Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pastor e dois cristãos são torturados pela polícia

BANGLADESH (43º) - Atendendo a provocações de líderes muçulmanos locais, a polícia no oeste de Bangladesh torturou um pastor e outros dois cristãos por proclamarem Cristo.

Habibur Rahman, 45, pastor da Igreja Boalia Spiritual (Boalia Ruhani Jamat), no distrito de Cuadanga, disse que estava indo se encontrar com outras pessoas para a reunião mensal sobre evangelismo, quando a polícia o atacou e o agrediu, e também a Zahid Hassan, 25, e outro cristão identificado como Fazlur.

A primeira pergunta do comandante foi: “Por que você se tornou cristão?”.

“Fazendo uso de palavras difíceis, o comandante me acusou de ensinar a Bíblia e converter pessoas naquela área”, contou o pastor.

Em maio, o delegado de polícia havia ameaçado agredi-lo em um culto, mas não foi bem informado quanto ao horário, e não conseguiu seus objetivos, diz Rahman.

A polícia arrastou os homens para um veículo próximo e os transportou para o acampamento da polícia, em Shamyunagar.

“Os policiais nos disseram: ‘Ensinaremos vocês a esquecer Cristo’, enquanto nos arrastavam para o automóvel.”

Quando chegaram ao acampamento, os oficiais os vendaram e os levaram para salas separadas.

“Eu ouvia gritos horripilantes vindo das outras salas. Estava sentado no chão, vendado. Não conseguia compreender o que estava acontecendo ao meu redor. Depois, os policias vieram até minha sala, chutaram minha nuca, e minha cabeça bateu contra a parede; eles também deram golpes em minha cintura”, relata o pastor.

Ordenando que ele dissesse quantas pessoas haviam se convertido para o cristianismo, o comandante afirmou que o chutaria o mesmo número de vezes. Os oficiais falaram para o pastor clamar por Jesus, afirmando que queria ver como Jesus iria salvá-lo.

“Enquanto nos agredia fisicamente, a polícia nos garantiu que não haveria cristãos naquela área. Eles feriram nossas mãos, lábios, coxas e rostos com cigarros. Nos agrediram com paus. Foi assim durante uma hora.

Os policiais disseram para Rahman admitir o que quer que fosse que ele já havia feito de errado na vida. Quando os homens chegaram na delegacia de Boalia na manhã seguinte, dezenas de cristãos esperavam para conseguir a libertação.

Eles diziam: “Também somos criminosos, porque acreditamos em Cristo como Habibur Rahman e os outros dois homens. Se vocês não os soltarem, então devem nos prender também”.

Os três homens só foram libertos à noite.

O pastor Rahman afirma: “O chefe administrativo disse que ninguém deveria interferir na religião do outro, mas no momento não podemos ir à igreja para cultuar. Entramos nos templos vivos, mas voltamos para casa mortos”.

Tradução: Portas Abertas

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Instituto Humanitas promove debate sobre religiões do mundo

O islamismo, judaísmo, hinduísmo, budismo, cristianismo, as religiões chinesas e tribais serão estudadas, de agosto a setembro, por universitários, pesquisadores, professores e religiosos no programa “Religiões do Mundo”, promovido pelo Instituto Humanitas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Fundação Ética Mundial.

ALC
quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O que o bispo Oscar Romero, de El Salvador, o pastor luterano Dietrich Bonhoeffer, da Alemanha, e o defensor dos Direitos Humanos, pastor Martin Luther King, dos Estados Unidos, têm em comum?

“Todos eram cristãos convictos, atuaram sem violência em favor de seus semelhantes e todos eles foram assassinados de forma brutal. Com isso, na verdade, tornaram-se semelhantes a quem era para eles o modelo em sua vida, sofrimento e luta: Jesus de Nazaré”, responde o líder da Fundação Ética Mundial, o teólogo Hans Küng.

O judaísmo será a primeira das grandes manifestações de fé que estará na pauta do “Religiões do Mundo”, no dia 7 de agosto. A reflexão sobre o cristianismo, agendada para o dia 21 de agosto, terá a participação do presidente do Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria (Ceca), o reverendo anglicano Jessé Castro Ramos, e do pastor evangélico-luterano Joe Marçal Gonçalves dos Santos.

No evento serão apresentados sete documentários gravados nas grandes capitais religiosas do mundo e apresentados por Küng.

Existem traços comuns na ética de várias religiões e na filosofia. Um exemplo dessa constante nas religiões é a chamada “regra de ouro”, que perpassa os fundamentos das grandes tradições religiosas mundiais.

“Não se deve agir em relação ao outro de um modo que seja desagradável para si mesmo: é esta a essência da moralidade”, prega o hinduísmo.

O budismo indaga: “Um estado que não é agradável ou aprazível para mim também não será para ele; e como posso impor ao outro um estado que não é agradável ou aprazível para mim?”

A regra de ouro do judaísmo reza: “Não faças aos outros o que não queres que façam a ti”. No islamismo, essa regra ganha a seguinte redação: “Ninguém é crente enquanto não desejar a seu irmão o que deseja para si mesmo.”

De modo semelhante o cristianismo prega: “Tudo aquilo que quereis que os homens façam a vós, fazei-o vós mesmos a eles.”

O programa “Religiões do mundo” quer fomentar o debate e a reflexão sobre a ética que está presente nas grandes tradições religiosas diante dos desafios éticos e sociais de hoje.

Após as apresentações e os debates, chefs, professores e alunos do curso de Gastronomia da Unisinos vão apresentar, para degustação, pratos típicos de cada cultura onde as grandes religiões do mundo tiveram origem.

Além do espaço da Unisinos, as apresentações e os debates sobre a ética das grandes religiões do mundo também serão levadas a Porto Alegre, na Casa de Cultura Mário Quintana, com o primeiro enfoque, sobre o judaísmo, no dia 20 de agosto.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Exibição de filme cristão é interrompida por adolescentes bêbados

ÁSIA - Recentemente, a projeção de um filme cristão foi interrompida quando um grupo de adolescentes ameaçou agredir fisicamente os missionários envolvidos no evento.

O vilarejo onde o filme estava sendo exibido tem mais de 100 casas, mas nenhum cristão. O povo é conhecido por um sentimento anticristão, principalmente entre os jovens, e os missionários não podem realizar visitas. No entanto, o chefe do vilarejo permitiu que os missionários da Gospel for Asia, Badal Ahuja e Caleb Saini, exibissem um filme sobre a vida de Jesus Cristo.

Eles traduziram o diálogo para o idioma local e reuniram uma multidão de cerca de 300 pessoas. A resposta foi positiva, até que os adolescentes chegaram bêbados e prontos para brigar.

“Eles disseram para os missionários pararem o filme ou iriam agredi-los. Então, eles disseram que se houvesse qualquer outro filme que não fosse cristão, permitiriam que os missionários o exibisse.”

Com a segurança em jogo, e sem possibilidade de continuar o evento, os missionários desmontaram seus equipamentos e deixaram o vilarejo.

Ore para que o trecho do filme que foi exibido desperte um interesse por Jesus entre os moradores do vilarejo. Ore por sabedoria e proteção para Badal e Caleb, enquanto continuam a ministrar nessa área.

Tradução: Portas Abertas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...