradas, para só então nos vermos e vivermos em plenitude, e assim retirar o argueiro daqueles que nos cercam, cuidando com-paixão para que vejam plenamente o Mestre do Amor. Lembramos-nos ainda que Jesus veio para os doentes, portanto somente estes serão por Ele cuidados para assim cuidarem plenamente da sua casa.



Comitiva do CLAI avalia situação em Honduras

Representantes do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) visitaram Honduras entre 28 de setembro e 2 de outubro para escutar dos representantes de igrejas locais - em San Pedro Sula e Tegucigalpa -, da Comissão de Direitos Humanos e de representantes de movimentos sociais sobre a situação no país desde o golpe de estado de 28 de junho.

“Preocupa-nos que as medidas ditatoriais tomadas para remover o presidente Manuel Zelaya do poder convertam-se em plataforma para frear outros processos democráticos na América Latina", diz pronunciamento da delegação do CLAI.

A rejeição da comunidade internacional ao governo de fato polarizou as reações nas famílias, igrejas e comunidades, informam. A suspensão das garantias constitucionais incrementou a intimidação, a repressão e o medo, provocando feridos, mortos, violações sexuais, tortura, fechamentos de meios de comunicação e limitando a liberdade de expressão, reunião e circulação, violentando os direitos humanos. "Como Igreja recusamos todos estes atos que atentam contra a vida", sublinha o documento.

A delegação do CLAI apurou que o povo está inquieto e desejoso de participar nas instâncias de tomada de decisão que contribuam com a construção de um novo país. Há incerteza frente ao processo eleitoral que perpetue o ‘*status quo, principalmente pelo decreto de suspensão de garantias constitucionais que não contribui para a solução da crise atual".

Em carta pastoral, o presidente do CLAI, bispo anglicano Julio Murray, do Panamá, e o secretário-geral, pastor luterano Nilton Giese, do Brasil, instam as igrejas a levantarem a voz profética denunciando as medidas e atitudes que vão na contramão dos direitos humanos.

Os líderes religiosos reivindicam do governo de fato para que restabeleça imediatamente as garantias constitucionais, cese todo tipo de violação aos direitos humanos, retome o diálogo no espírito do acordo de San José e assegure a ampla e livre participação do povo.

Às comunidades de fé nesse país, o CLAI promete continuar advogando pela restituição das garantias constitucionais e o respeito aos direitos humanos, acompanhando-as na tarefa de diálogo, reconciliação e cura.

O CLAI reúne 180 igrejas evangélicas, protestantes e pentecostais em 20 países da América Latina e do Caribe, comprometidas com a busca da unidade ecumênica.

Fonte: ALC

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Famosos contam história fantástica de missionária em filme

Pela primeira vez na história da Igreja Evangélica no país, a experiência espetacular de uma missionária que criou como filhos, e continua criando, 50 crianças, várias abandonadas em circunstâncias precárias, será mostrada nas salas de cinema. O documentário, “Flor de Lis – Basta uma palavra para mudar”, terá um elenco repleto de atores respeitados e famosos. Só pra citar alguns: Reynaldo Gianecchini, Alinne Moraes, Fernanda Lima, Cauã Reymond, Giselle Itiê, Isabel Fillardis, Fernanda Machado, Ana Furtado, Thiago Rodrigues, Rodrigo Hilbert, Marcello Antony e Letícia Spiller. Flor de Lis entra em cartaz na próxima sexta-feira, 9 de outubro. Com direção de Anderson Correa, o filme vai para circuito comercial em 17 salas espalhadas pelo Brasil.

Flor de Lis é ex-moradora da favela do Jacarezinho e sempre fez trabalhos com crianças da sua comunidade. Quando houve uma chacina na Central do Brasil, em 1994, uma dessas crianças sabia do trabalho dela e foi procurá-la com mais 36 sobreviventes. Flor acabou adotando todas, muitas delas já viciadas em drogas e acostumadas a pequenos furtos. A trilha sonora é toda da gravadora MK Music. O documentário foi gravado em preto e branco e produzido por Marco Antonio Ferraz. (Por Marcelo Dutra)

Veja a seguir o trailer do filme:




Rio 2016: Só não aplaude, dança, canta e ergue os braços aos céus em gratidão quem é...

