Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Grupo islâmico ameaça criar região autônoma


FILIPINAS (*) - Militantes mulçumanos da ilha Mindanao, sul do país, têm intensificado os ataques em vilas cristãs. Os incidentes têm acontecido depois do fracasso de um acordo de paz fracassou que poderia ter aumentado uma região islâmica autônoma já existente.
Comandantes da Frente de Libertação Mulçumana (MILF), no sul das Filipinas, informaram em 5 de outubro que é necessário um apoio da comunidade internacional para evitar o início de uma guerra em grande escala em Mindanao. Habitantes mulçumanos e cristãos dos territórios disputados estão temerosos quanto ao que possa acontecer no futuro. “O problema é que muitas pessoas que vivem nestas áreas não querem fazer parte da região autônoma mulçumana”, disse uma fonte de Mindanao, que preferiu se manter anônima.
“Quanto mais próximo dessas zonas, mais nervosas as pessoas estão” ele disse. “A cidade de Kolambugan, onde se deu a maioria dos confrontos de agosto, tornou-se uma cidade fantasma. Havia uma população de 25 mil. As pessoas estão retornando às suas casas aos poucos.” Uma família cristã da área disse que muitas pessoas têm medo de dormir à noite, pois têm ouvido noticias de que podem ser atacados de madrugada.
“Quando as forças da MILF atacam vilas cristãs, os vizinhos mulçumanos temem que os cristãos venham atacá-los em vingança, mesmo que não tenham nada a ver com a violência”, a fonte complementou. “Isso já aconteceu no passado.” Ela também explicou que alguns mulçumanos moderados são motivados a apoiar a MILF. Os rebeldes da MILF afirmam que os cristãos roubaram a terra de seus ancestrais. Comunidades em Mindanao sempre lutaram contra a extrema pobreza. “Se a MILF tiver sucesso em ganhar o controle dessas terras, as pessoas entendem que sua situação econômica irá melhorar”, a fonte disse.
“Então, apesar de querer terminar a disputa, também simpatizam com a MILF.” Enquanto o conflito é primariamente político, a religião tem um papel significativo. Como um membro da Liga Jovem de Moro declarou em 5 de agosto em uma entrevista a uma rede de televisão nacional nas Filipinas: “Como um mulçumano, para viver de forma justa, você precisa viver sob a sharia [lei islâmica] e um governante mulçumano. Nós acreditamos que temos o direto de lutar por isto.” Outros membros da liga jovem concordaram no programa que a sharia era um objetivo primário da autonomia, e que o islamismo era o único “caminho verdadeiro de fazer qualquer coisa neste mundo”.
Tradução: Regina Chang

Mais três cristãos assassinados em Orissa


ÍNDIA (30º) - Dois cristãos foram assassinados em 3 de outubro no distrito de Kandhamal, Estado de Orissa. Um terceiro homem não resistiu as aos ferimentos de machado na quarta-feira (1º de outubro). Extremistas hindus atearam fogo em aproximadamente 400 casas lá e no distrito de Boudh semana passada. Semanas depois do rompante de violência contra cristãos, membros de tribos na vila de Sindhipankha mataram Dushashan Majhi, um cristão influente no local. Ele foi morto a tiros e depois esquartejado. Líderes cristãos alegam que Dushashan trabalhava para o governo como tesoureiro.

