Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Líderes de igreja não registrada são condenados

CHINA (12º) - A agência de notícias ChinaAid informou que o julgamento dos líderes da igreja não registrada Linfen, na província de Shanxi, aconteceu no dia 25 de novembro de 2009, e durou 12 horas. Os pastores Yang Rongli, Wang Xiaoguang, Yang Xuan, Cui Jiaxing, and Zhang Huamei estavam presos desde 25 de setembro de 20009, quando tentaram viajar para Pequim e registrar uma queixa formal sobre a destruição de sua igreja.

Os veredictos foram anunciados logo após a audiência. Duas acusações foram apresentadas: “ocupar terras rurais ilegalmente” e “perturbar a organização geral ao organizar reuniões”. A irmã Yang Rongli recebeu uma pena de sete anos pelas duas acusações; o pastor Wang recebeu 3 anos de prisão pela primeira acusação, o irmão Yang Xuan, três anos e meio e Cui Jiaxing recebeu uma pena de quatro anos e meio pela primeira acusação. A irmã Zhang Huamei foi considerada culpada da segunda acusação e condenada a quatro anos de prisão.

O comportamento daqueles presentes no tribunal indicou claramente que o governo havia decido e preparado o veredicto previamente. Houve apenas 20 minutos de recesso e apenas quatro familiares dos prisioneiros puderam estar presentes no julgamento. Os promotores públicos mostraram mais de 1.000 páginas do que seriam evidências no caso, mas os advogados só tiveram acesso a 50 páginas desse livro antes do tribunal, para poder preparar sua defesa. Os argumentos apresentados pelos advogados foram muito satisfatórios para provar a inocência dos líderes. Três dos cristãos estavam calmos e em paz na hora da audiência.

O filho da irmã Yang Rongli e do pastor Wang Xiaoguang pode conversar com seus pais durante o recesso. O casal encorajou o filho a permanecer firme em sua fé em Jesus Cristo.

“Punir um líder de igreja não registrada com sete anos de prisão é a sentença mais séria aplicada desde 2004, quando o pastor Zhang Rongliang recebeu uma pena similar”, afirmou Bob Fu, presidente da ChinaAid. “Esse caso demonstra claramente a piora na situação da perseguição religiosa na China.”

Tradução: Missão Portas Abertas


Missionário é preso em Adilabad

ÍNDIA (22º) - Um missionário foi acusado de envolvimento em crime e levado para sob custódia para uma delegacia em Adilabad, Andhra Pradesh, por ordem de um líder do partido Bharatiya Janata Party (BJP).

De acordo com o pastor Ratnam, de Utnoor, o missionário australiano Paul Jamson veio visitar uma instrutora que trabalha no colégio do governo, complexo JP, em Utnoor. No dia 24 de novembro, enquanto o missionário interagia com algumas pessoas em um local próximo ao prédio de funcionários, um oficial do distrito, Dasarath Nayak, alertou Sriram Nayak, líder do diretório regional do BJP. Por sua vez, o líder reclamou para a polícia, alegando que o missionário estava realizando conversões forçadas na área. Imediatamente, os policiais levaram o missionário sob custódia.

Nenhuma queixa foi registrada contra o missionário. “Qualquer decisão a respeito desse caso será tomada somente após a chegada do Superintendente da polícia”. Enquanto isso, os pastores locais estão tentando se reunir com o líder do BJP.

Tradução: Missão Portas Abertas


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

“A Bíblia como instrumento de inclusão do Deficiente Visual” é tema de evento no Rio


O Centro Cultural da Bíblia, no Rio de Janeiro, sediará o II Encontro de Pessoas com Deficiência Visual e instituições que trabalham com este público em 12 de dezembro. O evento marcará também a inauguração da mostra “A Bíblia na ponta dos dedos: 200 anos de Louis Braille”, em comemoração ao bicentenário de nascimento do criador do sistema de escrita e leitura por pontos em relevo utilizado por pessoas cegas em todo o mundo. O programa inclui a palestra “A Bíblia como instrumento de inclusão do Deficiente Visual”, a ser proferida por Emilene Araújo, gerente de Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), além da apresentação de histórias sobre a vida de Louis Braille.

