Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Akinola critica a América por promover uma sociedade sem Deus

O Arcebispo Anglicano Conservador Peter Akinola da Igreja da Nigéria criticou organizações de liberdade civis, especialmente as dos Estados Unidos, por promoverem uma sociedade sem Deus através da eliminação das referências religiosas em público.

Akinola, conhecido pela sua liderança conservadora no cisma Anglicano, realçou que os símbolos e frases Cristãs históricas têm vindo a ser cada vez mais removidos na sociedade Americana, como a substituição de “Feliz Natal” por “Boas Festas” em materiais impressos.

“Os pais fundadores dos Estados Unidos da América inseriram ‘In God we trust’ nas suas moedas mas os agentes anti-Cristãos modernos, estão determinados a apagar Deus não apenas do dinheiro Americano, mas também de todos os domínios públicos, incluindo as escolas, em nome das liberdades civis,” disse ele, de acordo com o jornal Daily Trust na cidade de Abuja, capital da Nigéria.

Ele descreveu tais acções como “agentes do anti- Cristo determinados a destruir o Cristianismo.”

Dirigindo-se aos Cristãos Nigerianos, o arcebispo Anglicano exortou-os a não “importarem” as “práticas perniciosas” do mundo ocidental que tem “escolhido remover o divino do domínio público.”

Situada na África ocidental, a Nigéria é o país mais populoso do continente. A população apresenta-se quase uniformemente dividida entre Muçulmanos e Cristãos, com os Muçulmanos em predominância no norte e os Cristãos vivendo no sul.

A tensão sectária entre Muçulmanos e Cristãos tem sido um problema há muito tempo na Nigéria.

Fonte: The Christian Post/Via Gospel+

Nova legislação poderá dificultar atividade religiosa

CAZAQUISTÃO (*) - As emendas de várias leis controversas que afetam diretamente a liberdade de religião e fé foram enviadas ao Senado e precisam apenas da assinatura do presidente para entrarem em vigor. Pela primeira vez, a nova lei tem o poder de banir atividades religiosas não-registradas de forma explícita.
Embora as comunidades religiosas tenham sempre sido alertadas de que é ilegal qualquer atividade feita sem a permissão do Estado (o “registro”), e de que esse tipo de atividade pode acarretar punições, não havia nenhuma lei que proibisse de fato tais atividades. Entretanto, entre as emendas propostas, há um Artigo que declara que a associação de cidadãos engajados em qualquer atividade religiosa é obrigada a solicitar a permissão do governo para se reunir e atuar como grupo religioso.
O Artigo conclui: “Não é permitida a atividade de associações ou de grupo religiosos, sem registro segundo os procedimentos estabelecidos pela República do Cazaquistão”. Para se obter o registro, o grupo religioso terá de dar ao governo a descrição de sua história, suas doutrinas e práticas religiosas – tanto da comunidade como da organização maior da qual faz parte. As comunidades também terão de informar qual é o ponto de vista de seus aderentes sobre o casamento, a família, a educação e a saúde.
As emendas prevêem punições para quem se recusar a fazer o registro; para quem organizar atividades para crianças sem a aprovação de seus pais e para quem realizar atividade missionária sem ser registrado. O individuo ou grupo culpado pode ser condenado a multas de 50 a 400 salários mínimos, combinadas ou não a seis meses de prisão. Se a proposta for aprovada, fica proibido a divulgação do evangelho por indivíduos que não tenham sido cadastrados como missionários, tanto por sua organização cristã como pelo Estado.
A nova lei também será aplicada aos estrangeiros que chegarem ao país para trabalhar com grupos religiosos. Se essas emendas e novas leis forem aprovadas pelo presidente, entrarão em vigor dez dias após sua publicação oficial. As associações religiosas teriam 18 meses para solicitar o novo registro sob as condições da nova emenda.
Como qualquer atividade feita sem a permissão do Estado passará a ser ilegal, as comunidades que não tiverem sido legalizadas serão fechadas. A intolerância religiosa é apoiada pelos veículos de comunicação, que estão sendo usados pelo Estado para levantar apoio à nova lei.
Tradução: Claudia Skobelkin

Fonte: Forum18 News Service (em inglês)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Grupo cristão alerta governo contra extremismo no Paquistão