Leia artigo sobre as reações à conquista das Olimpíadas pela cidade do Rio de Janeiro, escrito por Wainer Guimarães, líder do grupo cristão Mosaico, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

É claro que em um país democrático, e segundo Noam Chomsky a verdadeira democracia no mundo atual é a brasileira, você tem o direito de ser inimigo da vitória do Rio de Janeiro - medalha de ouro para o Brasil - trazendo os Jogos Olímpicos de 2016 para o solo brasileiro...

É claro que você pode até tentar perturbar a celebração dos que estão dando louvores e dançando nas ruas no enredo da “Unidos Na Esperança”: “Da Grécia saiu a tocha, do Rio vem o calor,/ dos gregos o corpo atlético, no carioca o amor./ É isso que me motiva a cantar/ a esperança de ouro,/ não vou calar./ Meu Brasil de novo me dá,/ a alegria pra celebrar./ Graças a Deus já dou,/ O mundo aqui vai chegar!/ E eu, eu, eu, eu, eu.../ Eu vou testemunhar!”

Podem as más línguas dizerem que isto só vai dar mais dinheiro para os políticos corruptos... não deixam de estar errados e podem até estar certos. Podem dizer que as promessas não vão ser cumpridas como muitas não foram (ainda) no PAN... Que este dinheiro todo deveria ir para construção e reforma de hospitais... Soa sincero... a história já uma vez nos mostrou um desses “homens de compaixão” que achou que o gasto com o óleo poderia ser usado para ajudar aos pobres... Não sabes quem é o “homem de compaixão”? Então leia a passagem bíblica em João 12:4-5.

Você tem o direito de dizer todas estas profecias impregnadas de “pragas”... A voz da crítica e do negativismo é sempre alta... Não foi à toa que Jesus veio trazer as Boas Novas... Mas, dois mil anos mais tarde até mesmo seus servidores, em sua maioria, gastam mais tempo falando das más novas e, cada vez menos tempo anunciando as Boas... Falar mal é tendência de muita gente. O fato é que até quem gosta das Boas Novas tem dificuldades em ficar sem comentar sobre as más. Porque não dá Ibope.

Graças a Deus que algumas pessoas estão cientes, e são conscientes, do valor que os Jogos Olímpicos vão trazer para o Rio de Janeiro. Na verdade, estes valores já chegaram com o anúncio que o mundo todo ouviu: “As Olimpíadas de 2016 serão realizadas na Cidade do Rio de Janeiro”. Uma data histórica: sexta-feira, dia 2 de Outubro de 2009. Onde você estava na hora do anúncio? Você chorou? Pulou? Abraçou alguém? Eu chorei... Eu pude levantar meus braços aos céus e dizer: “Muito obrigado, Senhor...”. Esta vitória é uma bênção para meu Rio de Janeiro, para o nosso Brasil.

A verdade é que a corrupção de que todos falam não vai deixar de existir com ou sem Olimpíadas. Mas, com as Olimpíadas, o Rio irá passar por transformações de infra-estruturas que para sempre irão melhorá-lo. O Rio verá o nascimento, e crescimento, de empregos que nunca aconteceria sem as Olimpíadas. O Rio agora tem o privilégio de preparar os trabalhadores para serem cidadãos do mundo. O mundo virá conhecer nossa Cidade Maravilhosa... Muitos já estão fazendo as malas e vão chegar ainda este ano.

Jovens que hoje estão sem uma razão para viver, já mudaram suas perspectivas e ganharam um novo ânimo: Ouro nas Olimpíadas de 2016. Milhões vão se inscrever em cursos de Inglês, de Chinês... Tem gente que vai aprender dois ou três idiomas até 2016.

Por mais que os inimigos do progresso queiram colocar água neste “chop do deuses” que vem refrescar a alma do carioca brasileiro, a verdade é que a ESPERANÇA está acesa no Rio de Janeiro... eu, que moro de frente para o Cristo, já vejo ELE carregando a tocha e iluminando o caminho para dias melhores... Obrigado, Senhor!

Como cristão envolvido na liderança da Igreja, e 100% dedicado ao trabalho missionário, eu abro meus braços com meu Cristo Redentor em gratidão a Deus e dizendo ao mundo “sejam bem vindos à cidade maravilhosa”.

Sendo eu um entre os milhares de discípulos deste Jesus do qual aceitamos o “ide por todo o mundo e pregai o evangelho”, é com todo o meu fôlego que agradeço ao que ELE está enviando o mundo pra cá. Eu passei 26 anos fora do meu Brasil como missionário e minha oração era para continuar mssionário aqui... Agora o mundo está vindo... Deus está me dando a oportunidade de “ir ao mundo” sem sair do meu Rio de Janeiro: o que podería ser melhor do que isso?

