Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sábado, 22 de novembro de 2008

Conferência de Artes reúne famosos artistas cristãos, em Fortaleza

Por Renato Cavallera

A Igreja Batista Central de Fortaleza, através do seu Ministério Ekklesia, realiza nos dias 21, 22 e 23 de Novembro a Conferência de Artes 2008, voltada para todos aqueles que se identificam com alguma atividade artística no segmento cristão. As inscrições vão até próxima sexta, 14, ou podem ser feitas no dia do evento, de acordo com a disponibilidade de vagas.

O tema da Conferência de Artes é “A Honra e o Artista”, uma abordagem sobre a busca de fama, reconhecimento e títulos que permeia o mundo dos artistas. O objetivo é lançar um olhar guiado por bases bíblicas sobre a arte como instrumento divino.

Para falar do assunto foram convidados Orlando Neri, líder do ministério de louvor da IBC, o missionário trinitiano, Christopher Hewitt, maestro da Orquestra de Aço Kerusso e o cantor e compositor Adhemar de Campos, músico consagrado no meio evangélico.

Na programação, palestras, diversos seminários e apresentações artísticas. Nos seminários serão abordados temas como música, teatro, dança, artes gráficas, fotografia, comunicação, sonoplastia, produção de CD´s, produção de eventos, montagem de espetáculos entre outros. E nos intervalos, os participantes terão o Café com Arte, uma programação com muita arte, música, dança, exposições de quadros e fotografias e peça teatral.

As inscrições para a Conferência de Artes podem ser feitas até o dia do evento, pelo site www.ekklesia.org.br ou pelo telefone (85) 3444 3644.

A Conferência de Artes é uma realização do Ekklesia, um ministério da Igreja Batista Central de Fortaleza que trabalha promovendo o fortalecimento de igrejas evangélicas em todo o país e promovendo eventos de capacitação.


Show do Pastor Adhemar de Campos

A Igreja Batista Central traz a Fortaleza o cantor e compositor Adhemar de Campos para um show no dia 22 de Novembro (sábado), às 19h30, na Tenda da IBC (Anel Viário com BR-116). A apresentação faz parte da programação da Conferência de Artes 2008, um evento que a IBC realiza nos dias 21, 22 e 23 de Novembro, voltado para todos aqueles que se identificam com alguma atividade artística no segmento cristão.

Natural de São Paulo, Adhemar há 30 anos influencia a música evangélica no Brasil. É autor de mais de 500 composições musicais e mais de 100 versões de canções de língua inglesa e hispânica. Suas músicas são cantadas na grande maioria das igrejas evangélicas brasileiras e trazem como marca letras profundas que inspiram o louvor e adoração a Deus.

Escritor dos livros “Adoração e Avivamento”, “Adoração um Estilo de Vida” e “O Poder da Música a Serviço da Adoração”, Adhemar participa de conferências por todo o país falando do seu ministério. Em Fortaleza, além do show, ele vai ministrar na Conferência de Artes 2008, trazendo uma abordagem sobre a busca de fama, reconhecimento e títulos que permeia o mundo dos artistas. O objetivo é lançar um olhar guiado por bases bíblicas sobre a arte como instrumento divino.

Recentemente, Adhemar de Campos lançou seu primeiro DVD intitulado Comunhão e Adoração 6, em comemoração aos seus 30 anos de carreira. Gravado no Theatro São Pedro, na capital paulista, o álbum registra uma noite de louvor e adoração bem ao estilo de Adhemar, com muita devoção, profundidade e talento. As canções contaram com a participação da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul e também de solos especiais com cantores renomados no meio gospel, como Ana Paula Valadão, Nívea Soares, Trazendo a Arca , Nelson Bomilcar entre outros.

O público que comparecer ao show na Tenda da IBC vai conferir um pouco do trabalho de Adhemar de Campos que vai trazer clássicos como “A vitória”, Ele é exaltado”, “Leão da Tribo de Judá”, “Amigo de Deus”, “Tributo a Iehovah”, “Grande é o Senhor”,”Louvemos ao Senhor”, “Nosso General é Cristo”, entre outras.