GRÃ-BRETANHA (*) - Britânicos querem pressionar o Paquistão para melhorar os direitos religiosos da minoria dos cristãos. Fontes revelam que a decisão se deu em meio a violentos ataques e às controversas leis de blasfêmia, que podem acarretar em pena de morte. Em recentes reuniões com monitores de direitos humanos, o ministro do Interior do Reino Unido, Tony McNulty, disse que poderia reivindicar que as autoridades do Paquistão eleitas recentemente respeitem os direitos dos cristãos no país.
McNulty é responsável pela segurança e contra-terrorismo. O Centro de Ajuda Assistencial e Abrigo Legal (CLASS, sigla em inglês), com sede em Londres, disse que seus representantes se encontraram com McNulty para uma reunião no dia 27 de setembro. “O objetivo dessa reunião foi dar informações ao senhor McNulty sobre a crescente perseguição aos cristãos no Paquistão, e pedir sua ajuda para notificar a causa dos cristãos perseguidos ao Ministério de Relações Exteriores e ao governo do Paquistão.
Extremismo religioso O CLAAS disse ter mencionado que é “o extremismo religioso que nutre a intolerância no Paquistão, especialmente através do uso errado das leis da blasfêmia; a conversão forçada dos cristãos ao islamismo; e a situação dos cristãos paquistaneses buscando asilo no Reino Unido”. O grupo também disse que, de acordo com a lei, um homem hindu chamado Jagdesh Kumar foi executado no início deste ano.
Três outros cristãos ainda podem ter o mesmo destino, após terem sido acusados de blasfêmia na semana passada, enquanto dois outros, na lista dos “procurados”, estão foragidos. “Extremistas muçulmanos estão tomando a lei em suas próprias mãos, e cristãos inocentes não têm a chance de provar que não são culpados”, contou o grupo para a agência de notícias BosNewsLife.
Além disso, eles sofrem a pressão por parte de suas próprias famílias, disse o CLAAS. O grupo mencionou um caso recente de um cristão, Abid Hamid, que se converteu ao cristianismo: “Sua família, seus amigos e seus colegas de trabalho o abandonaram e disseram que ele era ‘infiel’ e até mesmo louco. Apesar de Abid estar triste e ter o coração partido por perder a sua família e o amor deles, ele está firme em sua nova fé, orando e crendo que Deus mudará o coração dos seus familiares e amigos”, afirmou o CLAAS.
McNulty também foi informado de que, no Paquistão, as moças e as crianças cristãs são forçadas a se converterem ao islamismo, caso confirmado no dia 10 de setembro. Em setembro, um tribunal paquistanês concedeu a custódia de uma garota cristã de 13 anos ao muçulmano acusado de raptá-la (leia mais).
Tradução: Claudia Skobelkin

Fonte: BosNewsLife

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Série de ataques a religiosos causa pânico em Franca

Uma série de ataques a igrejas e a religiosos está causando pânico na zona norte de Franca. O caso mais recente foi registrado neste domingo (12), quando uma bomba de fabricação caseira foi atirada contra a casa paroquial onde residem os padres da Igreja São Crispim, no bairro City Petrópolis.
A bomba, do tipo coquetel molotov — feita com uma garrafa cheia de gasolina e com um pano na ponta, foi jogada no interior da casa dos padres. Felizmente, bateu em um dos dois veículos que estavam na garagem e não atravessou a janela. Uma pessoa que passava pela rua viu o início do fogo e parou seu carro para evitar que as chamas se propagassem. Usando um extintor de carro conseguiu apagar o princípio de incêndio, mas o veículo Gol de um dos padres ficou parcialmente queimado. Segundo relataram freqüentadores da igreja, ataques do tipo vêm se tornando comum nos últimos meses.
Inclusive, a própria igreja já foi alvo de ataque parecido, assim como uma outra localizada em um bairro próximo. Casas de fiéis que prestam serviço nas paróquias também teriam sido atacadas, inclusive a tiros. 'O clima está muito tenso aqui, não dá mais para rezar em paz', contou um religioso que pediu para não ser identificado. Segundo ele, até um motoqueiro chegou a invadir uma igreja durante a missa.
Após acelerar no meio do corredor, interrompendo a celebração, fugiu sem ser identificado. Os dois padres da igreja católica São Crispim, de nomes Silvio e Adriano, vão se reunir com o bispo de Franca para discutirem o que fazer a partir de agora. O bispo Caetano Ferrari diz que cobrará providências da polícia, mas com a greve no setor terá que esperar algum tempo, pois no 5º Distrito Policial, que responde pela área, o atendimento está suspenso.
Suspeitos
Ainda não há pistas concretas sobre os motivos ou mesmo quem seria o autor dos ataques. Somente um suspeito foi levantado até o momento e ele seria um ex-religioso que se revoltou com a igreja Católica após tentar, sem sucesso, ingressar no seminário para se transformar em um padre.
Fonte: Folha Gospel

