Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

É tempo de investir em Cuba

Quem está no Brasil não tem idéia do que Deus está fazendo na ilha de Cuba. Apesar das privações, limitações e perseguições pelas quais passa o povo de Deus, o trabalho das igrejas batistas não pára de trazer alegrias. Através das ofertas brasileiras foi possível comprar um novo veículo para a Convenção, que agora pode deslocar suas equipes de treinamento para outras atividades em todo o país. Além disso, as coordenações de evangelismo, missões e discipulado estão bem integradas, permitindo aos irmãos cubanos não apenas ganhar vidas para Cristo, mas também consolidar os resultados e incentivar os crentes a expandirem os limites da evangelização.

Recentemente, passaram alguns furacões na região do Caribe, alguns dos quais afetaram diretamente a ilha de Cuba. Por causa disso, muitas igrejas tiveram seus templos danificados. A pobreza se alastra e o governo endurece sua política, vivendo Cuba um dos momentos mais difíceis em termos de escassez. As igrejas estão mobilizadas em atender essas pessoas, vítimas das catástrofes naturais, pois esse tempo trouxe grandes oportunidades da igreja testemunhar do amor de Deus, apesar da severa vigilância. Graças às ofertas do povo de Deus, capelas são construídas, líderes são treinados e vidas são ganhas.

De acordo com o Pr. Mayrinkellison Wanderley, coordenador da JMM para a região das Américas, este é o momento certo para os crentes brasileiros investirem na obra missionária em Cuba. “Não podemos deixar passar esta oportunidade. Não apenas com os missionários da terra que já temos, mas ampliando ainda mais o leque de ajuda, enviando caravanas, apoiando os projetos de treinamento e orando, para que os irmãos tenham liberdade para pregar e tenham seu sofrimento diminuído. Exortamos os irmãos para continuarem firmes no propósito de seguir aportando e orando para Cuba. Chegará o dia em que essa linda nação caribenha fará toda a diferença na evangelização mundial, e você terá feito parte desta grande história”, finaliza.
Fonte: JMM

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pastor é liberto após protesto internacional

CHINA (10º) - O pastor Zhang Mingxuan, sua esposa e sua cunhada foram declarados “livres” pelo governo no dia 27 de outubro em Nanyang, província de Henan, como resultado direto de um protesto internacional em favor deles.

Acredita-se que os três estavam presos para evitar que eles participassem do terceiro aniversário da Aliança Chinesa de Igrejas Não-Registradas, que aconteceu em Pequim, em 20 de outubro.

O pastor Mingxuan, presidente da Aliança, foi um dos 300 representantes convidados para participar da celebração. Devido ao assédio policial, apenas cem deles foram até Pequim para participar do evento.

O pastor Mingxuan foi detido em 16 de outubro, após seus filhos, Jian e Chuang, terem sido agredidos pela polícia, e após sua esposa ter sido expulsa do apartamento. O Comitê de Segurança Pública (PSB) enviou dois grupos para prender a família. Um dos grupos buscou o pastor Mingxuan no Aeroporto de Kunming. O outro deteve sua mulher e cunhada em Pequim e levou-as para a cidade de Nanyang, na província de Henan.

Mingxuan ficou detido na delegacia do PSB da cidade de Shilin, província de Yunan, tendo 15 policiais que se revezavam no interrogatório. No dia 23 de outubro, ele foi levado pela polícia até a cidade de Nanyang, onde ficou com sua esposa e sua cunhada no hotel Wenquan até 27 de outubro, quando foram declarados “livres”.

Os filhos de Mingxuan mudaram juntamente com sua família para Nanyang sob pressão policial, logo após o ataque de 16 de outubro. Eles ainda se recuperam dos ferimentos. Chuang, o filho mais novo de Mingxuan, tem de mudar de seu apartamento que está alugado, porque o proprietário está sendo pressionado pelo PSB a despejá-lo. O filho mais velho já foi expulso de seu apartamento.

Acredita-se que o assédio à família Zhang decorre da Iniciativa de Cidadão Informante, que requer que os cidadãos de Pequim delatem quem estiver “engajado em atividades que coloquem em risco a seguridade do Estado, por meio da religião”. Provavelmente, o governo não quer apenas forçar a família Zhang a sair de Pequim, mas quer também reprimir a Aliança Chinesa de Igrejas Não-Registradas.

Após sua libertação, o pastor Mingxuan foi diretamente a Pequim encontrar com os membros da Aliança para fazer o contrato de seu apartamento. Na celebração de aniversário da Aliança, aproximadamente cem representantes emitiram uma declaração pública, dizendo que continuariam praticando sua fé e cuidariam dos pobres e órfãos, a despeito da perseguição.

Após o ChinaAid publicar notícias sobre o ataque à família Zhang, igrejas, autoridades e cidadãos norte-americanos expressaram grande preocupação. Como resultado direto do protesto realizado contra o governo chinês, o pastor Mingxuan foi libertado.


Tradução: Vanessa Portella



Fonte: China Aid Association

Chile adota feriado protestante e quer extinguir feriado católico


CHILE (*) - Países latinos há muito tempo celebram uma variedade de feriados públicos de origem católica romana, desde o dia de Corpus Christi até o dia de São Pedro e de São Paulo. Mas este ano, o Chile estabeleceu um feriado regional sem precedentes, e declarou o dia 31 de outubro como feriado público em honra às “igrejas evangélicas e protestantes”. O novo feriado celebra a data de 1517, quando Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta de uma igreja em Wittenberg, Alemanha, iniciando assim a Reforma Protestante. Somente a Eslovênia e alguns estados da Alemanha estabeleceram essa data como feriado.