Os ingressos para o show custam R$ 5 e estão a venda na Casa da Bíblia, Livraria Bíblia & Opções e Secretaria da IBC (Rua Oswaldo Cruz, 3380). Para os participantes da Conferência, o ingresso está incluso na inscrição.

Serviço
Show com Adhemar de Campos
Sábado, dia 22 de Novembro
Às 19h30
Local: Tenda da IBC (Rua do Cruzeiro, 401, Pedras),
Ingressos: R$5
Informações: (85) 3444 3600

Conferência de Artes – 21, 22 e 23 de Novembro
Locais: Tenda da IBC (Rua do Cruzeiro, 401, Pedras), Colégio Kerigma (Rua Tibúrcio da Frota, 1530) e Teka´s Buffet (Rua Oswaldo Cruz, 3303).

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Igreja evangélica é proibida de utilizar a palavra

MALÁSIA (*) - A Sidang Injil Borneo (Igreja Evangélica de Borneo – SIB) entrou com uma ação contra a proibição de utilizar a palavra “Alá” em suas publicações.

O caso começou em agosto passado. No dia 15, três caixas contendo publicações produzidas na Indonésia pela SIB foram enviadas para a Malásia para distribuição em escolas dominicais. Quando chegaram à cidade de Sepang, foram confiscadas pelo Ministério de Segurança.

Um mês depois, o pastor da SIB, Jerry Dusing, recebeu uma carta do Ministério, dizendo que publicações cristãs contendo a palavra “Alá” não poderiam ser distribuídas no país. Entre os motivos dados para a proibição, a carta dizia que “as publicações podem criar confusão e controvérsias na sociedade malásia.”

Em resposta, a SIB mencionou que o primeiro-ministro, Mahathir bin Mohamad, do governo anterior, havia permitido o uso da palavra em publicações cristãs. A troca de correspondências entre a SIB e o Ministério de Segurança suscitou uma controvérsia e o chefe do ISM alegou que a proibição do uso da palavra “Alá” em publicações cristãs foi retomada. A única exceção é para a Bíblia e para o uso do termo em celebrações religiosas.

O confisco de revistas publicadas pelo SIB não é o primeiro caso. Em dezembro de 2007, o ISM censurou revistas pela mesma razão, mas as liberou no final de janeiro. Algo parecido aconteceu com a comunidade católica, no mesmo mês, com a proibição do uso de “Alá” nos jornais semanais da arquidiocese de Kuala Lumpur (leia mais)

Na Malásia, quase 50% da população é muçulmana, aproximadamente 8% é cristã. Há comunidades hindus e budistas, e estima-se que mais de 20% dos habitantes praticam religiões de tradição chinesa.

Há dois sistemas judiciais paralelos no país: um federal-civil, regulado pela Constituição, e um religioso-judicial, que se aplica apenas a muçulmanos e é regulado pela lei sharia. Na confusão gerada por este paralelismo, há muita descriminação contra religiões diferentes do islamismo. Há casos freqüentes de conversões forçadas e proibições como no caso da SIB e da igreja católica de Kuala Lumpur.


Tradução: Cláudia Krüger

Fonte: AsiaNews

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Câmara aprova exigência de Bíblia em bibliotecas públicas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei 2865/08, do deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), que determina que as bibliotecas públicas tenham em seu acervo pelo menos uma Bíblia. O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para o Senado.

O autor apresentou o projeto por causa da “sólida tradição cristã” no Brasil e para tornar a Bíblia acessível às populações carentes. O relator da proposta, deputado Carlos Willian (PTC-MG), elaborou parecer favorável à constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto.

O deputado Roberto Magalhães (DEM-PE) também manifestou-se favorável ao projeto, mas fez uma advertência: “Ele pode encontrar dificuldades com aqueles que entendem que a obrigatoriedade prevista é inconstitucional”.