O motim então se dirigiu contra Sanyasi Majhi, também cristão, que acompanhava Dushashan Majhi. Relatórios ainda não confirmados dizem haver uma terceira vítima morta juntamente com os dois. Uma igreja local, que prefere manter-se anônima, disse a agência de notícias Compass que, depois de terem matado os dois homens, os agressores devastaram a criação e queimaram as casas das vilas cristãs. Segundo o repórter Lalit Jena, da imprensa local, “O modus operandi dos desordeiros das tribos é enviar mulheres antes para atacarem as casas dos cristãos,” ele disse.
“Elas vasculham e roubam todo ouro das casas e outras jóias, TVs e qualquer coisa de valor. Os homens então vêm em seguida e queimam as casas. Ouve-se ultimamente que os saqueadores têm lutado entre si para ver quem fica com os despojos dos roubos.” Lalit diz ainda que os tribais que moravam na pobreza antes da violência, adquiriram muitas cabeças de gado, inclusive cabras e vacas, em um curto período de tempo, além de bens materiais. “Eles podem não ter eletricidade nas vilas, mas têm vários aparelhos de televisão, em sua maioria, roubados dos cristãos”, diz ele.
Assassinato a machadadas Na quarta-feira (1 de outubro), Lalji Nayak, de aproximadamente 80 anos, morreu devido a ferimentos de machado depois de um ataque de hindus extremistas na vila Hrudangia, em que morava, no dia anterior. Lalji e mais 14 pessoas foram feridas. Lalji foi atingido entre o pescoço e o peito. Enquanto três dos feridos recebiam os primeiros-socorros num centro de saúde em Kandhamal, outros oito, inclusive Lalji e sua esposa, Mandaki, deram entrada no Hospital Universitário MKCG em Berhampur. A viúva de Lalji, que recebeu um golpe de machado abaixo da orelha, permaneceu no centro medico com uma séria fratura na cabeça. Cristãos de Berhampur queriam dar a Lalji um funeral cristão, mas a polícia não permitiu. B.D. Das e J.R. Patro, ambos membros do Conselho Cristão de Utkal, expressaram forte objeção à ação da polícia.
O irmão de Lalji, Junas Nayak, foi levado para o Hospital Universitário Cuttack por lesões causadas por arma de fogo. Ele permaneceu em situação crítica, com 13 perfurações de bala. “Sete balas estão alojadas na coxa esquerda, e seis na mão direita, mas os médicos não fizeram nada até o momento para removê-las, mesmo ele estando no hospital desde 30 de setembro,” o repórter Lalit falou a Compass.
“Estamos com medo que ele desenvolva infecções devido à demora.” Nos ataques, um garoto de 8 anos de idade sobreviveu milagrosamente depois de ter sido atingido por um machado na Duas mulheres cristãs grávidas, Archana e Geeta Sahu, foram trazidas de Kandhamal para o hospital de Berhampur essa semana, onde deram a luz e foram orientadas a ficarem longe do perigo.
Tradução: Cláudia Krüger

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Aliança Evangélica é contra anteprojeto sobre saúde sexual

A Aliança Evangélica do Panamá somou-se às vozes que rejeitam o projeto de lei sobre saúde sexual e reprodutiva, apresentado pelo Ministério da Saúde (Minsa).
Julio A. Carles

O porta-voz da Aliança, pastor Rupert Neblett, disse que a proposta enfatiza a sexualidade na perspectiva de gênero. Ela dá a entender aos jovens que tanto a homossexualidade como o lesbianismo são normais, apontou.
Neblett também considerou grave o fato do documento outorgar autonomia sexual aos jovens. “Se o anteprojeto for aprovado como está, uma menina de 13 anos pode convidar o vizinho a ir ao seu quarto, e quando a mamãe reclamar, replicar alegando que a lei de sexualidade lhe oferece autonomia sexual”, exemplificou o pastor.
O grupo evangélico, que tem membresia estimada em 600 mil pessoas, segundo Neblett, realizará uma manifestação contrária à aprovação do anteprojeto sobre saúde sexual esta semana, em frente à Assembléia Nacional. “Este projeto é um desastre”, enfatizou.
A Conferência Episcopal do Panamá também apresentou uma série de objeções ao projeto, muitas delas coincidem com as dos evangélicos.
A Assembléia Nacional informou que o projeto de lei será discutido de forma mais detalhada e com tempo.
Fonte: ALC

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Papa Bento 16 lamenta falta de interesse pela Bíblia

O papa Bento 16 iniciou, neste domingo, um sínodo de mais de 200 cardeais e bispos de todo o mundo para examinar o que considera uma falta de interesse pela Bíblia nos tempos atuais. Ele lamentou o que chamou de influência danosa e destrutiva de algumas formas de cultura moderna.Essas manifestações de cultura moderna, na opinião do papa, decidiram que Deus está morto e que o homem é o único arquiteto de seu destino e mestre de toda criação. O sínodo é realizado a cada três anos. O encontro de três semanas deste ano foi iniciado com uma missa celebrada pelo papa na Basília de São Paulo Fora dos Muros. FrançaA crescente indiferença à religião, principalmente na Europa, tem preocupado o papa.Ele visitou a França no mês passado e estava claramente se referindo ao país quando disse, em seu sermão, que nações antes ricas na fé cristã e em vocações para o sacerdócio agora parecem estar perdendo sua identidade cristã. Para marcar o início do sínodo, a TV estatal italiana estará transmitindo uma leitura ininterrupta da Bíblia nos próximos seis dias e noites. O próprio papa iniciou a leitura neste domingo pelo livro do Gênesis.Depois dele, centenas de outros irão ler um trecho da Escritura, incluindo políticos italianos, celebridades do mundo do entretenimento e do esporte, como o jogador brasileiro Kaká, e italianos comuns.
Fonte: BBC Brasil

