Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cristão curdo aguarda julgamento


IRÃ (3º) - Sob o regime islâmico iraniano, centenas de cidadãos que deixaram o islamismo e tornaram-se cristãos ficam presos durante semanas ou meses em locais desconhecidos, e são sujeitos a tortura mental e física. Shahin Zanburi, um cristão da comunidade curda iraniana, foi preso em 9 de agosto na cidade de Arak, a sudoeste, localizada na Província Central do Irã, fronteira com o Iraque. A polícia secreta prendeu Shahin enquanto ele estava evangelizando. Ele foi torturado durante o interrogatório e teve uma perna e braço quebrados. Enquanto estava na prisão, ele disse que “sentiu a presença de Deus a despeito do terrível tratamento que recebeu”. Ele disse ter sido algemado e pendurado enquanto a polícia batia na sola dos seus pés, na tentativa de fazê-lo confessar os crimes e dar o nome de todos os cristãos que ele conhecia. As autoridades também confiscaram o computador e o celular de Shahin. Shahin foi liberto dia 31 de agosto por intermédio de seu pai, que mora em Kermanshah. Seu julgamento foi marcado para segunda, dia 8 de setembro, mas ainda não se sabe o resultado da audiência. Ele deve ser acusado de ser espião por potências estrangeiras – um crime menos sério do que “apostasia” (deixar o islamismo). Possíveis razões para as prisões Uma fonte que trabalha com refugiados iranianos acredita que opiniões políticas são alguns dos motivos da investida contra os cristãos. “Os cristãos são vistos como possíveis espiões, aliados de Israel ou dos Estados Unidos” – disse a fonte, acrescentando que o grande número de cristãos iranianos que ele aconselha tem sido visitado e intimidado pela polícia, levando-os a fugir do Irã. Ele acredita, também, que a aparente explosão no número de igrejas domésticas assusta o governo iraniano. “Eles vêem isso como algo que não podem controlar, então se amedrontam com as igrejas domésticas” – disse. Outro especialista em assuntos relacionados ao Irã acredita que cristãos de fora do Irã que exageram no número de convertidos e de igrejas domésticas são, de certa forma, responsáveis pelo crescimento da perseguição. Quando os cristãos reivindicam a existência de milhares de igrejas domésticas em todo o país, as autoridades iranianas sentem-se ameaçadas. “A polícia é obrigada a sancionar atividades cristãs quando essas se tornam muito públicas” – disse um cristão iraniano.
Tradução: Vanessa Portella
Fonte: Compass Direct

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Jardim do Éden é candidato a patrimônio da humanidade

A região do Crescente Fértil, no Iraque, apontado por especialistas como sendo o Jardim do Éden, segundo a descrição das Sagradas Escrituras, pode ser declarada Patrimônio Mundial da Humanidade.A candidatura do Crescente Fértil conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), e do governo da Itália. A região também é conhecida como os Pântanos da Mesopotâmia. Ela era uma das mais ricas em espécies da fauna e flora, mas entrou em decadência a partir dos anos 90 do século passado.Os Pântanos da Mesopotâmia, informa o sítio da ONU, vem sendo reabilitada com a ajuda do Fundo ONU-Iraque e dos governos do Japão e da Itália.
Fonte: ALC

Professor tem até sábado para abandonar o cristianismo

LAOS (8º) - No dia 8 de setembro, policiais do distrito de Phonthong informaram Khambarn, um professor público que se converteu ao cristianismo, de que ele violara as leis do país ao fazer contato com cristãos de outras cidades e ao decidir converter-se. Ele foi obrigado a se entregar à polícia da região de Sangdaeng, próximo à capital da província, e se submeter a um programa re-educacional para criminosos, de cinco dias de duração. A polícia mantém Khambarn em um templo budista, junto a mais cem criminosos, acusados de tráfico de drogas e outros crimes sérios. Se, depois do período de re-educação, Khambarn renunciar ao cristianismo – que é considerado uma religião estrangeira pelo governo do Laos – ele poderá reassumir seu emprego na escola pública. No entanto, se não renunciar, ele poderá ser entregue à polícia de Phonthong e sentenciado à prisão. Enquanto detido pela polícia de Sangdaeng, Khambarn conheceu um convertido chamado Pun. Ele havia sido preso pelo mesmo crime de Khambarn: decidir praticar sua fé cristã. O Artigo 30 da Constituição do Laos (de 1991) afirma que “Cidadãos laosianos têm o direito e a liberdade de adotar uma religião ou não”. Pedidos de oração • Interceda por Khambarn. Se o período da reeducação for mantido, neste sábado ele terá de professar sua decisão de continuar cristão ou não. Peça a Deus para manter esse irmão firme em sua fé, por mais difícil que isso pareça ser. • Peça a Deus para intervir de forma milagrosa nesse caso, abrindo portas para Khambarn e também para Pun. • Ore pelo Laos – pelo povo e por seus líderes. Que cumpram com as leis que sua própria Constituição prescreve. E que seus olhos sejam abertos para a salvação de Jesus Cristo.
Tradução: Daila Fanny
Fonte: Christian Monitor

