Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mais de 100 jovens cristãos são presos na última semana

EGITO (20º) - Mais de 100 adolescentes cristãos coptas foram presos pelas forças de segurança no Egito, no que a comunidade cristã considera uma pressão do governo para subestimar os recentes tiroteios que se tornaram manchetes internacionais.

Desde a semana passada, integrantes da Segurança de Estado do Egito foram até as casas de famílias cristãs e prenderam jovens coptas. De acordo com fontes locais, o número de jovens que receberam um mandado de prisão ultrapassou 100 pessoas.

Um professor de Nag Hammadi, Anwar Samuel, disse que os oficiais da Segurança foram até a casa dele por volta das 4h em busca de seu sobrinho Mohareb, que estava no Kuweit.

Depois de descobrir que Mohareb não estava lá, eles “prenderam meus outros sobrinhos, Fadi, Tanios e Wael Milad Samuel, ainda de pijamas”.

De acordo com Anwar, seus sobrinhos receberam choques elétricos.

As autoridades enganaram os adolescentes cristãos dizendo que o bispo Kirollos, de Nag Hammadi, queria que eles fossem para outro lugar, por segurança.

A comunidade copta disse que a Segurança do Estado utilizou diversas táticas, incluindo prisões, para forçar os cristãos a se “reconciliar” com os criminosos. O processo de “reconciliação” não passa de uma maneira de forçar as vítimas a deixar de lado seus direitos de registrar queixas na polícia.

Devido à atenção internacional dada ao tiroteio em Nag Hammadi, que matou seis pessoas, o governo tem pressionado muito a igreja e os coptas para que aceitem a “reconciliação”.

Tradução: Missão Portas Abertas


Fonte: Christian Post

Cristã é solta após um ano de prisão por acusações falsas





INDONÉSIA (48º) - Depois de passer quase um anon a prisão, Wilhelmina Holle (ou Ibu Holle, em indonésio), 49, recuperou sua liberdade no dia 10 de dezembro de 2009. Em uma entrevista recente por telefone, Ibu Holle fala para um representante da Portas Abertas Internacional. “Quando fui solta, tudo o que consegui fazer foi chorar e agradecer a Deus pela minha libertação”, ela conta. 


Lembrando de seus dias na prisão (saiba mais), Ibu Holle percebeu que seu amor pelo Senhor aumentou. “Eu participei de muitas atividades da igreja enquanto eu estava na prisão Masohi. Agora, eu o sirvo em uma igreja local”, conta Ibu, que enfrentou momentos de desespero durante os seus primeiros meses de detenção. O outro acusado Asmara Wasahua tentou desonrar sua fé enquanto elas estavam na prisão, mas não conseguiu. “Ela, Asmara, não foi gentil comigo”, afirma.


Ibu, uma professora de escola primária, foi falsamente acusada de difamar o islã enquanto dava aulas no dia 10 de novembro de 2008. Os rumores geraram um grande protesto e o incêndio de Letwaru, um vilarejo cristão, no dia 9 de dezembro. Ela foi presa juntamente com Asmara Wasahua, um ex-parlamentar, candidato por um partido muçulmano. Ibu admitiu as acusações, mas depois reafirmou sua inocência, em uma coletiva de imprensa. A Portas Abertas visitou Ibu Holle em 12 de abril de 2009.

“Ela ainda se lembra do dia em que a Portas Abertas foi visitá-la na prisão”, comenta um colaborador. “Ela parecia mais feliz e mais entusiasmada”. Os familiares e os amigos do escritório de defesa vieram celebrar com ela.

“Eu fiquei pensando se os vizinhos e companheiros iriam me rejeitar quando retornasse. Mas estava errada.” Os amigos muçulmanos foram até a casa dela para comemorar o Natal juntos, uma surpresa maravilhosa para a professora.

Ibu Holle recebeu uma oferta para trabalhar em outro lugar, mas ela recusou. “Eu quero cuidar das minhas crianças primeiro, e passar um tempo de qualidade com elas”. Com a ajuda de uma igreja local, ela assumiu um cargo de professora em uma escola cristã em Ambon, onde mora. No dia 11 de janeiro de 2010, Ibu Holle voltou para o que ama fazer: ensinar crianças.


Pedidos de oração


•  Louvamos ao Senhor porque Ibu Holle foi solta e pode se reunir com a família no Natal.

•  Como civil, ela teria três meses de salário para receber enquanto estava na prisão. Ela também está tentando conseguir uma carta que irá permitir que ela dê aulas em escolas públicas. Ore para que Deus aja em favor dela.

•  Vamos orar por Ambon. Essa ilha de Maluku já foi palco de muitos conflitos religiosos entre cristãos e muçulmanos entre 1999 e 2001. Os dois grupos ainda são opostos, e moram em comunidades separadas, mas há muitas tentativas de estabelecer a paz. Vamos orar para que a verdadeira paz reine em Ambon, e que o povo de Deus seja instrumento para levar reconciliação.