Sabem o que eu estou vendo? Isto é “missões em reverso”

Milhões vão chegar aqui e vê-LO de braços abertos, mas, eu e você podemos ser parte daqueles que vão “fechar os braços” nas boas-vindas com um abraço carioca. Eu sei que vou ver centenas, quiçá milhares, saindo daqui como missionários das Boas Novas na volta às suas terras... Aqui no Rio, eles não só verão Jesus no alto, mas o encontrarão nas ruas... em nosso abraço...

Eu já estou me preparando para que os que chegam aqui sintam que o Rio não só tem o Cristo de braços abertos recebendo a todos, mas também braços de gente pronta para abençoá-los com amizade, serviço com excelência, samba nos pés, alegria, caipirinhas e cafezinhos, com Copacabana, Ipanema, feijoada, e churrasco... Eu quero me preparar para que os espanhóis que conhecerei venham à minha casa e vejam que eu conheço e agradeço a Deus pelas riquezas e belezas de suas terras: Madrid, Sevilla, Oviedo, San Sebastian (um pequeno Rio de Janeiro no Norte da Espanha), de sua comida deliciosa, da Paella Valenciana...

Eu já estou me preparando para ser um missionário fixo pronto para fazer missões mundiais em reverso através de serviço, pois meu Jesus foi quem me disse: “Eu não vim para ser servido, mas para servir” (Marcos 10:45). Eu tô na cola d’ELE pois sei que, servindo ao próximo, ELE é glorificado e assim eu abro uma porta a mais para que os que ainda não O conhecem recebam o amor d’ELE através de mim... ELE escolheu este caminho de anunciar seu amor e sua salvação e “criar missionários”... o caminho d’ELE é: eu e você. Tô dentro!

Eu não entendo, me foge à razão, alguém que olhe esta vitória e não celebre. As perguntas que tenho para eles são: Se as Olimpíadas não viessem, os hospitais seriam construídos? A questão para votos foi, por acaso, “construímos melhores hospitais ou vamos ter uma competição mundial?” Sem Olimpíadas, mudaria o panorama da corrupção? O Rio será melhor se não houver Olimpíada?

Os ladrões não vão deixar de existir se as Olimpíadas não vierem... Os corruptos não vão ser honestos porque perdemos a chance de sediar os Jogos. Promessas vão ser quebradas mesmo sem a tocha... MAS, com a Olimpíada o que virá será trabalho, desenvolvimento, mudanças, melhorias, oportunidades, e, a ESPERANÇA já chegou; só isto já valeu!

Se os incrédulos negativistas e sem esperança de um futuro melhor me garantirem que, se as Olimpíadas não vierem, o Rio vai ser melhor, a corrupção vai acabar, mais empregos serão gerados, e o orgulho do carioca vai ser elevado, então, eu não só me alio a eles, mas até prometo fazer jejum e oração e clamar aos céus, com uma tocha apagada.

Mas minha prece, na verdade, é a seguinte...

Pai querido, eu te louvo por trazer o mundo para o Rio e te agradeço (principalmente eu, este inveterado carioca que, depois de 26 anos fora do Brasil como missionário, vem te pedindo dia e noite para que não me mandes sair de novo, ainda que decidido a continuar fazendo missões) de alma e coração porque o mundo está vindo pra cá... Thank You, Jesus, que eu não preciso sair do meu Rio de Janeiro pelo menos até 2016.

E sabem mais?

Eu já estou me preparando ao lado do Cristo de braços abertos para que os que virão antes para se prepararem para 2016. Muitos deles pensam que estão vindo pra cá somente por razões econômicas ou atléticas, mas... aqui seus destinos vão mudar para sempre... aqui eles vão descobrir uma medalha de ouro incorruptível... e daqui vão sair com a tocha que ilumina pela eternidade, carregando-a de volta, como atletas missionários, aos seus países. É missões em reverso que o Brasil vai experimentar e eu tô dentro, e já sambando... entre você também nesta Escola De Samba Unidos da Esperança.

