Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pastor que servia em área dominada por extremistas é preso

ÍNDIA (22º) - Um pastor apoiado pela Gospel for Asia, Akash Rao, foi preso no dia 9 de junho, e ainda está sob custódia da polícia. Akash serve ao Senhor em uma área dominada por um grupo político extremista, e é uma das 10 pessoas presas por suspeitas de fazer parte de um grupo que trafica armas ilegalmente.

É comum que trabalhadores cristãos em áreas de tensão política sejam presos em meio ao conflito. Apesar dos grandes desafios, Akash serve ao Senhor em seu vilarejo nos últimos cinco anos. Mais de 20 pessoas que encontraram a paz de Cristo em meio ao conflito estão frequentando a igreja desse pastor.

Ore para que Akash seja inocentado e solto. Ore também para que os trabalhos evangelísticos nessa área não sejam afetados, e para que a família de Akash e os membros de sua Igreja permaneçam firmes durante este tempo difícil.

Tradução: Portas Abertas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Educação Teológica no século XXI

Ao celebrar os 120 anos de educação teológica metodista, os líderes da igreja refletiram sobre o tema "Para que serve a educação teológica?" na 58ª Semana Wesleyana da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, que aconteceu no início da primeira quinzena do mês de maio.

O conferencista da noite de abertura do evento, Reverendo Zwinglio Motta Dias, pastor da Igreja Presbiteriana Unida e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, respondeu à pergunta: "Deus quer salvar sua criação, sua grande obra. O que o Senhor cheio de compaixão diria diante da destruição ambiental, violência, guerras, crise econômica...? É disso que trata a educação teológica", disse o professor, que terminou sua preleção lembrando da ação social dos profetas e do provérbio que diz: “Não havendo profecia, a sociedade se corrompe”. (Provérbios 29.18).

Zwinglio questionou a posição dogmática das igrejas diante dos desafios da sociedade. Ele disse que as igrejas têm respondido tardia e timidamente aos desafios da sociedade. “Temos nos ocupado de problemas menores. Oferecemos respostas do passado a problemas presentes”, criticou. Reportando-se aos tempos de implantação do protestantismo no Brasil, o conferencista lembrou que as instituições eclesiásticas aqui implantadas reproduziram o modelo eclesial elaborado em outras latitudes sem se perguntarem se ele valia para nossa realidade. “A cultura gospel é um exemplo claro de religiosidade importada”.

"Temos que ler a Bíblia a partir de nossa vida, de nossas experiências concretas", disse ele. "O pastor não pode ser um mero repetidor de rudimentos da mensagem cristã", afirmou, ressaltando que a teologia se faz no encontro com o cotidiano: “Deus não tem endereço certo. Trabalha em todo lugar em que os seres humanos lhe dão oportunidade. Deus pode perfeitamente ser encontrado na Igreja. Mas nem sempre a Igreja quer sua companhia. Ele é muito exigente, quer tirar a Igreja de sua acomodação. Seu campo preferencial de trabalho é o mundo. Wesley já sabia disso ao afirmar que sua paróquia era o mundo”, disse Zwinglio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de SP. Reportagem: Suzel Tunes. Foto: Luciana de Santana.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...