Fonte: Portal da Câmara

Por René Vasconcelos

Afrokut busca envolvimento das igrejas evangélicas

Internautas militantes de movimentos sociais estarão conectados amanhã, das 16h às 18h, para conversar, compartilhar idéias e interagir no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, na sala virtual Afrokut de conferência do MSN.

ALC
quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Organizações e igrejas integram-se na V Semana Nacional Evangélica de Consciência Negra (Senecon), que iniciou no dia 16 e se estenderá até o dia 30 de novembro, com palestras, debates, painéis, seminários, caminhadas, celebrações e shows. Um dos objetivos do Senecon é de ampliar o envolvimento das igrejas evangélicas brasileiras na questão racial e negritude.

Para esta edição do Senecon, organizaram atividades as igrejas o Brasil para Cristo, do Evangelho Quadrangular, Batista, Assembléia de Deus, Presbiteriana do Brasil, Metodista, Pão da Vida. A Semana foi organizada pela Rede Afrokut.

Também amanhã, a Praça Ivete Vargas, em São Paulo, hospedará o 90 Impacto Gospel da Zona Sul, com a participação de 13 bandas, cantores e cantoras. São esperadas 20 mil pessoas no evento, que começa às 13h e vai até às 20h30.

No sábado, 22, a 1ª. Região da Igreja Metodista tratará os temas Racismo e Violência, Racismo e Educação – verdades e mitos, e Conscientizar para Discipular, no templo de Inhoaiba.
Fonte: ALC

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A ética que impressiona os descrentes

Por ocasião do Sínodo dos Bispos, realizado em Roma, em outubro de 2008, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, salientou que os católicos da América Latina que se convertem ao protestantismo, imediatamente, “mudam o modo de se comportar, pois assumem um digno comportamento moral, deixando tudo o que parece indigno na nova vida de crentes”. O prelado católico acrescentou a informação de que “a Palavra que [eles] escutam é formativa para sua vida, alimenta seus espíritos e testemunha os valores religiosos que agora interiorizam”.

Tomara que esse reconhecimento de Dom Walmor volte a mexer com a igreja evangélica brasileira em priorizar a pregação do novo nascimento, experiência religiosa que leva o pecador a adotar estilo de vida oposto ao anterior, pois “se alguém está em Cristo, é nova criatura”, já que as coisas antigas ficaram para trás e tudo se fez novo (2Co 5.17).

Numa reunião realizada no Rio de Janeiro, em novembro de 1868, Ashbel G. Simonton, o pioneiro da Igreja Presbiteriana do Brasil, declarou que a implantação e o crescimento do evangelho no país dependia antes de tudo do seguinte: “A santidade da igreja deve ser ciosamente mantida no testemunho de cada crente”. Agora, em novembro de 2008, em entrevista à revista Igreja, o biblista batista Luiz Sayão volta a falar sobre o testemunho dos crentes: “Para termos pastores, educadores e outros líderes cristãos responsáveis, precisamos enfatizar três pontos: o ensino das Escrituras, a experiência profunda com Deus e a ética que impressiona os descrentes”.

Elben M. Lenz César

Fonte: www.editoraultimato.com.br

Cristãos acusam hindus de os obrigarem a mudar de religião

Por Renato Cavallera
Nova Délhi, 17 out (EFE).- Dezenas de cristãos acusam grupos hindus de os obrigarem a mudar de religião após os confrontos entre adeptos do hinduísmo e do cristianismo na região indiana de Orissa, na qual pelo menos 36 pessoas morreram, informou hoje uma fonte oficial.

“Recebemos cerca de 50 denúncias nas quais cidadãos alegam que os hindus os obrigaram a se converterem ao hinduísmo caso queiram salvar suas vidas e suas propriedades”, declarou um funcionário da administração do distrito de Kandhamal, citado pela agência “Ians”.

No entanto, a fonte acrescentou que mais de 30 pessoas declararam por escrito que a mudança de religião foi por vontade própria e “sem terem sido forçados”.