Amanhã mesmo vou dar o primeiro passo para aprender pelo menos um novo idioma. Inglês, Espanhol e Português não serão suficientes... Pelo menos mais um ou dois. Desta vez, eu aprendo o Italiano e, quem sabe, o Chinês? E você? Quer continuar apontando os perigos das Olimpíadas? Você tem todo o direito. Você é livre para continuar olhando o futuro e esperando o pior, mas... quem sabe você hoje pode dar uma parada e decidir: “Se o Rio de Janeiro, com tudo o que está de errado, consegue esta medalha de ouro batendo Madrid, Chicago e Tókio, então eu vou deixar o medo e as expectativas negativas e, até 2016, vou educar minha cabeça para ver e esperar o melhor, e vou crer no que Deus disse através de Jeremias: “Eu sei os planos que tenho para você...” Jeremias 29:11

A tocha já está acessa... Corações já estão em chamas... Obrigado, Senhor... As Olimpíadas estão vindo para o Rio em 2016! (Por Wainer Guimarães, Grupo Mosaico)

Grupo muçulmano ataca cristãos e igrejas

ETIÓPIA (45º) - A agência International Christian Concern soube que um grupo muçulmano agrediu três cristãos e saqueou duas igrejas em Senbete, uma cidade na região Arsi da Etiópia.

Cerca de 300 muçulmanos saquearam a Igreja Evangélica Mulu Wongel e incendiaram a propriedade da igreja. Eles também atacaram a residência do evangelista Gizachew, um dos líderes, destruindo suas roupas, móveis, pertences e TV.

O grupo foi até a igreja Kale Hiwot, onde os cristãos estavam celebrando o Ano Novo Etíope. Eles atacaram os cristãos com pedras e paus, quebraram o braço esquerdo de Aberash Terefe, e feriram gravemente Tefera Bati e Desaleghn Eyasu. Os três foram levados para o hospital de Kuyera e dispensados após o tratamento.

A violência teve início depois que líderes muçulmanos pediram os ataques, alegando que Mulatu Eyasu, estudante do segundo ano da escola bíblica, e Berhanu Abose, fazendeiro, profanaram o Alcorão. O sheik Hussein Mohammed, Imam Ahmed e um terceiro muçulmano instigaram os ataques. Os oficiais da Etiópia estão procurando por eles, mas eles continuam à solta. A polícia prendeu o sheik Qufa Wonjelo, Moti Motamo, Domba Atota, Sero Sheik Ahmedin, Bamudi Tulu e Bati Barasso por provocar a violência.

Mulatu Eyasu e Berhanu Abose também estão sob custódia da polícia, sob falsas acusações de profanarem o Alcorão.

Fontes identificaram Bati Wetiye, Lelisso Atota e Begelo como mentores dos ataques. Os três são empresários influentes na cidade vizinha de Shashamane. Eles encorajaram o grupo a iniciar um conflito, para eliminar os cristãos da área.

Os muçulmanos são maioria na pequena cidade de Senbete. Os líderes muçulmanos estão irados com as conversões ao cristianismo. Alguns radicais ameaçam realizar outros ataques contra os cristãos.

Ore para que Deus traga paz nessa região, e para que nossos irmãos não desistam de pregar o Evangelho.

Tradução: Portas Abertas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Enfermeiro cristão de 55 anos é sequestrado

IRAQUE (16º) - Imad Elias Abdul Karim, um enfermeiro de 55 anos, seqüestrado no dia 3 de outubro em frente sua casa no subúrbio de Mualimin, em Kirkuk, foi encontrado morto. Fontes afirmam que a polícia encontrou o corpo jogado na estrada entre o distrito, Dumez e Asra Mafqudin Wa: o mesmo lugar onde o cristão Risq Aziz e outras duas mulheres foram mortos. Em um relatório médico inicial, o corpo apresentava “sinais claros de tortura”.

Louis Sako, arcebispo de Kirkuk, apelou para as autoridades que soltassem o cristão, afirmando que “a situação dos cristãos é preocupante, pois nos últimos meses eles se tornaram alvos de ameaças, seqüestros e assassinato”. O ataque aconteceu na tarde do dia 3 de outubro, quando o grupo de três pessoas abriu fogo e feriu o homem, pai de dois filhos. Fontes afirmam que Imad Elias Abdulkarim estava indo para o seu carro quando o grupo apareceu.

O paradeiro do cristão ainda é desconhecido.

Tradução: Portas Abertas
Fonte: AsiaNews

domingo, 4 de outubro de 2009

“Me devolvam”.

No recesso de carnaval do ano passado que fizemos em Penedo, tivemos como tema “a verdadeira conversão.O nascer de Novo”. Meus estudos foram nesse sentido e houve dissertações dos representantes dos grupos que apesar dos nomes hilários (os grupos) trabalharam muito bem a questão e fizeram colocações dignas de uma saudável teologia bíblica, de uma séria teologia sistemática e de uma equilibrada teologia dogmática.Pensei em fazer uma “declaração de Penedo” mas há alguns pontos que precisariam ser trabalhados pelas posturas diferentes apresentadas e não houve tempo.

