Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sábado, 22 de novembro de 2008

Conferência de Artes reúne famosos artistas cristãos, em Fortaleza

Por Renato Cavallera

A Igreja Batista Central de Fortaleza, através do seu Ministério Ekklesia, realiza nos dias 21, 22 e 23 de Novembro a Conferência de Artes 2008, voltada para todos aqueles que se identificam com alguma atividade artística no segmento cristão. As inscrições vão até próxima sexta, 14, ou podem ser feitas no dia do evento, de acordo com a disponibilidade de vagas.

O tema da Conferência de Artes é “A Honra e o Artista”, uma abordagem sobre a busca de fama, reconhecimento e títulos que permeia o mundo dos artistas. O objetivo é lançar um olhar guiado por bases bíblicas sobre a arte como instrumento divino.

Para falar do assunto foram convidados Orlando Neri, líder do ministério de louvor da IBC, o missionário trinitiano, Christopher Hewitt, maestro da Orquestra de Aço Kerusso e o cantor e compositor Adhemar de Campos, músico consagrado no meio evangélico.

Na programação, palestras, diversos seminários e apresentações artísticas. Nos seminários serão abordados temas como música, teatro, dança, artes gráficas, fotografia, comunicação, sonoplastia, produção de CD´s, produção de eventos, montagem de espetáculos entre outros. E nos intervalos, os participantes terão o Café com Arte, uma programação com muita arte, música, dança, exposições de quadros e fotografias e peça teatral.

As inscrições para a Conferência de Artes podem ser feitas até o dia do evento, pelo site www.ekklesia.org.br ou pelo telefone (85) 3444 3644.

A Conferência de Artes é uma realização do Ekklesia, um ministério da Igreja Batista Central de Fortaleza que trabalha promovendo o fortalecimento de igrejas evangélicas em todo o país e promovendo eventos de capacitação.


Show do Pastor Adhemar de Campos

A Igreja Batista Central traz a Fortaleza o cantor e compositor Adhemar de Campos para um show no dia 22 de Novembro (sábado), às 19h30, na Tenda da IBC (Anel Viário com BR-116). A apresentação faz parte da programação da Conferência de Artes 2008, um evento que a IBC realiza nos dias 21, 22 e 23 de Novembro, voltado para todos aqueles que se identificam com alguma atividade artística no segmento cristão.

Natural de São Paulo, Adhemar há 30 anos influencia a música evangélica no Brasil. É autor de mais de 500 composições musicais e mais de 100 versões de canções de língua inglesa e hispânica. Suas músicas são cantadas na grande maioria das igrejas evangélicas brasileiras e trazem como marca letras profundas que inspiram o louvor e adoração a Deus.

Escritor dos livros “Adoração e Avivamento”, “Adoração um Estilo de Vida” e “O Poder da Música a Serviço da Adoração”, Adhemar participa de conferências por todo o país falando do seu ministério. Em Fortaleza, além do show, ele vai ministrar na Conferência de Artes 2008, trazendo uma abordagem sobre a busca de fama, reconhecimento e títulos que permeia o mundo dos artistas. O objetivo é lançar um olhar guiado por bases bíblicas sobre a arte como instrumento divino.

Recentemente, Adhemar de Campos lançou seu primeiro DVD intitulado Comunhão e Adoração 6, em comemoração aos seus 30 anos de carreira. Gravado no Theatro São Pedro, na capital paulista, o álbum registra uma noite de louvor e adoração bem ao estilo de Adhemar, com muita devoção, profundidade e talento. As canções contaram com a participação da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul e também de solos especiais com cantores renomados no meio gospel, como Ana Paula Valadão, Nívea Soares, Trazendo a Arca , Nelson Bomilcar entre outros.

O público que comparecer ao show na Tenda da IBC vai conferir um pouco do trabalho de Adhemar de Campos que vai trazer clássicos como “A vitória”, Ele é exaltado”, “Leão da Tribo de Judá”, “Amigo de Deus”, “Tributo a Iehovah”, “Grande é o Senhor”,”Louvemos ao Senhor”, “Nosso General é Cristo”, entre outras.

