Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Casas de cristãos são marcadas para possível ataque

TURQUIA (39º) - Alguns dos edifícios nos distritos cristãos tradicionais de Feriköy e Kurtulus foram marcados com sinais verdes e vermelhos. Aparentemente, eles foram feitos para indicar os prédios habitados por armênios e gregos. As marcas acompanham diversas queixas de cristãos sobre o aumento na perseguição, segundo Sehabat Tuncel, integrante do parlamento.

Besir Atalay, ministro do interior, está sendo forçado a responder essas alegações. “Quem colocou essas marcas?” é apenas uma das questões feitas pela imprensa. O ministério também deverá deixar claro se a polícia recebeu ordens para iniciar uma investigação.

As marcas nas casas cristãs em Istambul são um lembrete do massacre contra as minorias cristãs em setembro de 1955. Naquela época, casas e lojas foram marcadas por ativistas nacionalistas. Os conflitos sangrentos, com dezenas de mortos em Istambul e Izmir foram iniciados pelo conflito em Chipre. No entanto, a verdadeira razão foi a busca por bodes expiatórios em um momento de um recesso econômico na Turquia.

Ore pelos cristãos turcos, para que a violência e os ataques de 1955 não se repitam. Ore para que o Senhor proteja suas casas e estabelecimentos de qualquer ataque anticristão.


Tradução: Portas Abertas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Igreja recebe ordem de interromper construção

ETIÓPIA (45º) - As autoridades do município de Werabe ordenaram a demolição da igreja Kale Hiwot, ainda em obras, em três de março. A explicação dada para a ordem foi que a igreja estava sendo construída em uma área residencial.

“Quase todos os outros prédios religiosos [naquela região] são edificados em meio às bairros residenciais. Tanto mesquitas como outras igrejas podem ser encontradas nas zonas residenciais. Como podem tentar aplicar essa lei só a nós [cristãos protestantes]?”, indagou um líder da igreja, exasperado. “Sempre é uma luta quando solicitamos a ação das autoridades para qualquer necessidade. Elas raramente cooperam.”

Em busca de um lugar de culto, esses protestantes encontraram muitos obstáculos. Inicialmente eles pediram um terreno ao governo, mas desistiram. Resolveram então comprar um pequeno lote de um cidadão.

A prefeitura não objetou durante a transação. A posse da terra foi legalmente transferida à igreja Kale Hiwot e então a construção do saguão e das dependências da igreja começou. Agora a prefeitura exige que o lote seja devolvido ao proprietário original.

Em reação à ordem, os líderes da Kale Hiwot fizeram um apelo. O caso foi rejeitado. Em seguida, a igreja apelou ao Comitê do SNNP do Estado de Awasa. Ela ainda espera a resposta.

Se a igreja não vencer o apelo, ela não terá outra escolha, senão demolir a construção dentro do prazo determinado pela decisão.

Apesar do apelo às autoridades superiores, os oficiais de Werabe continuam pressionando a liderança da igreja a demolir a construção imediatamente, ameaçando-a de punições.

Os líderes creem que a presença da igreja na região é uma ofensa à comunidade e aos muçulmanos de lá.

As igrejas protestantes comumente têm de batalhar para obter um terreno onde construir seu templo e cemitério.

Pedidos de oração

1. Interceda pelos cristãos em Werabe, que sofrem oposição dos muçulmanos na área. Peça a Deus para fortalecê-los e protegê-los. Ore para que não se sintam desencorajados, mesmo se perderem a apelação e forem obrigados a servir a Deus às escondidas.

2. Ore para que os líderes do governo compreendam que a Constituição da Etiópia garante liberdade religiosa. Que eles entendam que têm a responsabilidade de tratar os cidadãos com igualdade, independente do contexto de cada um.

Tradução: Texto traduzido pela fonte / www.portasabertas.org.br

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Jovens de Cristo no mundo em crise

Daniel da Rocha Borges

Encerra-se neste domingo (30/08/09) o Congresso da Juventude que tem por tema: “Jovens de Cristo no mundo em crise”. Esse e um tema contemporâneo, o qual nos faz refletir sobre os vários problemas que vivemos em nosso dia a dia, independentemente da faixa etária na qual estamos encaixados.

O mundo tem sido assolado por varias crises, e obviamente o nosso país não só vive como também sofre as conseqüências de algumas dessas crises. Mas para termos a real noção do assunto que estamos tratando, seria propício entendermos primeiramente o significado da palavra “crise”, qual seja: Momento crítico ou decisivo, conjuntura perigosa, situação anormal e grave. Uma vez esclarecido o conceito, o próximo passo é compreendermos como lidar com as crises e, se possível, como evitá-las.

