Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Protestos de muçulmanos interrompem construção de igreja


BANGLADESH (43º) - As autoridades em Bangladesh pediram uma paralisação de cinco meses na construção de uma igreja no norte do país, com medo de muitas conversões. Dizem que eles logo aprovaram o recomeço da obra.

Forkan Al Mashi, 55, pastor da Calvary Ishai Fellowship, começou a construção do templo no início de novembro de 2008 em Palashbari Mondol Para, a 350 quilômetros da capital Dhaka.

Malshi disse que, incitados pelos líderes do Jamaat-e-Islami, mais de 100 muçulmanos se reuniram em uma mesquita para protestar contra a construção da igreja.

Os aldeões queriam demolir o prédio, que já estava com os quatro pilares e o piso completos. Quando soube desses planos, Mashi avisou a polícia.

“Eu informei a polícia e instantaneamente dois pelotões (cerca de 25 policiais) se posicionaram perto do prédio. Alguns dos policiais foram até a mesquita para persuadir os muçulmanos a não demolirem os pilares e o piso do templo em construção”, disse Mashi.

Um oficial de polícia afirmou que os muçulmanos estavam preocupados com o número de conversões do islã para o cristianismo que haveria se a igreja fosse concluída.

“A obra da igreja foi interrompida pelo protesto dos muçulmanos locais. A população diz: ‘Porque deve haver igrejas em uma área predominantemente muçulmana?’. Um policial declarou: ‘Essa é a primeira igreja na área. Os moradores protestaram porque pensaram que haveria muitas conversões, e a igreja viraria o centro da vila".”

“Os cristãos nesse país têm o direito de praticar sua religião e de construir igrejas. Penso que a permissão será dada em breve pelo conselho da cidade. Se alguém protestar contra a construção, nós iremos protegê-la”, afirmou um oficial.

Depois que os muçulmanos protestaram, o prefeito parou com a obra. Normalmente, os moradores precisam de uma permissão para construir suas casas.

“Os muçulmanos locais apelaram para todos os níveis da sociedade para interromper a construção da igreja na vizinhança. Eles não querem que eu trabalhe para a expansão do reino de Deus aqui, e persuadiram o conselho da cidade para pararem com a obra. O prefeito me disse que como não tinha o plano de construção e a permissão necessários, teria que interromper a construção.”

Um dos membros do conselho disse que Mashi não precisava de autorização para construir sua pequena igreja. O prefeito garante que a construção poderá ser reiniciada em breve.

A Constituição de Bangladesh garante a liberdade religiosa.

Tradução: Deborah Stafussi

terça-feira, 7 de abril de 2009

Portas Abertas protesta contra resolução da ONU sobre difamação religiosa


INTERNACIONAL - Em 26 de março, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) votou em favor de uma proposta feita por países muçulmanos, pedindo a aprovação de leis contra a difamação das religiões.

A resolução exige que os países ofereçam “proteção contra atos de ódio, discriminação, intimidação e coerção que resultem da difamação religiosa e do incitamento ao ódio religioso em geral”.

Segundo a Associated Press, nações islâmicas argumentaram que as religiões, em particular o islamismo, devem ser protegidas de críticas nos meios de comunicação e em outras áreas da esfera pública. Como exemplos de liberdade de expressão inaceitável, essas nações mencionaram as críticas ocidentais contra a sharia (lei islâmica) e as charges depreciando Maomé, o fundador do islamismo.

A Portas Abertas Internacional (ODI) e mais 180 ONGs de mais de 50 países assinaram uma declaração na semana passada, protestando contra a aprovação da resolução. A preocupação é que essa resolução seja usada para justificar leis antiblasfêmia e anticonversão e para restringir liberdade de expressão, credo e imprensa.

O diretor de Ações Institucionais da ODI Arie de Pater acrescenta: “Qualquer afirmação positiva sobre nossa própria religião, exceto pelo islamismo, pode ser considerada difamatória, deixando mais vulneráveis ainda as minorias religiosas de países islâmicos”.