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Oração por muçulmanos durante o ramadã gera mal-estar entre comunidades religiosas



INGLATERRA (*) - Uma pregação durante um evento intitulado “Um chamado para orar”, organizado pela Igreja St. Aldates, em Oxford, gerou um clima de descontentamento entre as comunidades cristã e muçulmana da região. No dia 31 de agosto último, Eddie Lyle, diretor da Portas Abertas no Reino Unido, convidou os cristãos da região a orarem pelos muçulmanos durante o mês do Ramadã, que começaria no dia seguinte. Centenas de pessoas ficaram tocadas com a mensagem e, no fim do culto, foram à frente, renunciando aos seus temores e pedindo a Deus que lhes desse mais amor e compaixão para alcançar seus vizinhos e colegas de trabalho muçulmanos. Muitos ficaram na igreja até a meia-noite em uma vigília de oração pelos muçulmanos do país e de todas as partes do mundo. Na manhã daquele mesmo dia, Eddie havia sido entrevistado pela rádio BBC, e mencionado a reunião da noite. O que ele não sabia é que pouco antes da sua entrevista ir ao ar, a emissora havia entrevistado o diretor do Conselho de Educação Muçulmana de Oxford, que acabou ficando no estúdio e ouvindo a entrevista de Eddie. No dia seguinte, Eddie recebeu um telefonema do jornal Oxford Mail, que publicou uma matéria de página inteira informando que o chamado para que os cristãos orassem pelos muçulmanos durante o ramadã havia provocado uma disputa religiosa. O Conselho de Educação Muçulmana havia denunciado o evento como sendo um proselitismo disfarçado e uma ofensa contra sua fé. Um seguidor de Jesus Eddie Lyle afirma que em momento algum houve mensagens desrespeitosas sobre os muçulmanos ou o islã em geral. No entanto, ele acredita que a igreja não pode ser impedida de orar pelo que acredita e que deve fazê-lo sem medo. Eddie afirmou: “Se os muçulmanos se converterem durante o ramadã, que Deus seja louvado! Mas nosso objetivo principal foi reduzir o medo com relação aos muçulmanos e aumentar o amor por eles nas nossas comunidades, exortando os cristãos a serem bons vizinhos. Acredito que, como cristãos, um dos mais eloqüentes atos de amor é orar por aqueles a quem amamos e por quem temos compaixão.” Como conseqüência da polêmica, Eddie foi convidado pelos líderes do Conselho para participar da quebra do jejum junto com os líderes muçulmanos no dia 13 de setembro, em Oxford. Ele pede que os cristãos orem por esse encontro, já que ele não é um especialista em religiões nem em islamismo, mas deseja se apresentar como um seguidor de Jesus Cristo. Pedidos de oração: • Peça a Deus que dê sabedoria a Eddie, para que ele se posicione com humildade e ao mesmo tempo firmeza.• Ore para que suas palavras não sejam distorcidas e que essa oportunidade signifique o início de um mover espiritual na comunidade de Oxford e em toda a nação.
Tradução: Cristina Ignacio
Fonte: Open Doors UK

Juiz proíbe candidatos de misturar política e religião

Num despacho de duas folhas o juiz eleitoral da 28ª zona, Ademar da Silva Lima tomou uma decisão inédita na política de Juazeiro do Norte, proibindo todo e qualquer candidato de misturar a política com qualquer tipo de religião.Através do relatório do processo RP 1.545/2008, o juiz decidiu que a propaganda que envolveu o candidato do Partido dos Trabalhadores, (PT) Manoel Santana, foi ilícita e determinou a imediata suspensão das inserções, notificando as emissoras geradoras dos programas eleitorais.Nos últimos dias alguns candidatos passaram a atacar a imagem do candidato Manoel Santana, espalhando boatos que ele era "protestante, inimigo do Padre Cícero, que ia acabar com a missa do dia 20, e as romarias, além de pintar a estatua do Padre Cícero na colina do horto, de vermelho". Uma dessas calúnias foi usada num programa eleitoral. Se sentido caluniado e agredido moralmente pelos adversários, o candidato Manoel Santana acionou a justiça eleitoral e conseguiu uma liminar favorável, provando que são infundados os boatos maliciosos contra sua pessoa. Na decisão judicial o juiz eleitoral afirma que "a religiosidade está impregnada no sentimento das pessoas que vivem em Juazeiro do Norte, a qual cresceu e vem crescendo em virtude da fé em Padre Cícero Romão Batista.
Fonte: Folha Gospel