Além disso, acrescentou que todas as queixas recebidas serão investigadas e que as autoridades tomarão ações em conformidade com a lei.

Enquanto isto, o presidente do Conselho Global de Cristãos Indianos, Sajan K. George, diz que o número de pessoas que foram forçadas a se converterem ao hinduísmo poderia superar 600.

“Rasparam minha cabeça e me obrigaram a beber excrementos de vaca”, revelou um cristão refugiado em um acampamento de Kandhamal, região mais atingida pelos distúrbios.

A violência entre as duas comunidades religiosas em Orissa explodiu no dia 23 de agosto após a morte do líder hindu Laxmanananda Saraswati, ação que os radicais hindus atribuíram às minorias cristãs da região, algo que elas negaram.

Desde então a violência, que se espalhou para outros pontos da região, causou a morte de 36 pessoas e pelo menos 2.400 casas e 120 centros religiosos foram total ou parcialmente destruídos.

Além disso, a Polícia confirmou que, dois dias após o início dos confrontos, uma freira foi estuprada por um grupo de pessoas, que, além disso, agrediu e atirou querosene um padre que tentou protegê-la.

Segundo o último censo oficial - de 2001 - 80,5% da população da Índia, país com mais de 1,1 bilhão de habitantes, é hindu, enquanto 13,4% professa o Islã e apenas 2,3% professa a fé cristã.

Fonte: EFE
Via: Último Segundo

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Autoridades levam dinheiro e assinaturas de cristãos pobres

VIETNÃ (17º) - Muitas famílias da etnia degar têm relatado que as autoridades vietnamitas estão confiscando dinheiro que eles recebem de seus parentes que moram nos Estados Unidos.

Usando sua posição de poder, esses funcionários do governo intimidam as famílias a entregar-lhes o dinheiro. Milhares de dólares já foram tirados dessas pessoas e eles lutam para sobreviver. Qualquer resistência ou recusa é vista como um posicionamento contra o governo, e eles são presos e torturados.

As famílias nos Estados Unidos enviam esse dinheiro para que tenham comida, roupas, remédios e outros elementos básicos para sobrevivência.

À medida que o governo vietnamita toma as propriedades dos cristãos, eles dependem cada vez mais de seus familiares que vivem no exterior. Porém, algumas dessas pessoas nem vêem o dinheiro porque as autoridades se apoderam dele imediatamente. Outros recebem uma pequena fração. Mas, ultimamente, o dinheiro está sendo tomado à força.

O governo também instituiu outra forma de intimidação. Pessoas são obrigadas a assinar documentos nos quais se auto-incriminam, sem que tomem conhecimento disso. No caso de analfabetos, as pessoas têm de deixar a impressão digital. O governo vietnamita tem usado essas assinaturas para mostrar à comunidade internacional que o que tem feito está sob a Constituição e também dentro da lei de direitos humanos das Nações Unidas.

Conheça alguns casos:

Em 20 de setembro, o cristão Y-Pliu Nie, um degar refugiado nos Estados Unidos enviou 350 dólares para sua mãe doente. Ela mora sozinha e não tem nenhum parente por perto para cuidar dela. O dinheiro enviado era para ajudá-la a comprar remédios e comida. Quando a polícia soube disso, foi à casa da mulher para interrogá-la. Ao questionarem se era verdade que seu filho lhe enviara dinheiro, ela disse que sim e mostrou a quantia, alegando que era para comprar remédios e comida. Eles pegaram o dinheiro e levaram-na para a delegacia. Lá, ela foi obrigada a assinar um papel em branco. Como não sabia escrever, teve de deixar sua impressão digital. Depois disso a polícia a mandou de volta para casa, sem o dinheiro.