Entre os materiais que apresentei para ajudar nas discussões passamos em forma de Vídeo momentos da vida do Elvis Presley que nos mostraram sua forte formação evangélica na infância e do quanto isso durante a sua vida lhe trouxe crises e esperanças. Todos ficamos admirados em saber da sua paixão pela música evangélica, a ponto de contratar músicos vocais e instrumentistas para ficarem com ele cantando hinos madrugada a dentro após os seus “shows”. Ouvimos testemunhos de suas idas e vindas, de seus altos e baixos em termos de fé evangélica e a palavra do Reverendo Rex Humbard, pastor batista e tele-evangelista trouxe algo alentador ao nos dar a idéia que ele, Elvis, ao final da sua vida (foi este pastor quem celebrou o seu funeral) deixou que as suas raízes evangélicas pentecostais e batistas falassem mais alto nas suas horas finais.

Dentre os tais artistas que o Elvis contratara para cantar com eles hinos evangélicos havia um quarteto que era bastante conhecido no mundo gospel americano e que era um dos melhores na interpretação de um canto gospel chamado GIVE ME THAT OLD TIME RELIGION (“Dá-me aquela religião dos velhos tempos” ou “Dá-me a velha religião”).Este é um cântico dos negros americanos batistas ou metodistas de 1873, muito simples em termos de letra pois, originalmente, apenas diz: “Dê-me aquela religião dos velhos tempos. Ela é suficiente para mim!”. Depois foram aparecendo modificações na letra mas todas sempre voltadas para essa idéia – “dá-me aquela religião dos velhos tempos pois ela é suficiente para mim!”. Eu faria hoje um acréscimo no título – “GIVE ME AGAIN THAT OLD TIME RELIGION” – “Me devolvam aquela religião dos velhos tempos!”.

Eu tenho de pedir isso. Não posso aceitar que me ponham junto,por exemplo, daquele pregador que vi no vídeo dizendo ter sido curado de um câncer mas que antes teve uma visão na qual Deus transformou uma casa num imenso galinheiro e “batizou com o Espírito Santo” todas as aves ali e que elas falaram em línguas.Segundo ele, uma das aves(acho que foi um galo), “veio e pôs sua asa sobre mim e profetizou”.Aí, com sua gritaria comum aos pregadores do seu tipo, diz: “Eu sou louco? Não! Eu sou pentecostal!”. Que desrespeito com os pentecostais sérios, preocupados com a dignificação do Evangelho e não a sua ridicularização. Ainda por cima tentam justificar esse desequilíbrio com o texto em que a mula de Balaão falou. Eles dizem “Se a mula de Balaão falou, porque um galo e uma galinha não podem falar?” . Essa gente arranca o texto do contexto com uma facilidade imensa. Quem lê o texto do episódio no qual a mula de Balaão fala (Números 22.21-31), especialmente no versículo 31 que diz “então o Senhor abriu os olhos de Balaão e ele viu o anjo do Senhor...”, percebe que fora o Anjo que falara pela mula por causa da teimosia desse falso profeta. Não é que Deus não possa fazer até uma pedra falar, mas Deus é maravilhosamente coerente e foi Ele quem fez os animais sem o dom da fala.Falar não é só repetir palavras mas é também articular pensamentos e exteriorizá-los. Nenhum animal faz isso, nem mesmo o papagaio. Os psitaciformes (nem todos), repetem os sons que ouvem e se condicionam a repetir o que aprenderam. Eles podem, por exemplo, aprenderem a assobiar o hino do flamengo mas eles jamais poderiam perguntar por conta própria: “quem disse que eu torço para o flamengo?!” Quando a serpente falou com Eva, está claro que quem falou foi o diabo travestido de serpente que por ser, na criação, um animal que se destacava pela habilidade, chamava a atenção de Eva e o diabo vira isso, mas não há qualquer relato do Gênesis falando que os animais falavam.Outra coisa ainda é ver as consequências do episódio da mula de

Balaão em termos de nações, em termos de Israel como nação, em termos de culto e ver o que pessoas são capazes de fazer para se apresentar como “enviados mais do que especiais” de Deus e chamarem a atenção para si e não para Deus.Um vídeo dessa destaca sempre o homem e não Deus.