Pesquisa mostra que metade da população não sabe o que é um evangélico

Pesquisa da Ellison Research mostrou que quase a metade dos estadunidenses não sabe definir “o que é um evangélico”: 36% disseram que não tinham qualquer idéia a respeito e 14%, mesmo se declarando evangélicos, não souberam enunciar atributos a esse segmento religioso.Do universo pesquisado, informa o site “notícias cristianas”, 18% afirmaram que evangélico é o cristão que trata de difundir sua fé, associando-o ao evangelismo, embora alguns o qualificaram, de modo negativo, como prosélito, e terceiros, de forma positiva, como alguém que fala aos outros a respeito de Jesus.Já 9% alegaram que evangélicos são cristãos dedicados ou zelosos a respeito da sua fé, que se entregam totalmente a suas crenças; 8% recorreram a uma definição mais teológica, apontando que evangélicos são os salvos por graça, que acreditam no novo nascimento e crêem na vida eterna somente através de Cristo.De acordo com a pesquisa, 6% dos estadunidenses disseram que os evangélicos são definidos de acordo com a cosmovisão política deles, que são conservadores, ultra-conservadores ou da direita radical, anti-homossexuais, republicanos e muito envolvidos na política.Um grupo de 5% alegou que os evangélicos são muito fanáticos acerca de suas crenças, 4% não os definiram, mas os criticaram, classificando-os de hipócritas, intolerantes, estúpidos e manipuladores. Outros 4% alegaram que os evangélicos são bitolados sobre religião, que não gostam de pessoas que acreditam em crenças diferentes do que eles crêem, são os únicos que têm razão e mostram-se intolerantes.Na mesma direção, 3% disseram que os evangélicos querem impor suas crenças aos outros, enquanto o mesmo percentual de entrevistados relacionou os evangélicos centrados apenas no dinheiro, de usarem a religião para fins de lucro, que pregam muito sobre dinheiro e a todo momento estão solicitando doações.
Fonte: ALC

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Portas Abertas Internacional socorre cristãos em Orissa


ÍNDIA (30º) - Após o assassinato do líder do Vishwa Hindu Parishad (Conselho Hindu Mundial ou VHP), em 23 de agosto, a violência contra cristãos se espalhou para 14 distritos do Estado de Orissa. Veja o caso completo aqui.O Conselho Global de Cristãos Indianos revisou as estimativas de mortes. Havia sido publicado que os assassinatos eram "mais de cem", mas, depois da revisão, apurou-se o total de 53. Nas últimas três semanas, ouviu-se muitos relatos de mortes, incêndio de casas, destruição de igrejas e veículos carbonizados. Porém, devido ao toque de recolher e à atmosfera tensa, a Portas Abertas Internacional (ODI, sigla em inglês), por intermédio da Fundação Luz, não pôde ajudar todos os afetados. Após essas três semanas, quando o toque de recolher foi um pouco mais brando no distrito de Gajapati, a ODI se associou a Biswajit Pani, que lidera o Ministério Bom Pastor, e começou a ajudar os afetados. Descobriu-se que os campos de refúgio na área foram criados pelo governo. Eles fornecem comida de má qualidade e instalações impróprias. Infelizmente, não se pode providenciar comida devido às restrições estabelecidas pelo governo. A ODI, então, tem fornecido roupas, toalhas e produtos de higiene e de limpeza. Além disso, a ODI ligou-se com a Associação Cristã de Moços para ajudar outras vítimas no mesmo distrito. Apesar dos esforços, sente-se que o que tem sido feito é apenas um pequeno passo em direção ao objetivo que vem pela frente: ajudar muitos outros, os diretamente atingidos. A Fundação Luz está se responsabilizando pelo cuidado médico das vítimas Por enquanto, ela está fornecendo assistência médica para quatro pessoas que foram seriamente feridas durante a violência e estão sob tratamento em hospitais do governo. Espera-se alargar os limites o máximo possível para ajudar quantas vítimas for possível.

Tradução: Vanessa Portella
Missão Portas Abertas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...