Em 7 de julho, um policial foi à casa de Pram, viúva de Lat. Como ela não estava, o policial pediu que Lu, filho de Pram, assinasse um papel. Antes de assinar, ele para ler o conteúdo do papel, dizendo que não assinaria antes de ler. O policial o permitiu, e o texto dizia: “Lat não foi assassinado, ele caiu na água, não sabia nadar, e morreu.” Depois de ler isso, ele se recusou a assinar o papel. O policial pediu para falar com sua mãe e Lu disse que ela estava em uma clínica porque estava doente. Ele foi até a clínica e pediu que ela assinasse o papel. Como ela não sabia ler e nem escrever, o policial tirou a impressão digital dela no papel.


Tradução: Vanessa Portella



Fonte: Montagnard Foundation

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

É tempo de investir em Cuba

Quem está no Brasil não tem idéia do que Deus está fazendo na ilha de Cuba. Apesar das privações, limitações e perseguições pelas quais passa o povo de Deus, o trabalho das igrejas batistas não pára de trazer alegrias. Através das ofertas brasileiras foi possível comprar um novo veículo para a Convenção, que agora pode deslocar suas equipes de treinamento para outras atividades em todo o país. Além disso, as coordenações de evangelismo, missões e discipulado estão bem integradas, permitindo aos irmãos cubanos não apenas ganhar vidas para Cristo, mas também consolidar os resultados e incentivar os crentes a expandirem os limites da evangelização.

Recentemente, passaram alguns furacões na região do Caribe, alguns dos quais afetaram diretamente a ilha de Cuba. Por causa disso, muitas igrejas tiveram seus templos danificados. A pobreza se alastra e o governo endurece sua política, vivendo Cuba um dos momentos mais difíceis em termos de escassez. As igrejas estão mobilizadas em atender essas pessoas, vítimas das catástrofes naturais, pois esse tempo trouxe grandes oportunidades da igreja testemunhar do amor de Deus, apesar da severa vigilância. Graças às ofertas do povo de Deus, capelas são construídas, líderes são treinados e vidas são ganhas.

De acordo com o Pr. Mayrinkellison Wanderley, coordenador da JMM para a região das Américas, este é o momento certo para os crentes brasileiros investirem na obra missionária em Cuba. “Não podemos deixar passar esta oportunidade. Não apenas com os missionários da terra que já temos, mas ampliando ainda mais o leque de ajuda, enviando caravanas, apoiando os projetos de treinamento e orando, para que os irmãos tenham liberdade para pregar e tenham seu sofrimento diminuído. Exortamos os irmãos para continuarem firmes no propósito de seguir aportando e orando para Cuba. Chegará o dia em que essa linda nação caribenha fará toda a diferença na evangelização mundial, e você terá feito parte desta grande história”, finaliza.
Fonte: JMM

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pastor é liberto após protesto internacional

CHINA (10º) - O pastor Zhang Mingxuan, sua esposa e sua cunhada foram declarados “livres” pelo governo no dia 27 de outubro em Nanyang, província de Henan, como resultado direto de um protesto internacional em favor deles.

Acredita-se que os três estavam presos para evitar que eles participassem do terceiro aniversário da Aliança Chinesa de Igrejas Não-Registradas, que aconteceu em Pequim, em 20 de outubro.

O pastor Mingxuan, presidente da Aliança, foi um dos 300 representantes convidados para participar da celebração. Devido ao assédio policial, apenas cem deles foram até Pequim para participar do evento.

O pastor Mingxuan foi detido em 16 de outubro, após seus filhos, Jian e Chuang, terem sido agredidos pela polícia, e após sua esposa ter sido expulsa do apartamento. O Comitê de Segurança Pública (PSB) enviou dois grupos para prender a família. Um dos grupos buscou o pastor Mingxuan no Aeroporto de Kunming. O outro deteve sua mulher e cunhada em Pequim e levou-as para a cidade de Nanyang, na província de Henan.

Mingxuan ficou detido na delegacia do PSB da cidade de Shilin, província de Yunan, tendo 15 policiais que se revezavam no interrogatório. No dia 23 de outubro, ele foi levado pela polícia até a cidade de Nanyang, onde ficou com sua esposa e sua cunhada no hotel Wenquan até 27 de outubro, quando foram declarados “livres”.