A propósito, quando Jesus diz “até as pedras clamarão”, não está falando de pedras terem vozes mas dos que, considerados sem importância alguma para a nata judaica como as crianças, os aleijados, os mendigos alçariam sua vozes em seu louvor, que foi o que aconteceu e pode sempre acontecer. É só ler os textos da entrada triunfal de Jesus para perceber isso.

“Me devolvam aquela religião dos velhos tempos” porque ela não tem nada a ver com o que vi em outro vídeo. Eu não tenho nada a ver com a religião desse senhor chamado de “pregador evangélico!” que diante de uma platéia começa a anunciar que algo está para acontecer, que está vindo, está vindo e, de repente, começa a rodopiar. Rodopia, rodopia acompanhado por um pregador auxiliar que vai dando uma espécie de direção aos rodopios do pregador que são tão fortes que o termo parece se tornar num vestido. Ah, ele se diz “cheio do Espírito Santo” mas claramente fala um palavrão em meio ao seu rodopio.

Lembrei-me de um documentário sobre os muçulmanos. Entre os muçulmanos existem os chamados “dervixes” ou “dançarinos de Alá”.São muçulmanos ditos “místicos” que para se comunicar com Alá entram em transe, usam a glossolalia e dançam rodopiando. Rodopiando exatamente como esse pregador! Aliás, gente que veio do baixo-espiritismo me dizem que há rodopios em rituais baixo-espíritas. Se evangélicos fazem isso, então somos “farinha do mesmo saco”. Não somos. Eu não!

“Me devolvam aquela religião dos velhos tempos” que não é a desse cantor evangélico cujo nome já está sendo badalado e que quando louva é uma “imitação barata e ruim do Michael Jackson” de triste memória. Gordinho como eu (não sei se mais do que eu), canta os seus hinos e dança trocando as pernas “à La Michael Jackson”. Já me imaginaram, eu gordinho assim, diante dos irmãos, de terno e gravata, dançando com os passos do Michael Jackson? Com certeza muitos ririam achando “engraçado” mesmo que não gostassem; outros ficariam deslumbrados e me imitariam. Outros chorariam!

Aliás, num dos seus cânticos, esse cantor evangélico diz:”Que venha a perseguição — com Deus!”.

Meu Deus, de repente “Igreja perseguida”, “perseguição” ficou na moda e as pessoas estão “ouvindo o galo cantar mas não sabem onde” e aí virou “status” dizer que se está envolvido com a Igreja sofredora e sabendo que uma perseguição pode nos alcançar (estão criando o ambiente para isso). Mas é muito pouca gente que alcança o que isso significa.Até a peça sobre a “igreja sofredora” que foi encenada aqui, disseram-me, já está sendo pensada em outros lugares com a preocupação de ser ainda “mais chocante, mais realista!”. Estão brincando com coisas sérias demais!

É por isso que, a essa altura, cansado, com gosto amargo na boca que piorou ao ler no meu vídeo a notícia “evangélicos praticam nudismo em praias brasileiras e sem culpa”- afinal, sei que adianta muito pouco a gente falar, protestar, eu como bom “cristão evangélico batista e protestante”, estou dizendo assim mesmo: “Me devolvam aquela religião dos velhos tempos!”

*********************************************************************************

Pr. Valdemir Alves da Silva


Jesus Cristo te ama!

Cristão é deportado do país por realizar cultos em casa

(Igreja Batista em Baku, Azerbaidjão)

AZERBAIJÃO (27º) - Javid Shingarov foi separado de sua esposa, pai e filhos em seu vilarejo, ao norte do Azerbaijão, quando foi deportado para a Rússia na quarta-feira, 30 de setembro de 2009.


O fato foi relatado em uma reportagem da agência Forum 18 News, que conta que o delegado de Yalama, Gazanfar Huseinov, que puniu o cristão com uma multa e deportação por realizar cultos em sua casa, se recusou a falar por que não emitiu o veredicto por escrito, e por que o serviço de Migração não foi envolvido no caso.

Um porta-voz de direitos humanos disse que não apresentar o veredicto por escrito é uma

violação da lei, e que a lei de migração atribui as decisões de deportação ao Serviço de Migração do Estado, não à polícia.


Os livros cristãos que foram confiscados de Shingarov e outros durante invasões anteriores ainda não foram devolvidos.


Tradução: Portas Abertas








Igreja Batista em Baku, Azerbaidjão
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...