Violência no país atinge não-cristãos


ÍNDIA (30º) - Na primeira semana de outubro, aproximadamente 400 casas foram queimadas ou destruídas nos distritos de Boudh e Kandhamal, Estado de Orissa.
Na quarta-feira, 1º de outubro, vândalos incendiaram dezenas de casas na região de Raika, no distrito de Kandhamal. A violência chegou ao distrito de Boudh no dia seguinte, atingindo cerca de cem casas, que foram incendiadas em pelo menos nove aldeias. O pior ataque foi contra a vila de Kantamal.
O incêndio das casas continuou até o dia 3 de outubro, com mais de 400 casas queimadas ou destruídas nos distritos de Boudh e Kandhamal.
Até agora, a polícia prendeu cinco pessoas envolvidas no caso do incêndio no distrito de Boudh
O magistrado do distrito, Mihir Chandra Mallik, disse que pessoas não identificadas incendiaram mais de centenas de casas dos dalits (casta mais baixa no sistema indiano), em pelo menos nove aldeias no distrito de Boudh.
“Nós montamos um campo de refugiados em Katamal para fornecer comida e abrigo para as pessoas que perderam suas casas”, disse Mihir.
De acordo com a administração, o motivo para o incêndio foi étnico, pois os tribais de Kandh atacaram as casas de Dalit Pana.
Os líderes da igreja local confirmaram a tragédia. Um deles, que não quis ser identificado, disse: “Primeiramente, o alvo deles era os cristãos. Mas, agora, até mesmo os hindus não estão sendo poupados. Todos os hindus que não se juntaram aos vândalos para atacar os cristãos estão sendo tratados do mesmo modo como os cristãos”.
As casas de dalits, assim como, as casas da comunidade cristã, foram atingidas no distrito de Boudh, ele disse.
Na aldeia de Barakhama, perto de Kandhamal, os cristãos se mudaram para Daringbadi, um local mais seguro. Um pastor disse que Barakhama também foi atingida em dezembro passado. Cerca de 400 casas, que pertenciam aos cristãos, foram queimadas e demolidas.
“O mesmo continua agora”, disse o pastor anônimo. “Os cristãos amam suas casas, mas não é mais seguro viver aqui. O governo tem falhado em nos proteger. Os cristãos em Barakhama decidiram mudar todos para Daringbadi, que é, pelo menos, um local um pouco mais seguro.
Estima-se que cerca de 500 famílias cristãs deixarão a aldeia.
Acusados de estupro são detidos
A polícia confirmou que uma freira foi estuprada dois dias após a morte do líder hindu Saraswati (evento que desencadeou a violência).
Um grupo, cerca de 40 homens, atacou a freira na vila de Nuagaon. A vila servia de abrigo para a freira e para o padre Thomas Chellantharayil, após o ataque contra o centro em que estavam. O grupo teria levado a freira e o padre para um escritório abandonado que pertencia a uma ONG, local onde a freira teve suas roupas arrancadas e sofreu abuso sexual.
Segundo consta, despejaram gás sobre o padre e ele foi agredido por tentar impedir o ataque contra a freira.
A polícia prendeu quatro suspeitos de terem cometido o abuso. Juria Pradhan 52 anos, seu filho Kartik Pradhan, Biren Sashu 35 e Tapas Patnaik foram detidos por terem ligações com o caso da freira de 29 anos, em 25 de agosto. O governo de Orissa montou uma investigação 39 dias após as primeiras reclamações.
O inspetor responsável pela polícia de Baliguda está suspenso por ter ligações com o incidente.
O superintendente da polícia, Praveen Kumar, disse aos repórteres, no começo de outubro, que um relatório médico confirmou que a freira foi estuprada.
O jornal Hindustan Times relatou que, embora o relatório tenha sido preenchido semanas atrás, a polícia obteve o exame médico somente em 1º de outubro, em conseqüência dos relatórios da imprensa e da insistência da Irmã Nirmala, Chefe Superior dos Missionários da Caridade. Ela havia escrito ao Estado, pedindo justiça.
“Um policial disse que a polícia estava ocupada, mantendo a ordem e a lei. Sendo assim, não teriam tempo para investigar o caso”, relatou o diário nacional.