Os ingressos para o show custam R$ 5 e estão a venda na Casa da Bíblia, Livraria Bíblia & Opções e Secretaria da IBC (Rua Oswaldo Cruz, 3380). Para os participantes da Conferência, o ingresso está incluso na inscrição.

Serviço
Show com Adhemar de Campos
Sábado, dia 22 de Novembro
Às 19h30
Local: Tenda da IBC (Rua do Cruzeiro, 401, Pedras),
Ingressos: R$5
Informações: (85) 3444 3600

Conferência de Artes – 21, 22 e 23 de Novembro
Locais: Tenda da IBC (Rua do Cruzeiro, 401, Pedras), Colégio Kerigma (Rua Tibúrcio da Frota, 1530) e Teka´s Buffet (Rua Oswaldo Cruz, 3303).

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Igreja evangélica é proibida de utilizar a palavra

MALÁSIA (*) - A Sidang Injil Borneo (Igreja Evangélica de Borneo – SIB) entrou com uma ação contra a proibição de utilizar a palavra “Alá” em suas publicações.

O caso começou em agosto passado. No dia 15, três caixas contendo publicações produzidas na Indonésia pela SIB foram enviadas para a Malásia para distribuição em escolas dominicais. Quando chegaram à cidade de Sepang, foram confiscadas pelo Ministério de Segurança.

Um mês depois, o pastor da SIB, Jerry Dusing, recebeu uma carta do Ministério, dizendo que publicações cristãs contendo a palavra “Alá” não poderiam ser distribuídas no país. Entre os motivos dados para a proibição, a carta dizia que “as publicações podem criar confusão e controvérsias na sociedade malásia.”

Em resposta, a SIB mencionou que o primeiro-ministro, Mahathir bin Mohamad, do governo anterior, havia permitido o uso da palavra em publicações cristãs. A troca de correspondências entre a SIB e o Ministério de Segurança suscitou uma controvérsia e o chefe do ISM alegou que a proibição do uso da palavra “Alá” em publicações cristãs foi retomada. A única exceção é para a Bíblia e para o uso do termo em celebrações religiosas.

O confisco de revistas publicadas pelo SIB não é o primeiro caso. Em dezembro de 2007, o ISM censurou revistas pela mesma razão, mas as liberou no final de janeiro. Algo parecido aconteceu com a comunidade católica, no mesmo mês, com a proibição do uso de “Alá” nos jornais semanais da arquidiocese de Kuala Lumpur (leia mais)

Na Malásia, quase 50% da população é muçulmana, aproximadamente 8% é cristã. Há comunidades hindus e budistas, e estima-se que mais de 20% dos habitantes praticam religiões de tradição chinesa.

Há dois sistemas judiciais paralelos no país: um federal-civil, regulado pela Constituição, e um religioso-judicial, que se aplica apenas a muçulmanos e é regulado pela lei sharia. Na confusão gerada por este paralelismo, há muita descriminação contra religiões diferentes do islamismo. Há casos freqüentes de conversões forçadas e proibições como no caso da SIB e da igreja católica de Kuala Lumpur.


Tradução: Cláudia Krüger

Fonte: AsiaNews

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Câmara aprova exigência de Bíblia em bibliotecas públicas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei 2865/08, do deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), que determina que as bibliotecas públicas tenham em seu acervo pelo menos uma Bíblia. O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para o Senado.

O autor apresentou o projeto por causa da “sólida tradição cristã” no Brasil e para tornar a Bíblia acessível às populações carentes. O relator da proposta, deputado Carlos Willian (PTC-MG), elaborou parecer favorável à constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto.

O deputado Roberto Magalhães (DEM-PE) também manifestou-se favorável ao projeto, mas fez uma advertência: “Ele pode encontrar dificuldades com aqueles que entendem que a obrigatoriedade prevista é inconstitucional”.

Fonte: Portal da Câmara

Por René Vasconcelos

Afrokut busca envolvimento das igrejas evangélicas

Internautas militantes de movimentos sociais estarão conectados amanhã, das 16h às 18h, para conversar, compartilhar idéias e interagir no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, na sala virtual Afrokut de conferência do MSN.

