Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sábado, 26 de junho de 2010

Mantendo a fé sem se importar com as circunstâncias

FILIPINAS (*) - A ex-muçulmana Noor (nome alterado por questões de segurança), conversou com representantes da Portas Abertas. Enquanto ela tomava coragem para contar como estava, sua voz falhou. “Se eu estou andando no caminho certo, por que tenho esses problemas?”, questionou.

Noor é uma Tausug, que quer dizer “pessoa do mar”. A tribo dela foi a primeira se converter ao islamismo e liderou por muito tempo o sultanato de Jolo. Eles são muito dedicados à proteger o modo de vida islâmico, e lutarão por isso, sem hesitar.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Espanha prepara lei de liberdade religiosa

ESPANHA (*) - O Governo da Espanha está preparando uma lei sobre a "liberdade de religião", que prevê que o Estado respeite uma total "neutralidade" em matéria de religião, excluindo especificamente os crucifixos das escolas públicas. A informação foi divulgada pelo jornal "El País".

O Governo de José Luís Rodríguez Zapatero anunciara, já em 2008, sua intenção de preparar uma lei destinada a garantir o respeito à laicidade e ao pluralismo religioso, num país profundamente católico desde as suas origens.

O "El País" – de centro-esquerda – explica que, se aprovado o projeto de lei em preparação, os funerais de Estado se realizarão "sem qualquer cerimonial de caráter religioso", enquanto hoje são realizados, de modo geral, segundo o rito católico. (AF)



Fonte: Rádio Vaticano

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cristãos fogem por causa de ameaças e violência

NEPAL (*) - Abirami é uma criadora de cabras. Ela e sua família criam esses animais em uma linda região da Ásia. No entanto, ela está longe de casa. A única coisa que ela tem é sua vida. Se ela tivesse ficado em casa, provavelmente estaria morta.

Abirami é apenas uma entre os muitos cristãos nepaleses que fugiram de Meghalaya, Índia, no mês passado. Uma onda de violência repentina entre tribos colocou os nepaleses que moram em Meghalaya em risco.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Relação entre Igreja e Estado é debate em faculdade

(PORTAS ABERTAS) Desde o acordo assinado pelo governo brasileiro e o Vaticano, em novembro de 2008, a laicidade do Estado tem sido questionada no país. O Brasil é realmente um estado laico? Como igrejas e teólogos posicionam-se diante da obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas, um dos itens previstos no acordo? No dia 9 de junho, estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo puderam refletir sobre essas questões com o auxílio da educadora Roseli Fischmann, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de SP, onde dirige o Núcleo de Educação em Direitos Humanos, da Faculdade de Humanidades e Direito. Entre outras colaborações na área governamental ela integrou a Comissão Especial do Governo do Estado de São Paulo sobre Ensino Religioso nas Escolas Públicas e a equipe de redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, sendo responsável pela redação do tema transversal Pluralidade Cultural.

Tribunal decide a favor de igreja

INDONÉSIA (48º) - Em sua audiência contra o governo local, um representante da igreja fechada por oficiais no início deste ano disse ao tribunal que tal ação foi inconstitucional.

A igreja Huria Kristen Batak Protestan Filadelfia (HKBP) abriu um processo no dia 30 de março contra o governo local por causa de seu fechamento no dia 12 de janeiro. A autoridade H. Sa’adudin emitiu uma ordem para que todas as atividades religiosas na igreja fossem encerradas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...