Tradução: Elaine Cristina

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Billy Graham é liberado de hospital após queda

O evangelista Billy Graham foi liberado do hospital, neste sábado, com escoriações e machucado, mas não gravemente ferido, depois que ele tropeçou e caiu sobre um de seus cães em sua casa de Carolina do Norte, segundo funcionários do hospital.
Billy Graham, com seus 89 anos, permaneceu até ao dia seguinte da queda no Mission Hospital em Asheville com desconforto e contusões. Raios-X mostraram nenhum osso quebrado, segundo disse o porta-voz Merrell Gregory em um comunicado à imprensa.
Por seis décadas, Graham conduziu uma cruzada mundial baseada em evangelismo que lotou estádios com crentes e permitiu-lhe ser conselheiro de todos os presidentes dos EUA desde Harry Truman.
No início deste ano, Graham precisou passar por uma cirurgia de controle do excesso de fluido em seu cérebro. Um tubo foi instalado pela primeira vez em 2000 e fluído saía através de um pequeno tubo, aliviando o excesso pressão que poderia causar sintomas semelhantes à doença de Parkinson.
Graham também tem sofrido de câncer de próstata e de degeneração muscular. Ele foi hospitalizado no ano passado, durante quase duas semanas depois de vivenciar sangramento intestinal.
Graham faz 90 anos em 7 de Novembro.
Fonte: The Christian Post

domingo, 12 de outubro de 2008

Cristãos batistas continuam sendo presos

UZBEQUISTÃO (9º) - Em mais cidades do Uzbequistão, penas continuam sendo impostas em decorrência do Código Administrativo para a atividade religiosa pacífica. A Corte Criminal da cidade de Fergana, em 13 de setembro, multou o batista Aleksandr Avdeev em 208.650 soms (154 dólares). Ele foi considerado culpado por violar o Artigo 184 do Código de Administração de Infrações do Uzbequistão, que penaliza a distribuição de materiais que promovem o "extremismo religioso, separatismo ou fundamentalismo".
Os batistas disseram ao Forum 18, que Aleksandr foi convocado para o Tribunal da cidade em 13 de setembro, e ele foi autorizado a entrar com outros quatro cristãos. Eles disseram que o julgamento, que durou apenas dez minutos, aconteceu na sala do juiz Shukhrat Akhmedov. A polícia do distrito prendeu Aleksandr em 30 de agosto, durante uma operação de “limpeza antiterrorista”, pois ele estava oferecendo livros cristãos gratuitamente nas ruas. Aleksandr foi levado à delegacia e obrigado a escrever uma declaração. Todo o seu material religioso foi confiscado.
A sentença do tribunal registrou que 33 livros religiosos de Aleksandr foram apreendidos. A decisão alegava que ele não tinha autorização adequada para distribuir livros na língua uzbeque. O tribunal ordenou que todos os livros confiscados fossem destruídos. O assistente do juiz Shukhrat, que não deu o seu nome, sustentou que os livros ainda não tinham sido destruídos. “A queixa dos batistas irá ser considerada pelo Tribunal Regional de Fergana”, ele disse ao Forum 18. “Em seguida, uma nova decisão será tomada sobre o futuro dos livros.” Prisões Nesse período, o distrito policial de Bektemir, na cidade de Tashkent deteve nove batistas. Conforme um protestante que preferiu não ser identificado, as prisões se deram em 28 de setembro. Os batistas tinham acabado de realizar o batismo de seus novos membros em um rio quando chegaram 12 agentes das polícias militar, penal e secreta. Os batistas detidos foram levados para a delegacia do distrito de Bektemir. Eles se recusaram a escrever declarações ou assinar quaisquer documentos.
O protestante Dmitri Belan, um cristão de 45 anos, foi espancado por agentes da polícia criminal de Bektemi. Dmitri foi levado para o hospital da Velha Tashkent às 21 horas, onde foi diagnosticado com lesões no rosto. Acusações administrativas estão sendo preparadas contra os batistas sob o Código Administrativo do Uzbequistão, artigo 201, que penaliza violar o procedimento de realização de eventos em massa; e artigo 240, que penaliza violar a lei sobre organizações religiosas. O assistente do major Odil Opirov, do distrito policial de Bektemir, confirmou as detenções, mas se recusou a falar sobre o caso ou a agressão de Dmitri. Ele salientou que os batistas tinham sido libertados, mas se recusou a esclarecer quanto tempo ficaram detidos.
Ele confirmou que acusações administrativas seriam usadas contra eles. Tanto Aleksandr, em Ferghana, como os membros da igreja em Tashkent pertencem ao Conselho das Igrejas Batistas, que se recusam a se registrar em todas as antigas Repúblicas Soviéticas onde estão estabelecidas.Tradução: Carlos Alberto Campos
Fonte: Forum18 News Service (em inglês)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...