Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Cristãos cubanos pedem ajuda a Obama

Conselho de Igrejas quer que presidente dos EUA impeça punição a pastor que contrariou embargo à ilha.

O Conselho de Igrejas de Cuba (CIC) enviou carta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedindo que ele intervenha a favor do pastor afro-americano Lucius Walker. Diretor da Fundação Interreligiosa para a Organização da Comunidade, o religioso pode ser processado por sua ajuda ao povo cubano, atitude que contraria o embargo americano à ilha, estabelecido na época da Guerra Fria e que até hoje não foi revogado. Na mensagem, o CIC destaca a importância do trabalho do Movimento de Pastores pela Paz, encabeçado por Walker. O grupo ajuda na construção de escolas e envia donativos, como ônibus escolares, medicamentos e alimentos à população cubana.

O presidente do CIC, pastor Marcial Miguel Hernandez, da Igreja Evangélica Livre, pede a Obama que sejam consideradas as consequências de uma eventual punição, que no seu entender seria uma injustiça. A carta inicia com uma saudação e o anúncio de que cristãos de Cuba oram para que Deus abençoe o novo presidente americano “nestes momentos tão críticos para a humanidade e a vida no planeta”. De acordo com os líderes cristãos da ilha comunista, a eleição de Barack Obama “abriu uma perspectiva de fé e de esperança para os povos, que, como o nosso, sofreu durante quase 50 anos as medidas de administrações anteriores de seu país, que afetaram a qualidade de vida do povo cubano”.

A carta, que contou com o apoio até do diretor da Unidade Islâmica de Cuba, foi assinada nesta quarta-feira no Seminário Teológico da Igreja do Nazareno, nas proximidades da capital Havana. A Assembleia do CIC, que reuniu líderes religiosos das províncias ocidentais do país, teve como objetivo estudar o significado do I Congresso Evangélico, realizado em Havana em 1929, e a realização, há dez anos, da Celebração Evangélica Nacional Cubana, acontecimentos de grande importância na história do evangelismo nacional.

(Com reportagem da Agência Latino-americana e Caribenha de Comunicação – ALC)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...