Tradução: Missão Portas Abertas 



Fonte: www.portasabertas.org.br

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Após terremoto, Haiti lida com as consequências da tragédia



HAITI (*) - A tragédia que se abateu sobre o Haiti, um dos países mais pobres do mundo, e destruiu parte de sua capital, Porto Príncipe, num terremoto de grande intensidade (7 graus na escala Richter, no início da noite de terça-feira, 12/1), com centenas de mortos e devastação urbana, está provocando reações imediatas de solidariedade em todo o mundo. Entre os principais grupos cristãos que atuam nesta área de envio de ajuda emergencial, três entidades já se manifestaram com pedidos de doações para envio imediato àquele país e orações. A britânica Tearfund saiu na frente e está remetendo, já no dia seguinte à tragédia (13/1), a quantia de £50,000 (cerca de 150 mil reais) para ajudar os sobreviventes. Também continua recebendo doações para ampliar esse tipo de resposta emergencial e pedindo orações em seu site.


A dor da perda ou desaparecimento de entes queridos, os ferimentos, o medo, a destruição ou dano grave de prédios e casas deixando milhares de famílias sem abrigo, a escuridão, a falta de comunicações, grande quantidade de escombros nas ruas, a necessidade de voluntários para ações de resgate, estes são os fatos que predominam no noticiário (foto: mulher ferida no terremoto. AFP).

   

   A Visão Mundial Internacional afirma que estará priorizando o cuidado de crianças e suas famílias nas áreas afetadas. E alerta para a falta de uma estrutura social no Haiti, que agrava a situação. “Perto de 80% da população vive com menos de 2 dólares por dia”. A organização humanitária menciona em seu site três formas de ajudar: “Ore pelas crianças, famílias e comunidades atingidas por esse desastre e ore pela equipe da Visão Mundial que se prepara para intervir no atendimento às necessidades”; “Doe agora para o fundo de assistência às vítimas do terremoto no Haiti”; e “adote uma criança no Haiti”.





Outra organização cristã de destaque nestas atividades de socorro emergencial a vítimas de tragédias como esta que aconteceu no Haiti, é a Compassion International. Segundo o site da entidade, eles estão estudando a situação e recebendo doações específicas para ajudar os atingidos. Prometem informações e pedem orações pela equipe, pelas crianças assistidas pela ONG naquele país, e pelos líderes da nação (Foto: capital Porto Príncipe, uma das regiões mais afetadas pelo terremoto, Reuters) .
  

Há outras opções para realizar doações:


O terremoto no Haiti causou destruição e pode ser afetado cerca de 3 milhões de pessoas, segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que alerta, porém, que o número ainda pode mudar porque ainda falta verificar muita coisa sobre a situação no país.

Quem quiser ajudar as vítimas do terremoto tem algumas opções. Como costuma acontecer depois de tragédias, podem aparecer sites falsos pedindo doações, então procure doar para instituições reconhecidas por meio do site delas.

A embaixada do Haiti no Brasil recebe doações em dinheiro por meio da conta corrente abaixo. Os recursos serão recebidos diretamente pela embaixada e administrados por ela, segundo o Banco do Brasil. Podem ser feitos depósitos ou transferências de qualquer banco e até mesmo de fora do Brasil para a conta corrente.


Nome: Embaixada da República do Haiti

Banco: Banco do Brasil

Agência: 1606-3

CC: 91000-7

CNPJ: 04170237/0001-71


Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) também recebe doações só em dinheiro. Segundo Silvia Backes, coordenadora do CICV no Brasil, a entidade não recebe outros tipos de doações, como roupas, devido à dificuldade de enviá-las ao país. Ela diz que há uma equipe de ajuda emergencial da Cruz Vermelha saindo de Genebra com toneladas de doações e com equipes de médicos.

Para doar ao CICV, use a conta corrente abaixo:


Nome: Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Banco: HSBC

Agência: 1276

CC: 14526-84

CNPJ: 04359688/0001-51


O Movimento Viva Rio informou que abriu uma conta para receber doações que serão usadas para compra de alimentos, água e medicamentos.

Presente desde 2004 no Haiti, o Viva Rio mantém uma equipe de mais de 400 pessoas trabalhando nos projetos, sendo nove brasileiros. Doações podem ser feitas na conta:


Nome: Movimento Viva Rio

Banco: Banco do Brasil

Agência: 1769-8

CC: 5113-6

CNPJ: 00343941/0001-28


Informações sobre cidadãos brasileiros no Haiti podem ser obtidas no Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty, nos telefones abaixo:


(61) 3411-8803

(61) 3411-8805

(61) 3411-8808

(61) 3411-8817

(61) 3411-9718

(61) 8197-2284



Pedidos de oração


A ajuda mais importante que nós, cristãos, podemos dar é nossa oração. Essas pessoas precisam receber a força, paz e consolo de Deus para que possam passar por esse momento difícil.




Com informações da Agência Soma e G1








Fonte: Agência Soma




quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Violência continua no Egito após tiroteios na véspera de Natal

EGITO (20º) - Diversos cristãos foram atacados na noite de 8 de janeiro, na cidade do sul do Egito, Nag Hammadi, no mercado principal e na região de “Bein el Mehatat”. A violência também se espalhou para a cidade vizinha, Bahgoura.