O que torna incomum a decisão de celebrar a Reforma é o fato de que o Chile é o único país da América Latina que ainda possui um Partido Democrático Cristão (católico). Apesar disso, o novo feriado foi aprovado com votação unânime no Congresso. Os políticos parecem reconhecer uma oportunidade.

No último censo, em 2002, em um país que era reconhecidamente católico, 15% da população disseram que eram “evangélicos” (na América Latina, o termo é um sinônimo para protestantes). As escolas estatais oferecem agora a escolha entre um ensino religioso católico ou evangélico, e o exército tem uma capelania de ambas as igrejas.

Marco histórico

O Chile não está sozinho nas mudanças. Mais de 15% dos brasileiros e cerca de 20% dos guatemaltecos são agora evangélicos. A maior parte dos protestantes latino-americanos é pentecostal e enfatiza a experiência direta com Deus. Em regiões pobres, como Santiago, as igrejas pentecostais continuam a se multiplicar. E apesar de um bispo católico da linha da teologia da libertação ter sido nomeado presidente do Paraguai este ano, a tendência é que os latino-americanos socialmente desfavorecidos e pobres adotem cada vez mais o protestantismo. Cinco séculos após a região ter sido forçada a se converter ao catolicismo, o novo feriado nacional do Chile é um marco histórico.

Mas tudo tem um preço. O Chile pode até ter uma reputação ruim de exigir um trabalho diligente, mas agora o país tem 16 feriados nacionais por ano (sem contar as “pontes” em que os chilenos aproveitam para emendar os dias quando o feriado cai perto do fim de semana). Um dia de trabalho perdido vale cerca de 735 milhões em prejuízo na produtividade. Então, o governo quer aos poucos retirar dois ou três feriados dedicados à Virgem Maria.


Tradução: Homero S. Chagas


Fonte: The Economist

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Estudantes de teologia são transferidos para prédio abandonado

INDONÉSIA (47º) - Mais de mil estudantes da Escola Evangélica de Teologia de Arastamar (SETIA) no leste de Jacarta mudaram para um prédio abandonado da prefeitura depois de sua escola ter sido atacada.

Em 25 de julho, o prédio da SETIA foi violentamente atacado. A polícia não conseguiu deter os agressores, e, então, nos dois dias seguintes, o prédio foi evacuado. Os alunos foram alojados, segundo ordens do prefeito, no acampamento Bumi Perkemahan Cibubur.

O principal motivo para o ataque foi o fato dos mulçumanos daquela região se sentirem “perturbados” com a presença da faculdade cristã. Eles querem que ela mude para outra região.

Onze semanas depois, em 14 de outubro, a direção do acampamento exigiu que os estudantes deixassem o local, sendo transferidos para a ex-prefeitura.

O gerente do acampamento, Umar Lubis, enviou uma carta ao diretor da SETIA, Matheus Mangentang, no dia 6 de outubro, pedindo que os estudantes desocupassem o local antes de um evento que estava marcado para acontecer no acampamento entre os dias 18 e 27 de outubro. Umar encaminhou uma cópia da carta para Fauzi Bowo, o governador de Jacarta.

Os estudantes mudaram-se para a antigo prefeitura, mas o edifício ainda está em falta de muitas comodidades básicas, de acordo com os funcionários. Eles têm carregado água no edifício em grandes tambores de plástico para tomar banho, lavar e cozinhar.

Um membro da equipe disse que a água é lodosa e não era adequada para o banho.


Tradução: Eliane Gomes dos Santos



Fonte: Compass Direct

domingo, 9 de novembro de 2008

Ministro descarta descriminação do aborto no Brasil no curto prazo

Daniel Gallas
Da BBC Brasil em Londres

"O Uruguai deu um passo importante", disse Temporão em entrevista à BBC Brasil. "Isso é um fenômeno mundial. Na Europa, apenas quatro países não aprovam, do ponto de vista legal, o aborto."

"O Congresso brasileiro acabou de rejeitar um projeto de lei, então não existe nenhuma hipótese no horizonte curto de que essa questão esteja resolvida na sociedade brasileira."

Temporão ressaltou que "cada país tem o seu processo" e exige "uma discussão muito profunda e delicada" da sociedade.

Em julho, a Comissão de Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados, rejeitou o projeto de lei 1.135/91, que permitiria o aborto no Brasil. A proposta foi considerada inconstitucional por ferir o direito à vida.

Temporão ressaltou, no entanto, que o Brasil obteve uma "histórica vitória" no Supremo Tribunal Federal ao conseguir aprovar a autorização da realização da pesquisa com células embrionárias.

Na União Européia, apenas Portugal, República Checa, Espanha e Irlanda restringem a permissão de aborto aos casos em que há ameaça à vida ou à saúde da mãe. Nos demais países do bloco, o aborto é totalmente liberado ou permitido por motivos econômicos e sociais.

No Uruguai, um projeto de lei que permite o aborto de fetos de até 12 semanas de gestação foi aprovado nesta semana pela Câmara, mas ainda depende de aprovação do Senado. O presidente do país, Tabaré Vazquez, avisou que pretende vetar a permissão ao aborto, caso o Senado a aprove.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...