Segundo dados obtidos com a Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas portadoras de deficiência visual no Brasil seria hoje estimado em aproximadamente 750 mil pessoas. Esse número serve apenas como base, uma vez que não existe estatística oficial sobre deficiência em nosso país. Uma pessoa cega enfrenta alguns obstáculos ao seu aproveitamento produtivo na sociedade. Mas grande parte destas limitações podem ser virtualmente eliminadas através de dois elementos: uma educação adaptada à sua realidade e o uso de tecnologia para diminuir as barreiras.

Existe um elemento chave que diferencia o cego brasileiro de um cego do primeiro mundo: o acesso à educação e à cultura. Isso é facilmente explicável: existe um custo adicional para a educação do cego. Por exemplo, produzir um livro em Braille é muito mais caro e difícil do que um livro comum, e assim, só são transcritos para Braille aqueles que são básicos. Mas, graças a “visão” da SBB, uma leitura fundamental está disponível para este público: a Bíblia Sagrada.

A Sociedade Bíblica do Brasil produz, desde 2002, a Bíblia Sagrada completa em braile, na língua portuguesa, e todos os exemplares são distribuídos gratuitamente às pessoas cadastradas no Programa "Inclusão do Deficiente Visual", criado há mais de 15 anos pela organização.

“São mais de 2,5 mil os beneficiados pelo programa. É muito gratificante contribuir para este importante processo de inclusão, que o conhecimento do braile propicia”, afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da entidade.

O Centro Cultural da Bíblia fica na Rua Buenos Aires, 135, no Centro da capital carioca. O evento começa às 8 da manhã. (por Marcelo Dutra)

Dezesseis cristãos indígenas são presos no norte da Colômbia

COLÔMBIA (*) - Dezesseis cristãos da tribo Kogui foram presos pela Organização Indígena Gonawindúa Tayrona em 27 de outubro de 2009, no Departamento de Magdalena, norte do país.


A Associação Cristã de Refugiados Koguis (ASOKOGUI) intima a comunidade internacional a se pronunciar em favor dos 16 cristãos.

A Organização Indígena Gonawindúa Tayrona é o órgão responsável e porta-voz de três povos indígenas da região em relação com o governo colombiano. Ela se propõe a defender o território e a identidade cultural das tribos que representa.

A Gonawindúa convidou líderes cristãos koguis para discutir as circunstâncias em que os cristãos poderiam receber a proteção da comunidade. Os líderes cristãos acharam que seria uma negociação justa e concordaram e participar da reunião.

No entanto, para a Gonawindúa, qualquer kogui que decidir se tornar cristão perde imediatamente sua identidade como índio e, portanto, perde seus direitos e liberdade.

Os 13 cristãos presentes na reunião, e três filhos deles, foram levados para a sede da Gonawindúa, onde permanecem presos.

O cristianismo se tornou a ameaça primária contra a estabilidade e continuidade das tradições das tribos indígenas no norte da Colômbia.

O trabalho evangelístico e a tradução da Bíblia para o kogui, feitos pela ASOKOGUI, levou muitas famílias da tribo ao cristianismo. Isso, de acordo com a Gonawindúa, tem acabado com os costumes koguis, e é inaceitável.

Discriminação constante

Esse não é o primeiro caso de perseguição na área. Um caso recente foi de Sandra Gil, voluntária no posto de saúde de Palmor. O conselho da tribo não aceitou a solicitação dela de ser reconhecida como kogui.

Com isso, Sandra não tem acesso às bolsas do governo para indígenas que queiram ir à faculdade.

Os koguis cristãos que foram à universidade às próprias expensas e depois voltaram à comunidade foram proibidos de lecionar. Esse foi o caso de Virgil, um dos koguis cristãos que estão presos. Ele é acusado de mudar os costumes de 21 alunos na escola onde leciona. As autoridades fecharam o estabelecimento.