Ele afirma que essa resolução quer proibir afirmações que liguem o islã ao terrorismo. Em vez de condenar atos de terrorismo, países islâmicos querem proibir que se toque no assunto.

O departamento de Ações Institucionais da Portas Abertas está atuando em conjunto com outras ONGs para que, dentro da ONU, combatam essas ameaças à liberdade de expressão, imprensa, consciência e, finalmente, mas não menos importante, religião.

“Essa resolução parece boa no papel; mencionado tolerância e harmonia. Mas ela pode levar os cristãos em todo o mundo à marginalização. Cada cristão deve ter a liberdade de viver sua fé e também de discordar”, afirma o diretor da Portas Abertas EUA, Carl Moeller.

A Comissão de Direitos Humanos da ONU é dominada por países muçulmanos e africanos. Segundo a Associated Press, resoluções como essa não são regras. Elas têm o objetivo de funcionar como recomendações para os países membros da ONU acerca de questões sobre direitos humanos .

Tradução: Texto traduzido pela fonte

http://www.portasabertas.org.br/

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Fórum em Brasília debate valores Cristãos

Entre os dias 20 e 21 de abril (feriado de Tiradentes) Brasília (DF) receberá o maior fórum de Discussões sobre a Ação Política em Defesa dos princípios cristãos já realizado no Brasil. O Fenasp (Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política), em parceria com a Lidere e a Frente Parlamentar Evangélica, promove a 1ª Conferência Profética em Defesa da Vida e da Família. O evento que acontece no pavilhão de feiras e exposições do Parque da Cidade – Expo Brasília- deve receber cerca de 50 mil pessoas. Autoridades políticas e eclesiásticas como os senadores Magno Malta e José Sarney; e os deputados Robson Rodovalho e Manuel Ferreira, confirmaram presença.

A conferência irá debater temas de interesse comum à sociedade e relacionados à defesa dos princípios cristãos através de organismos políticos. Entre os painéis assuntos como: Política Internacional, Saúde e Sociedade, Projetos de Lei, O Papel da Igreja e da Família na Sociedade. Encerrando os debates haverá uma concentração na Esplanada dos Ministérios, com a apresentação musical do cantor Lázaro e do grupo Trazendo a Arca.

“Acredito que chegou o momento do Brasil e especialmente a liderança evangélica se inteirar de todos os problemas que estão acontecendo nos bastidores da política nacional. Se quisermos mudar os rumos da nossa nação o primeiro passo a ser dado é a oração. O segundo, e prático, é bloquear as leis injustas, criando leis mais justas com orientação bíblica. Não adianta a igreja somente orar. A própria palavra “oração” inclui clamar e agir. A Igreja não pode ser essencialmente política, mas também não pode continuar omissa aos problemas que afligem nossa sociedade”, afirma o presidente do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), pastor Jorge Linhares. Desde sua fundação, em 2001, o fórum tem propósito de ser um canal na sociedade em defesa da família, articulando a unidade e a conscientização política como instrumento de ação das organizações cristãs.

Em sua primeira Conferência Profética, o Fenasp contará com a participação de representantes da política nacional, entre eles os senadores José Sarney e Magno Malta, e os deputados João Campos e Henrique Afonso. Também participarão da conferência os preletores internacionais doutor Francisco Contreras, diretor do Hospital Oasis Of Hope na cidade de San Diego e um dos líderes mundiais na pesquisa e tratamento do câncer; e ainda Mike Murdock, palestrante motivacional americano, autor de 160 livros relacionados à sabedoria. Também estão confirmados como preletores os líderes cristãos Renê Terra Nova, Robson Rodovalho, Vilarindo Lima, Manuel Ferreira e o presidente da Fenasp, Jorge Linhares.

Para quem deseja participar do evento, em virtude da comemoração dos 49 anos de inauguração de Brasília, haverá desconto nas passagens de avião e hospedagens.

