Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

“A Bíblia como instrumento de inclusão do Deficiente Visual” é tema de evento no Rio


O Centro Cultural da Bíblia, no Rio de Janeiro, sediará o II Encontro de Pessoas com Deficiência Visual e instituições que trabalham com este público em 12 de dezembro. O evento marcará também a inauguração da mostra “A Bíblia na ponta dos dedos: 200 anos de Louis Braille”, em comemoração ao bicentenário de nascimento do criador do sistema de escrita e leitura por pontos em relevo utilizado por pessoas cegas em todo o mundo. O programa inclui a palestra “A Bíblia como instrumento de inclusão do Deficiente Visual”, a ser proferida por Emilene Araújo, gerente de Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), além da apresentação de histórias sobre a vida de Louis Braille.

Segundo dados obtidos com a Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas portadoras de deficiência visual no Brasil seria hoje estimado em aproximadamente 750 mil pessoas. Esse número serve apenas como base, uma vez que não existe estatística oficial sobre deficiência em nosso país. Uma pessoa cega enfrenta alguns obstáculos ao seu aproveitamento produtivo na sociedade. Mas grande parte destas limitações podem ser virtualmente eliminadas através de dois elementos: uma educação adaptada à sua realidade e o uso de tecnologia para diminuir as barreiras.

Existe um elemento chave que diferencia o cego brasileiro de um cego do primeiro mundo: o acesso à educação e à cultura. Isso é facilmente explicável: existe um custo adicional para a educação do cego. Por exemplo, produzir um livro em Braille é muito mais caro e difícil do que um livro comum, e assim, só são transcritos para Braille aqueles que são básicos. Mas, graças a “visão” da SBB, uma leitura fundamental está disponível para este público: a Bíblia Sagrada.

A Sociedade Bíblica do Brasil produz, desde 2002, a Bíblia Sagrada completa em braile, na língua portuguesa, e todos os exemplares são distribuídos gratuitamente às pessoas cadastradas no Programa "Inclusão do Deficiente Visual", criado há mais de 15 anos pela organização.

“São mais de 2,5 mil os beneficiados pelo programa. É muito gratificante contribuir para este importante processo de inclusão, que o conhecimento do braile propicia”, afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da entidade.

O Centro Cultural da Bíblia fica na Rua Buenos Aires, 135, no Centro da capital carioca. O evento começa às 8 da manhã. (por Marcelo Dutra)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...