Os koguis cristãos também são impedidos de ter acesso à assistência médica, que é controlada pelo conselho local. Um estatuto colocado em vigor afirma que o serviço de saúde é para os koguis nativos. Quem não for kogui, deve procurar assistência em outro lugar, independente da urgência do caso.

Uma vez que os cristãos não são considerados nativos, o acesso deles ao sistema é impedido.

Atanásio, um representante da ASOKOGUI, pediu à comunidade internacional para se posicionar a favor dos cristãos koguis. Organizações estatais colombianas não se interessam pela causa deles. O Supremo tribunal, por exemplo, recomenda que haja uma negociação entre ambas as partes.

Entretanto, segundo Atanásio, as autoridades indígenas não querem negociar. Além disso, a Gonawindúa ameaçou prender todos os koguis cristãos.

Segundo Alberto Gil, outro kogui, o conselho do governo ordenou que todos os cristãos se apresentassem ao escritório da Gonawindúa até o dia 5 de dezembro. Se não fizerem isso voluntariamente, serão procurados por líderes indígenas.

Dos 11 mil koguis existentes na Colômbia, apenas 120 são cristãos.

Tradução: Missão Portas Abertas



quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Deputado quer retirar referência a Deus do hino nacional

RÚSSIA (*) - O partido comunista da Federação Russa (Kprf) quer apagar as referências a Deus no hino nacional. Boris Kashin, da Câmara de deputados de Moscou (a Duma), apresentou um projeto para substituir a frase no hino que diz “Oh, minha terra natal, protegida por Deus!” por “Oh, minha terra natal, protegida por nós [cidadãos]”.

Para o Kprf, a referência a Deus questiona a unidade nacional e divide a sociedade multi-étnica da Rússia. Kashin alega que o hino nacional não respeita as diversas religiões não cristãs reconhecidas na Federação e ofende os sentimentos dos ateístas.

Em 2005, Alexander Nikonov, presidente da Sociedade Ateísta de Moscou, declarou que a sentença “ofensiva” é inconsistente com os direitos constitucionais dos cidadãos e registrou uma queixa no tribunal. Atualmente, ninguém acredita que o hino nacional será alterado, porque a proposta de Kashin não foi apoiada por nenhum líder político da Rússia.

Entretanto, o incidente reabriu uma controvérsia que surge periodicamente sobre o hino nacional.

A proposta do Kprf foi classificada por Lyubov Sliska, vice-diretor da Duma e do partido Rússia Unida, como uma “iniciativa rude”. “Se os comunistas pensam que a palavra “Deus” contradiz a constituição, significa que eles pensam que podem se colocar no lugar de Deus, e isso é um grande erro.”

Até a Igreja Ortodoxa Russa interveio no debate que surgiu da proposta de Kashin. O padre Vsevolod Chaplin, diretor do departamento de diálogo entre a igreja e a sociedade, disse que “a maior parte da população adotou este hino e apesar de alguns ainda serem contrários a ele, não há motivos para substituir a frase que faz referência a Deus”.

Tradução: Missão Portas Abertas
Fonte: AsiaNews



Conferência de líderes é adiada por "questões de segurança"

EGITO (21º) - Uma reunião de líderes cristãos do Oriente Médio que seria realizada no próximo mês no Egito foi adiada devido a “questões de segurança”.

Oficiais cristãos de mais de 20 nações no Oriente Médio participariam do congresso “Call2All” (chamado para todos), que estava marcado para os dias 1 a 4 de dezembro de 2009.

“Planejamos o evento para o mês de dezembro no Egito, mas o comitê pediu que mudássemos para abril em um local diferente, por questões de segurança”, disse o presidente da Call2All, Mark Anderson.

A organização se define como um “movimento mundial”, e pede para que os cristãos se envolvam na Grande Comissão descrita na Bíblia, que inclui a evangelização, como explica Jesus em Mateus 28.18-20.