O fato foi relatado por Mary Abdelmassih, da Agência de Notícias Internacional Assíria (AINA).

“Os muçulmanos utilizavam espadas, cilindros de gás butano para explosões e coquetéis Molotov para assaltar e incendiar casas, lojas e carros de coptas.”

“Mary Om Boktor Kyrollos, uma viúva copta de Bahgoura, faleceu de intoxicação por causa da fumaça, pois sua casa foi incendiada quando ela estava dentro. Ela foi enterrada no dia 9 de janeiro de 2010.”

O pastor Misaeel, da igreja de Bahgoura, afirmou que a violência começou na sexta-feira, por volta das 20h. Em Bahgoura, a 3 km de Nag Hammadi, onde ocorreu a maior parte dos ataques, os moradores confirmaram que os suprimentos de água e energia elétrica foram cortados durante a noite.

“Brigadas de incêndio chegaram 90 minutos mais tarde, e os veículos estavam com os tanques vazios”, conta uma testemunha ocular.

Outra testemunha disse que os criminosos gritavam que “Alá é grande” e que “Não há deus além de Alá” enquanto destruíam, roubavam e incendiavam a propriedade dos coptas.

“Quando as forças de segurança do Estado não estavam presentes, os muçulmanos destruíam tudo, mas quando a polícia chegou, eles desapareceram. Ninguém foi preso, e eles puderam ir embora normalmente.”

A falta de segurança foi confirmada por outras testemunhas. “Todos os coptas estão com medo, e não querem sair de suas casas.”

Tradução: Missão Portas Abertas 

Fonte: ANS

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ex-muçulmanos são atacados e recebem ameaças de morte

ÍNDIA (26º) - A agência de notícias International Christian Concern informou que, no dia 18 de dezembro de 2009, muçulmanos fanáticos em Nutangram, Bengala Ocidental, atacaram os cristãos que haviam se convertido do islamismo e ameaçaram queimá-los vivos se não voltasse para sua religião anterior.

Os fanáticos agrediram verbalmente os membros do Khoda-E- Jamat Ibadat Khana (Centro de adoração/ Igreja para ex-muçulmanos) e também ameaçaram incendiar suas casas.

Os muçulmanos também organizaram um boicote social contra os cristãos, e forçaram todos os comerciantes da região a não vender nada para os cristãos e não permitir que eles tivessem acesso à água. Eles também disseram para que os familiares muçulmanos não permitissem que os parentes cristãos usassem o banheiro.

No dia 19 de dezembro, os cristãos registraram uma queixa na delegacia de Nurshidabad. Quando visitaram o local, viram que eles falavam a verdade.

Uma fonte afirma: “O último ataque deixou os 100 membros da igreja abalados”. Depois que a polícia conversou com os agressores e os alertou a não perturbarem novamente os cristãos, a região ficou em paz novamente.

Ore pelos ex-muçulmanos que se converteram ao cristianismo. A perseguição a eles ainda é mais intensa que o comum.

Tradução: Luis Felipe Carrijo Silva

Fonte: International Christian Concern


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cristãos são mortos após culto de Natal





EGITO (20º) - Apesar das ameaças de Muçulmanos em uma região do Egito afetada pela violência sectária, a polícia se negou a aumentar a segurança para o culto de véspera de Natal no dia 6 de janeiro, e seis cristãos foram mortos a tiros depois de saírem da igreja. 

Três homens, provavelmente muçulmanos, incluindo um com ficha na polícia, estavam em um carro quando dispararam contra os cristãos coptas que estavam no culto da igreja Saint John, em Nag Hammadi, 455 km ao sul do Cairo. Um segurança muçulmano também foi morto, e outros nove cristãos ficaram feridos, três em estado grave. 

Os coptas, juntamente com outras comunidades ortodoxas, comemoram o Natal no dia 7 de janeiro. 

O primeiro suspeito de ter atirado com o rifle automático é um morador local, chamado Mohammed Ahmed Hussein. Os líderes religiosos disseram que ele não foi preso por seus crimes anteriores por ser protegido pelos oficiais do Partido Democrático Nacional. 

Mohammed atirou enquanto o carro estava em movimento. Um oficial de segurança afirmou que os que foram mortos estavam a 200 metros da entrada da igreja. 

O líder da igreja disse que alguns membros de sua congregação receberam ameaças por telefone, dizendo que os muçulmanos “iriam vingar um crime anterior durante as celebrações de Natal”. 

Após esse ataque, o atirador continuou a agressão a outros coptas em outras partes da cidade. Milhares de coptas protestaram nas ruas de Nag Hammadi a falta de segurança em relação aos ataques dos muçulmanos. 

Estima-se que 5.000 cristãos estiveram presentes ao funeral das seis vítimas. 

Manifestantes muçulmanos atiraram pedras nos carros durante o funeral. 


Tradução: Missão Portas Abertas 


Fonte: Compass Direct
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...