ALC
quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Organizações e igrejas integram-se na V Semana Nacional Evangélica de Consciência Negra (Senecon), que iniciou no dia 16 e se estenderá até o dia 30 de novembro, com palestras, debates, painéis, seminários, caminhadas, celebrações e shows. Um dos objetivos do Senecon é de ampliar o envolvimento das igrejas evangélicas brasileiras na questão racial e negritude.

Para esta edição do Senecon, organizaram atividades as igrejas o Brasil para Cristo, do Evangelho Quadrangular, Batista, Assembléia de Deus, Presbiteriana do Brasil, Metodista, Pão da Vida. A Semana foi organizada pela Rede Afrokut.

Também amanhã, a Praça Ivete Vargas, em São Paulo, hospedará o 90 Impacto Gospel da Zona Sul, com a participação de 13 bandas, cantores e cantoras. São esperadas 20 mil pessoas no evento, que começa às 13h e vai até às 20h30.

No sábado, 22, a 1ª. Região da Igreja Metodista tratará os temas Racismo e Violência, Racismo e Educação – verdades e mitos, e Conscientizar para Discipular, no templo de Inhoaiba.
Fonte: ALC

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A ética que impressiona os descrentes

Por ocasião do Sínodo dos Bispos, realizado em Roma, em outubro de 2008, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, salientou que os católicos da América Latina que se convertem ao protestantismo, imediatamente, “mudam o modo de se comportar, pois assumem um digno comportamento moral, deixando tudo o que parece indigno na nova vida de crentes”. O prelado católico acrescentou a informação de que “a Palavra que [eles] escutam é formativa para sua vida, alimenta seus espíritos e testemunha os valores religiosos que agora interiorizam”.

Tomara que esse reconhecimento de Dom Walmor volte a mexer com a igreja evangélica brasileira em priorizar a pregação do novo nascimento, experiência religiosa que leva o pecador a adotar estilo de vida oposto ao anterior, pois “se alguém está em Cristo, é nova criatura”, já que as coisas antigas ficaram para trás e tudo se fez novo (2Co 5.17).

Numa reunião realizada no Rio de Janeiro, em novembro de 1868, Ashbel G. Simonton, o pioneiro da Igreja Presbiteriana do Brasil, declarou que a implantação e o crescimento do evangelho no país dependia antes de tudo do seguinte: “A santidade da igreja deve ser ciosamente mantida no testemunho de cada crente”. Agora, em novembro de 2008, em entrevista à revista Igreja, o biblista batista Luiz Sayão volta a falar sobre o testemunho dos crentes: “Para termos pastores, educadores e outros líderes cristãos responsáveis, precisamos enfatizar três pontos: o ensino das Escrituras, a experiência profunda com Deus e a ética que impressiona os descrentes”.

Elben M. Lenz César

Fonte: www.editoraultimato.com.br

Cristãos acusam hindus de os obrigarem a mudar de religião

Por Renato Cavallera
Nova Délhi, 17 out (EFE).- Dezenas de cristãos acusam grupos hindus de os obrigarem a mudar de religião após os confrontos entre adeptos do hinduísmo e do cristianismo na região indiana de Orissa, na qual pelo menos 36 pessoas morreram, informou hoje uma fonte oficial.

“Recebemos cerca de 50 denúncias nas quais cidadãos alegam que os hindus os obrigaram a se converterem ao hinduísmo caso queiram salvar suas vidas e suas propriedades”, declarou um funcionário da administração do distrito de Kandhamal, citado pela agência “Ians”.

No entanto, a fonte acrescentou que mais de 30 pessoas declararam por escrito que a mudança de religião foi por vontade própria e “sem terem sido forçados”.

Além disso, acrescentou que todas as queixas recebidas serão investigadas e que as autoridades tomarão ações em conformidade com a lei.

Enquanto isto, o presidente do Conselho Global de Cristãos Indianos, Sajan K. George, diz que o número de pessoas que foram forçadas a se converterem ao hinduísmo poderia superar 600.

