Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Muçulmanos protestam contra cristãos em culto ao ar livre

INDONÉSIA (48º) - Cerca de 300 muçulmanos e policiais cercaram os membros da Igreja Cristã Protestante Batak (Huria Kristen Batak Protestan ou HKBP) enquanto eles cultuavam ao ar livre em Ciketing, Bekasi.

“Havia muitos policiais preparados, mas os criminosos conseguiram chegar muito perto da congregação” disse Theophilus Bela, presidente do Fórum de Comunicação Cristã em Jacarta, em uma declaração para o governo internacional e grupos de ajuda humanitária. “Estamos com medo de que eles tentem atacaram a igreja novamente”.

A pastora Luspida Simanjuntak foi agredida no rosto.

A polícia conseguiu conter os manifestantes enquanto a igreja cultuava, mas em certo momento, eles permitiram que Murhali Barda, líder do Front Pembela Islam (FPI, ou Frente de defesa islâmica) passasse pelo cordão de isolamento e confrontasse os líderes da congregação.

O jornal The New York Times afirmou que “Se a polícia local não desse a permissão oficial, os cristãos não poderiam se reunir no local”. No entanto, a pastora Simanjuntak disse que a administração de Bekasi aprovou a decisão da igreja de se reunir ao ar livre.

“Pedimos que a administração de Bekasi divulgue a todos que eles nos deram a permissão para orarmos aqui”, disse a pastora Simanjuntak.

A congregação de 1.500 membros, aberta a 15 anos atrás, teve seu início nas casas dos cristãos, antes que pudessem comprar uma propriedade residencial no complexo Pondok Timur. O grupo se encontrava no local enquanto aguardava a permissão para construir um templo.

Quando os moradores muçulmanos se opuseram às reuniões no complexo residencial, os oficiais proibiram os cristãos se reunirem lá.

O prefeito de Bekasi, Mochtar Mohammad, disse no dia 9 de julho que ele permitiria que a congregação se reunisse em locais públicos ou mesmo na prefeitura. A pastora Simanjuntak escolheu o campo em Ciketing, mas logo os cristãos foram recebidos por manifestantes.

A pastora disse que ela e sua congregação continuarão a se reunir no campo, já que não tem outro lugar para ir.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ativista cristão é preso e família investigada

CHINA (13º) - Liu Xianbin foi preso no dia 28 de junho na cidade Suining, província de Sichuan, sob a suspeita de “subversão”. A organização Anistia Internacional acredita que ele está preso por exercer seu direito à liberdade de expressão através de suas atividades em favor dos direitos humanos e da democracia.

Liu Xianbin, 43, é um importante ativista, que já foi preso duas vezes por causa de suas atividades humanitárias. No dia 28 de junho, 14 oficiais de segurança chegaram em sua casa. Alguns deles o levaram para o Escritório de Segurança Pública para realizar um interrogatório. Seus pertences pessoais foram todos confiscados.

De acordo com seu advogado, que encontrou Liu Xianbin no dia 1º de julho, a polícia o questionou sobre seu apoio a outros ativistas, como Chen Yunfei, e seus artigos publicados sobre direitos humanos.

Liu Xianbin está preso no Centro de Detenção da cidade de Suining. No dia 29 de junho, os oficiais interrogaram a esposa dele, por aproximadamente 3 horas. Eles também iniciaram uma investigação na escola em que a filha de 13 anos do casal estuda.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Prisão de cristãos em massa no país

IRÃ (2º) - Em uma ação pré-planejada e coordenada pelas forças de segurança do governo, um grupo de novos convertidos foram cercados e presos em uma província no norte do Irã.

De acordo com relatos da Farsi Christian News Network (FCNN), no dia 18 de julho, um grupo de 15 cristãos recém-convertidos que estavam viajando para a província de Bojnoord para se reunir com os cristãos daquela cidade, foram presos na cidade de Masshad, capital da província de Khorasan.

A FCNN informou que, de acordo com fontes, as forças de segurança do governo já sabiam sobre essa viagem, e planejaram uma perseguição ao ônibus que levava os 15 cristãos, para ser parado na estrada.

Masshad, depois de Teerã, Tabriz e Isfaham, é considerada uma das mais importantes cidades do Irã.

A matéria afirma: “Apesar das alegações dos clérigos muçulmanos, que afirmam ter controle total sobre as mentes dos moradores locais, as evidências nos mostram que Deus tem realizado um trabalho maravilhoso nos corações das pessoas dessa cidade, e muitos têm aceitado o Senhor Jesus nos últimos anos”.

Os 15 presos foram transferidos para o centro de detenção do Ministério da Informação. Durante a semana em que eles ficaram presos, já foram submetidos a interrogatórios difíceis e desumanos. Após uma semana na prisão, e depois de assinar notas promissórias, 13 cristãos foram soltos.

Dois ainda continuam presos: Reza, 48, e Ehsan Behrooz, 23, pois não concordaram em assinar nenhum documento. Não há mais nenhuma informação sobre eles.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...