Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Apresentada a primeira Bíblia traduzida por Católicos e Protestantes juntos

Depois de 30 anos de intenso trabalho, foi apresentada na Espanha, nesta quarta-feira, a primeira Bíblia interconfissional em castelhano, um texto elaborado por uma equipe composta de católicos e protestantes espanhóis.

Trata-se da primeira tradução interconfissional da Bíblia, feita a partir das línguas originais do texto: hebraico, aramaico e grego. A obra, de 2.200 páginas, que será vendida por €21,00 (R$ 63,00), inclui um vocabulário de termos bíblicos e uma cronologia histórico-literária.

O volume contém também tabelas de equivalências de pesos, medidas e moedas, uma resenha do calendário judaico e mapas que orientam sobre os lugares onde ocorreram os acontecimentos narrados na Bíblia. A tradução e a supervisão do texto foram coordenadas e dirigidas pela Casa da Bíblia e pela Sociedade Bíblica da Espanha.

Antes da apresentação da obra ao público, o teólogo e catedrático da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade de Salamanca, José Manuel Sánchez Caro, disse que a Bíblia Interconfissional em castelhano é “um feito” e um “dos grandes eventos da história da Igreja na Espanha”.

Por sua vez, o professor de Teologia da mesma Universidade, Fernando Rodríguez Garrapucho, ressaltou o tempo da elaboração da obra − 30 anos – sublinhando a importância de que ela seja fruto do trabalho conjunto de católicos e protestantes.

O biblista e teólogo protestante, José Luis Andavert, explicou que, na tradução, “não há grandes diferenças”, mas salientou – no contexto da obra – as notas, os comentários e as introduções, que “não são de caráter confissional, mas sim histórico, lingüístico e literário” ao contrário do que acontecia até agora.

Andavert ressaltou que “a verdade pública” oferecida no novo texto “é fundamental” para compreender “nossa cultura, nossas ideias, nossa música e nossa literatura”.

Fonte: AF/RV/NC e Gospel+
Via: Notícias Cristãs

Um comentário:

Unknown disse...

Acho interessante quando católicos e protestantes se unem para uma tradução da Bíblia. Teoricamente isso pode evitar que um lado ou outro tente adaptar a tradução as suas crençsa particulares.

"Bençãos Providenciais"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...