“Rasparam minha cabeça e me obrigaram a beber excrementos de vaca”, revelou um cristão refugiado em um acampamento de Kandhamal, região mais atingida pelos distúrbios.

A violência entre as duas comunidades religiosas em Orissa explodiu no dia 23 de agosto após a morte do líder hindu Laxmanananda Saraswati, ação que os radicais hindus atribuíram às minorias cristãs da região, algo que elas negaram.

Desde então a violência, que se espalhou para outros pontos da região, causou a morte de 36 pessoas e pelo menos 2.400 casas e 120 centros religiosos foram total ou parcialmente destruídos.

Além disso, a Polícia confirmou que, dois dias após o início dos confrontos, uma freira foi estuprada por um grupo de pessoas, que, além disso, agrediu e atirou querosene um padre que tentou protegê-la.

Segundo o último censo oficial - de 2001 - 80,5% da população da Índia, país com mais de 1,1 bilhão de habitantes, é hindu, enquanto 13,4% professa o Islã e apenas 2,3% professa a fé cristã.

Fonte: EFE
Via: Último Segundo

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Autoridades levam dinheiro e assinaturas de cristãos pobres

VIETNÃ (17º) - Muitas famílias da etnia degar têm relatado que as autoridades vietnamitas estão confiscando dinheiro que eles recebem de seus parentes que moram nos Estados Unidos.

Usando sua posição de poder, esses funcionários do governo intimidam as famílias a entregar-lhes o dinheiro. Milhares de dólares já foram tirados dessas pessoas e eles lutam para sobreviver. Qualquer resistência ou recusa é vista como um posicionamento contra o governo, e eles são presos e torturados.

As famílias nos Estados Unidos enviam esse dinheiro para que tenham comida, roupas, remédios e outros elementos básicos para sobrevivência.

À medida que o governo vietnamita toma as propriedades dos cristãos, eles dependem cada vez mais de seus familiares que vivem no exterior. Porém, algumas dessas pessoas nem vêem o dinheiro porque as autoridades se apoderam dele imediatamente. Outros recebem uma pequena fração. Mas, ultimamente, o dinheiro está sendo tomado à força.

O governo também instituiu outra forma de intimidação. Pessoas são obrigadas a assinar documentos nos quais se auto-incriminam, sem que tomem conhecimento disso. No caso de analfabetos, as pessoas têm de deixar a impressão digital. O governo vietnamita tem usado essas assinaturas para mostrar à comunidade internacional que o que tem feito está sob a Constituição e também dentro da lei de direitos humanos das Nações Unidas.

Conheça alguns casos:

Em 20 de setembro, o cristão Y-Pliu Nie, um degar refugiado nos Estados Unidos enviou 350 dólares para sua mãe doente. Ela mora sozinha e não tem nenhum parente por perto para cuidar dela. O dinheiro enviado era para ajudá-la a comprar remédios e comida. Quando a polícia soube disso, foi à casa da mulher para interrogá-la. Ao questionarem se era verdade que seu filho lhe enviara dinheiro, ela disse que sim e mostrou a quantia, alegando que era para comprar remédios e comida. Eles pegaram o dinheiro e levaram-na para a delegacia. Lá, ela foi obrigada a assinar um papel em branco. Como não sabia escrever, teve de deixar sua impressão digital. Depois disso a polícia a mandou de volta para casa, sem o dinheiro.

Em 7 de julho, um policial foi à casa de Pram, viúva de Lat. Como ela não estava, o policial pediu que Lu, filho de Pram, assinasse um papel. Antes de assinar, ele para ler o conteúdo do papel, dizendo que não assinaria antes de ler. O policial o permitiu, e o texto dizia: “Lat não foi assassinado, ele caiu na água, não sabia nadar, e morreu.” Depois de ler isso, ele se recusou a assinar o papel. O policial pediu para falar com sua mãe e Lu disse que ela estava em uma clínica porque estava doente. Ele foi até a clínica e pediu que ela assinasse o papel. Como ela não sabia ler e nem escrever, o policial tirou a impressão digital dela no papel.


Tradução: Vanessa Portella



Fonte: Montagnard Foundation
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...