Mais de 3.300 se convertem em evento americano

Apesar de estar seguro acerca do lugar do seu filho no Céu, o evangelista Greg Laurie confessou a milhares de pessoas em Filadélfia que ele nunca estará em paz com a morte do filho.
Da mesma forma, ele nunca estará em paz com a sua própria morte ou de quem quer que seja, disse, porque “a morte é o inimigo.”
Laurie falou a cerca de 45.500 pessoas no Centro Wachovia, em Filadélfia, onde dirigiu pela segunda vez o evento evangélico de três dias, Harvest Crusade, desde a morte do seu filho mais velho, Christopher.
Nos meses seguintes à morte de Christopher em 24 Julho, Laurie tem lançado pensamentos e memórias em blogues acerca do seu filho, e como Laurie olhou para a sua fé Cristã enquanto sobrevivia à tragédia.
“Os pais querem sempre proteger, dar e ‘reparar as coisas’. Mas eu não consigo ‘reparar’ isto. Não consigo trazê-lo de volta,” escreveu Laurie num blogue em Agosto.
“Mas agora, ele já não precisa mais da ajuda do pai. Hoje ele está com o seu Pai celeste que – escusado será dizer – faz um trabalho muito melhor do que o seu pai terreno alguma vez poderia fazer,” acrescentou.
Cristopher tinha 33 anos quando morreu num acidente de carro, menos de um mês antes do início das Harvest Crusades de 2008.
Mensagens acerca da efemeridade da vida e sobre o Céu e Inferno ecoaram em Anaheim e, agora, em Filadélfia. Uma “conversa terra-a-terra sobre o Céu” foi o tema de Harvest deste ano, até mesmo antes do acidente em Julho. Mas a súbita perda do seu filho tornou a mensagem mais pessoal e ainda mais urgente do que a actual crise financeira.
“Quero falar dos assuntos mais relevantes... que são mais importantes do que a prestação da Bolsa, mais importante do que como está o correr o seu dia ou como está a sua carreira,” afirmou Laurie perante a multidão de Harvest, na Sexta-feira.
“Estes são os assuntos mais importantes que alguma vez iremos discutir juntos porque... a vida na terra… é como o flash de um relâmpago,” sublinhou.
Embora ainda sofrendo pelo desaparecimento do filho, Laurie deu boas notícias aos milhares de pessoas que se reuniram, dizendo-lhes que a morte não tem a palavra final.
“Deus tem a palavra final,” frisou o evangelista, que fez questão de mencionar: ele não é um pregador do apocalipse, mas um pregador de Jesus.
“Cristo superou a morte porque Ele morreu na cruz e viveu de novo... Quando um crente de Jesus morre, passa de imediato à presença de Deus.”Foram 3.365 pessoas as que decidiram aceitar Cristo durante o evento decorrente de 3 a 5 de Outubro. A terceira e última data da Harvest Crusade 2008 está agendada para 19 de Outubro em Nova Iorque.
Fonte: Christian Today Portugal

Assaltantes levam R$ 150 mil de igreja em Curitiba

Ladrões renderam o vigilante, que também teve a arma roubada.Após o roubo, dupla fugiu em um moto; não há pistas dos criminosos.Dois assaltantes invadiram uma igreja, nesta segunda-feira (6), e roubaram R$ 150 mil em Curitiba. O dinheiro teria sido doado ao templo durante o final de semana.Segundo a Polícia Militar, a dupla estava armada e entrou no local após render o vigilante. Os criminosos, usavam máscaras, pegaram o revólver do segurança.Os assaltantes levaram o dinheiro e fugiram em uma moto. Há suspeitas que os criminosos seriam freqüentadores da igreja, já que tinham conhecimento do local onde o dinheiro era guardado.A polícia ainda não tem pistas dos criminosos.
Fonte: G1
Via: Notícias Cristãs

domingo, 5 de outubro de 2008

Reunião em Shandong é invadida


CHINA (10º) - Em 20 de setembro de 2008, às 9h30 da manhã, 20 policiais atacaram a Igreja Evangélica Cidade da Glória em Yantai, província de Shandong. Eles forçaram os membros da igreja a registrarem seus nomes e deixarem o lugar onde aconteciam as reuniões.

As autoridades também confiscaram a propriedade dos cristãos, incluindo o gazofilácio, uma grande cruz, 15 Bíblias e 42 hinários. Os policiais disseram aos membros da igreja que aquela reunião lhes havia sido delatada.