Os filhos de Mingxuan mudaram juntamente com sua família para Nanyang sob pressão policial, logo após o ataque de 16 de outubro. Eles ainda se recuperam dos ferimentos. Chuang, o filho mais novo de Mingxuan, tem de mudar de seu apartamento que está alugado, porque o proprietário está sendo pressionado pelo PSB a despejá-lo. O filho mais velho já foi expulso de seu apartamento.

Acredita-se que o assédio à família Zhang decorre da Iniciativa de Cidadão Informante, que requer que os cidadãos de Pequim delatem quem estiver “engajado em atividades que coloquem em risco a seguridade do Estado, por meio da religião”. Provavelmente, o governo não quer apenas forçar a família Zhang a sair de Pequim, mas quer também reprimir a Aliança Chinesa de Igrejas Não-Registradas.

Após sua libertação, o pastor Mingxuan foi diretamente a Pequim encontrar com os membros da Aliança para fazer o contrato de seu apartamento. Na celebração de aniversário da Aliança, aproximadamente cem representantes emitiram uma declaração pública, dizendo que continuariam praticando sua fé e cuidariam dos pobres e órfãos, a despeito da perseguição.

Após o ChinaAid publicar notícias sobre o ataque à família Zhang, igrejas, autoridades e cidadãos norte-americanos expressaram grande preocupação. Como resultado direto do protesto realizado contra o governo chinês, o pastor Mingxuan foi libertado.


Tradução: Vanessa Portella



Fonte: China Aid Association

Chile adota feriado protestante e quer extinguir feriado católico


CHILE (*) - Países latinos há muito tempo celebram uma variedade de feriados públicos de origem católica romana, desde o dia de Corpus Christi até o dia de São Pedro e de São Paulo. Mas este ano, o Chile estabeleceu um feriado regional sem precedentes, e declarou o dia 31 de outubro como feriado público em honra às “igrejas evangélicas e protestantes”. O novo feriado celebra a data de 1517, quando Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta de uma igreja em Wittenberg, Alemanha, iniciando assim a Reforma Protestante. Somente a Eslovênia e alguns estados da Alemanha estabeleceram essa data como feriado.

O que torna incomum a decisão de celebrar a Reforma é o fato de que o Chile é o único país da América Latina que ainda possui um Partido Democrático Cristão (católico). Apesar disso, o novo feriado foi aprovado com votação unânime no Congresso. Os políticos parecem reconhecer uma oportunidade.

No último censo, em 2002, em um país que era reconhecidamente católico, 15% da população disseram que eram “evangélicos” (na América Latina, o termo é um sinônimo para protestantes). As escolas estatais oferecem agora a escolha entre um ensino religioso católico ou evangélico, e o exército tem uma capelania de ambas as igrejas.

Marco histórico

O Chile não está sozinho nas mudanças. Mais de 15% dos brasileiros e cerca de 20% dos guatemaltecos são agora evangélicos. A maior parte dos protestantes latino-americanos é pentecostal e enfatiza a experiência direta com Deus. Em regiões pobres, como Santiago, as igrejas pentecostais continuam a se multiplicar. E apesar de um bispo católico da linha da teologia da libertação ter sido nomeado presidente do Paraguai este ano, a tendência é que os latino-americanos socialmente desfavorecidos e pobres adotem cada vez mais o protestantismo. Cinco séculos após a região ter sido forçada a se converter ao catolicismo, o novo feriado nacional do Chile é um marco histórico.

Mas tudo tem um preço. O Chile pode até ter uma reputação ruim de exigir um trabalho diligente, mas agora o país tem 16 feriados nacionais por ano (sem contar as “pontes” em que os chilenos aproveitam para emendar os dias quando o feriado cai perto do fim de semana). Um dia de trabalho perdido vale cerca de 735 milhões em prejuízo na produtividade. Então, o governo quer aos poucos retirar dois ou três feriados dedicados à Virgem Maria.


Tradução: Homero S. Chagas


Fonte: The Economist
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...