As forças de segurança egípcias tentaram frustrar os preparativos para o evento. “A liberdade que nós temos em nossa região é parcial e limitada em diversos aspectos. Recebemos uma mensagem direta da polícia do estado dizendo que estão monitorando de perto nossos esforços para realizar o evento”, disse o comitê organizador do evento.

“Isso poderia significar que um alto nível de restrições de viagem seria imposto, o status de alguns missionários seria afetado e haveria problemas de segurança. Em vista disso, concordamos que realizar a conferência nessas condições limitaria o evento consideravelmente.”

“O comitê foi sábio, e mudar o evento para abril nos dará mais tempo para servir todos que quiserem vir. Estávamos nos planejando para 500 líderes, mas agora parece que virão muitos outros.”

Mark Anderson pediu que os irmãos continuem orando pelos líderes cristãos do Oriente Médio, pois “eles enfrentam muitos desafios todos os dias.”



terça-feira, 24 de novembro de 2009

Templo sem isenção

Por não provar destinação religiosa de seu patrimônio, Assembleia de Deus pode ter de pagar R$ 32 mil de IPTU
O caso pode firmar jurisprudência e render uma bela dor de cabeça – e prejuízos – às igrejas evangélicas. A Justiça do Mato Grosso do Sul determinou que um templo da Assembleia de Deus naquele estado terá de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A congregação perdeu o direito à isenção tributária, prevista na Constituição Federal, porque não conseguiu provar que seus bens imóveis são utilizados para a atividade essencialmente religiosa. “Não basta comprovar a propriedade, faz-se necessário que tal patrimônio esteja servindo ao cumprimento da finalidade essencial da instituição”, destacou o relator do processo, desembargador Atapoã da Costa Feliz. A igreja impetrara mandado de segurança nas duas instâncias judiciais, mas o pedido foi negado pela 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça. Com a decisão, a Assembleia de Deus pode ser obrigada a pagar R$ 32,5 mil em impostos ao município, conforme as doze ações a que responde na Vara de Execuções Fiscais.



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cristãos e muçulmanos são perseguidos, presos e multados

UZBEQUISTÃO (10º) - As autoridades uzbeques continuam sua campanha de repressão. Centenas de muçulmanos e cristãos foram presos, atacados ou multados com um valor de até 50 vezes a média salarial do país, sob as acusações de “perturbar a ordem pública” e incitar o “ódio religioso”.

No dia 5 de novembro, 12 oficiais da polícia secreta do Serviço de Segurança Nacional (NSS em inglês) prenderam Mekhrinisso Hamdamova, uma muçulmana da cidade de Karshi, no sudeste do Uzbequistão.

A polícia invadiu sua casa às 6h, revistou os cômodos e confiscou duas fitas e um livro que ela havia recebido como presente de uma organização muçulmana.

Ela foi acusada de crimes graves, puníveis pelos artigos 158 (“tentativa de golpe de estado contra o presidente”), 159 (“tentativa de subverter a ordem constitucional”), 161 (“terrorismo”) e 164 (“incitar o ódio religioso”) do Código Criminal.

Outras 30 muçulmanas foram presas entre sua família e amigos, e estão detidas em áreas isoladas da prisão na cidade de Karshi.

Um ativista uzbeque disse à agência Forum 18 que as mulheres sofreram “tortura psicológica e intimidação, para que testemunhassem contra Mekhrinisso”.

A campanha de repressão contra a liberdade religiosa também afetou os cristãos. A polícia invadiu os cultos, confiscou materiais religiosos (livros e fitas cristãos) e aplicou multas.

No dia 23 de outubro, 11 protestantes foram multados por jantarem juntos na casa de um amigo, e acusados de infringir leis religiosas ao ensinar sem permissão ou preparação. O valor das multas é de 10 a 50 vezes a média de salário mensal no país.

Anteriormente, no dia 5 de outubro, outros 17 protestantes foram multados por “possuírem literatura religiosa sem permissão”.

Tradução: Missão Portas Abertas
Fonte: AsiaNews


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...