O pastor Liu e sua esposa, visitantes de Taiwan, pregavam sobre oração e relacionamento entre pais e filhos à congregação de aproximadamente 60 membros quando a reunião foi invadida. Quatro policiais estavam segurando filmadoras e câmeras fotográficas.

Pastor Liu, sua esposa e um membro da igreja foram levados para diferentes salas e foram interrogados por mais de duas horas. Depois destes acontecimentos, os policiais exigiram que o casal não tivesse mais contato com a igreja.

Oficiais de justiça levaram o disco rígido do computador de um membro da igreja e copiaram todo o conteúdo. Passado um tempo, as bíblias que haviam levado foram devolvidas. No entanto, em 27 de setembro, a igreja recebeu dois comunicados do Comitê de Assuntos Religiosos do distrito: um comunicado sobre uma audiência de penalidade administrativa e outro comunicado da penalidade administrativa. Os cristãos disseram que a acusação oficial é de “abrir um local para cultos sem aprovação”.

Tradução: Noemi Martins

Fonte: China Aid Association

Revolução injetável

Vício em drogas como a cocaína e a nicotina, obesidade e pressão alta. Eis alguns dos maiores assassinos do século 21. Saiba como pesquisadores de todo o mundo lutam para descobrir as vacinas que poderão acabar com eles
Jim Giles
Quatro anos atrás, um grupo de usuários de drogas apareceu na Escola de Medicina de Yale. A maioria deles era dependente do crack, droga derivada do refinamento da cocaína e altamente viciante. E todos queriam se livrar dela.
"Eles vieram até nós porque suas vidas estavam destruídas", afirma Thomas Kosten, especialista em drogas que trabalhou com esses usuários e que atualmente está na Faculdade Baylor da Universidade de Medicina de Houston (EUA).
As chances não estavam a favor daqueles dependentes. Mais de dois milhões de americanos consomem alguma forma de cocaína regularmente, e a maioria acha extremamente difícil largar o hábito. Mesmo se um viciado ficar longe das drogas por alguns meses, só uma pequena dose, em um momento de fraqueza, desperta o desejo novamente.
Os usuários de cocaína que se inscreveram para a pesquisa de Kosten também tiveram seus momentos de fraqueza. Para uns poucos deles, entretanto, algo de extraordinário aconteceu quando cheiraram ou injetaram a droga: ela não teve efeito algum.
Kosten havia vacinado os voluntários contra cocaína. Anticorpos estavam circulando por suas correntes sanguíneas, prontos para neutralizar as moléculas da droga. O grupo estava protegido contra a cocaína da mesma forma que as imunizações tomadas na infância protegem boa parte do mundo contra a pólio e o sarampo. E, com a ajuda da vacina, vários dependentes estavam livres da droga antes do experimento terminar.
As vacinas são um dos medicamentos mais bem-sucedidos. Sem elas você talvez não estivesse aqui para ler este texto, já que seus ancestrais poderiam ter sido mortos por doenças como a varíola. Agora a esperança é que essa tecnologia possa também tratar enfermidades modernas. E não apenas drogas que viciam. Obesidade e pressão alta são outras condições nas quais as inoculações podem ser usadas como tratamento. Se defensores dessa idéia estiverem certos, o trabalho de Kosten é apenas um exemplo do que será a segunda revolução das vacinas. Mas ela pode não chegar na velocidade necessária.
No caso da dependência, tratamentos como terapia comportamental são caros e às vezes não fazem muita diferença. O cigarro é um dos grandes assassinos do mundo. Enquanto isso, a obesidade atingiu proporções de epidemia nos Estados Unidos e está aumentando mundialmente. As vacinas oferecem uma abordagem completamente diferente para esses problemas: elas levam o corpo a produzir anticorpos que se unam a substâncias específicas, neutralizando-as.
Quase todas as drogas, entretanto, consistem de moléculas muito pequenas para iniciarem uma reação imune. Portanto, um pouco de trapaça é necessária. Para aumentar o tamanho delas Kosten juntou dez partículas de cocaína à superfície de uma proteína da cólera. A vacinação com essa "megacocaína" estimula a produção de anticorpos, que se juntam tanto às moléculas da droga quanto às grandes partículas sintéticas.
Ainda nesta matéria
Página 1 de 4 Próxima: Revolução injetável
Página 1: Revolução injetável
Página 2: Revolução injetável
Página 3: Revolução injetável
Página 4: Revolução injetável
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...