Serviço:
Fenasp (Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política)
Conferência Profética 2009 - Em Defesa da Vida e da Família
Data: 20 e 21 de abril em Brasília (DF)
Local: Pavilhão de Feiras e Exposições do Parque da Cidade – ExpoBrasília
Realização: Fenasp, Lidere e Frente Parlamentar Evangélica
www.fenasp.com/conferencia
Fonte: EBF Eventos / Gospel+

Cristãos palestinos pedem socorro

Em visita à Terra Santa, delegação ecumênica verifica difíceis condições de vida do segmento.

Líderes de diferentes igrejas cristãs reuniram-se com uma delegação ecumênica do Conselho Mundial de Igrejas (ICC, na sigla em inglês) que visitou a Terra Santa durante sete dias para tratar da “difícil situação” dos cristãos na palestina. Chamada de “Carta Viva”, a pequena comitiva do ICC esteve com o patriarca ortodoxo grego Teófilo III, o patriarca latino Fouad Twal, o bispo luterano Munib Younan, e o pastor Robert Edmunds, representante do bispo anglicano Suheil Dawani. A iniciativa visa a expressar a solidariedade da família ecumênica a cristãos de locais onde o exercício da fé é restrito ou mesmo proibido.


Os dirigentes cristãos denunciaram que a situação da população palestina é cada vez pior. Há cada vez menos cristãos palestinos vivendo em Israel e nos territórios da Cisjordânia e Faixa de Gaza. Segundo os líderes, um dos fatores que contribuem com as elevadas taxas de emigração dos cristãos palestinos é o que chamam de políticas discriminatórias, como a demolição de casas para dar lugar a assentamentos israelenses, as elevadas taxas de desemprego e a violência dos colonos judeus.

“Há um amargo sentido de impotência entre os cristãos da Palestina depois de 60 anos de ocupação”, lamenta o patriarca Twal. “Seguimos orando”, afirmou o clérigo, “e cremos no poder da oração. Temos esperança na nova administração dos Estados Unidos, mas necessitamos que todos os países nos apóiem”, apelou ao grupo.
Para Teófilo III, uma forte presença cristã na Terra Santa é extremamente importante. O grupo do ICC, no entanto, verificou que a população de cristãos palestinos decresce a cada dia.

“A vida torna-se cada vez mais difícil para os palestinos que vivem sob ocupação de Israel. O trabalho das igrejas está submetido a uma pressão crescente e necessita desesperadamente de apoio”, diz o relatório do grupo. “Os cristãos necessitam de apoio moral, necessitam sentir que não estão sozinhos. Uma contribuição muito importante ao processo de paz é a educação, quer dizer, iniciativas que permitam aos jovens se unir, conhecer os respectivos símbolos religiosos e eliminar preconceitos”, destacou Teófilo III.


(Fonte:Zenit)

Pastor quer proibir santos em capela de órgão público no Piauí

Uma disputa mais por direitos iguais do que religiosa. É o que promete o presidente da Associação Evangélica Piauiense - AEPI -, pastor Robson da Silva. Ele promete reivindicar que capelas construídas em órgãos públicos não recebam imagens sacras católicas, como santos. O assunto, que promete polêmica, será motivo de requerimento ao Ministério Público e Procuradoria do Estado.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online
Para o pastor, as capelas foram criadas como ecumênicas, e com recursos de cidadãos de qualquer religião. “As repartições públicas tem as capelas ecumênicas, mas a maioria delas é tomada por símbolos religiosos da igreja católica. Uma religião que não defende os seus atos não pode ocupar essas capelas”, explica Robson, frisando que legalmente o Brasil é um Estado laico, apesar da maioria católica.

“Não é ser contra os católicos, é reivindicar nossos direitos, porque a capela foi construída com o dinheiro de todos”, acrescenta o pastor, citando exemplos como a capela da Assembléia Legislativa, do Detran, Secretaria de Educação, e até a do Hospital Getúlio Vargas, que está de reforma. “Ela não é só dos católicos, e estamos defendendo que ela não receba nenhum símbolo após a reforma. O espaço é para ser usado por todas as religiões”, afirma Robson da Silva.

O pastor consultou um advogado que deve elaborar o requerimento ainda nesta semana.
Fonte: Fonte: Cidade Verde / Gospel+
Via: Notícias Cristãs
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...