Toda crise tem uma origem, ou seja, para que exista é necessário uma causa ou um motivo, e é muito simples percebermos isso; basta apenas verificarmos os noticiários. A crise econômica e financeira teve como causa principal gastos excessivos, incentivados pela baixa dos juros, os quais tinham como caução hipotecas de imóveis, que ao longo do tempo sofreram depreciações. Tudo isso gerou uma desconfiança no mercado financeiro, resultando no congelamento dos investimentos. Até a presente data não se conseguiu ainda reparar totalmente os estragos e nem recuperar o mesmo ímpeto econômico de outrora.

A pandemia da “gripe suína” (A H1N1) por sua vez instaurou uma crise ainda maior e nosso já precário sistema de saúde brasileiro.. Essa crise tem como causa a ineficácia da fiscalização das fronteiras e a falta de estrutura nos hospitais para lidar com a nova gripe. Tudo isso resultou em inúmeras mortes e um descontrole quanto à transmissão do vírus.

Como podemos perceber, é bem mais fácil evitar as crises do que tentar contorná-las, haja vista que, nos casos supracitados, não se obteve até agora o sucesso integral quanto à solução delas.

É bem verdade que aos jovens são apresentadas muitas crises, como por exemplo – crise de relacionamento com seus pais, crise no namoro, crise de identidade sexual, crise de identidade profissional, crise espiritual, entre outras. E bem aventurado será aquele que conseguir dar fim as causas dessas crises, evitando assim suas conseqüências.

Para nós, jovens cristãos, o segredo para evitarmos as causas e origens de crises avassaladoras está consubstanciado na palavra de Deus. Em Eclesiastes 12.1 diz: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”. O segredo é colocarmos tudo sob o controle de Deus.

Portanto, diante das crises que sobrevenham Dante de nós, ressalta-se ainda a importância e a necessidade de tomarmos uma posição fundamental na exortação que Paulo escreveu aos Romanos em seu capítulo 12, verso 1: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

É desejo meu que todos nós, jovens da Igreja Batista do Parque São Basílio, possamos alicerçar nossas vidas nesses versículos, e que com a ajuda do nosso Senhor Jesus Cristo, sejamos uma juventude fortalecida e fundamentada no amor de Deus, que está em Cristo Jesus.

(Daniel da Rocha Borges é Vice-Presidente da Unijovem da IBPSB)

Tribunal absolve um dos responsáveis por violência em Orissa

ÍNDIA (22º) - Manoj Pradhan foi absolvido em uma das 14 acusações contra ele, que é um dos líderes na violência contra os cristãos em Orissa. O tribunal local o absolveu por “falta de evidências”. A decisão da justiça causou confusão entre os ativistas cristãos, que dizem ser outra demonstração da “falta de ação” do governo em “punir os responsáveis” pela violência.

Manoj Pradhan, um ativista de direita pertencente ao partido hindu Bharatiya Janata Party (BJP) e recentemente eleito à Assembleia Legislativa de Orissa, é acusado de 14 atos de violência, incluindo sete assassinatos de cristãos. Um está relacionado a um incêndio criminoso no vilarejo de Pisamaha, em 27 de agosto de 2008, no qual muitas casas de famílias cristãs foram destruídas. Gutia Digal, morador do vilarejo, registrou uma queixa contra Manoj. No julgamento, o tribunal decidiu inocentá-lo porque as evidências eram insuficientes para emitir um veredicto.

Houve uma grande reação de Sajan K. George, presidente da Global Council of Indian Christians (GCIC), que fala da “Inércia da administração ao ver a injustiça cometida pelas atrocidades feitas contra os cristãos”. Ele denuncia “a liberdade desfrutada pelo Sangh Parivar, um movimento nacionalista hindu” em atacar e matar cristãos, queimando e destruindo casas e propriedades em Kandhamal, onde muitos dos culpados ainda vivem “livres e impunes”.

Novamente, o GCIC pede “justiça” e que “medidas sejam tomadas” contra aqueles que querem “intimidar os cristãos a não testemunharem” nos acontecimentos em Orissa. “O Estado é falho em sua tarefa mais importante: a de garantir a segurança e a justiça. O GCIC tem uma lista de 123 pessoas que foram mortas (o número total de mortes supera os 500) durante a violência anticristã”.

Sajan K. George também aponta a “compensação inadequada” e “atraso em massa” na restituição para as vítimas da violência, e possíveis casos de “oficiais corruptos” no governo no estado.

A Portas Abertas está realizando uma campanha de Ações Institucionais para os cristãos que ainda sofrem um ano depois da onda de violência em Orissa. Acesse a página especial e participe.

Tradução: Portas Abertas
Fonte: AsiaNews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...